Existiu no século XVI um animal que caminhou de Lisboa a Viena. Tal viagem decorreu do facto do Rei de Portugal, D.João III ter oferecido ao seu primo Maximiliano II, Arquiduque da Áustria… um elefante! Um elefante indiano que estava há dois anos em Belém, vindo da India. O elefante Salomão!
José Saramago, o nosso Prémio Nobel da Literatura, conta a “estória” do Salomão no seu livro “A Viagem do Elefante”. Um livro de leitura obrigatória. Primeiro porque exprime da maneira mais clara o humor fino de Saramago. Depois porque exalta a maestria da escrita do autor e, finalmente, porque com base nos poucos elementos históricos disponíveis, a poderosa imaginação de José Saramago leva-nos a uma viagem excecional. Esta acaba por ser um retrato com sarcasmo e humor do ser humano e da relação entre pessoas e povos.



Clube Escape Livre torna a recriar o caminho do elefante Salomão
O Clube Escape Livre estendeu a mão ao Projeto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária, da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa e juntos recriaram esta Viagem do Elefante.
A caravana vai ligar Belém, onde esteve o Elefante Salomão antes da aventura, a Castelo Rodrigo, passando por Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda e Cidadelhe. Todos os locais imaginados por José Saramago!






Mas, desta feita, a viagem não será com um elefante, mas sim ao volante de modernos SUV 4×4 como o fantástico Vitara All-Grip, modelo comercializado em Portugal pela marca oficial do passeio, a Suzuki. O veículo ideal para enfrentar os quilómetros fora de estrada com todo o conforto e segurança, como ficou demonstrado nos reconhecimentos e durante a primeira edição deste passeio todo-o-terreno.
Com os pneus Bridgestone e a assistência da First Stop, podemos dizer que é uma combinação forte como… um elefante! A viagem de Lisboa até à Beira Interior será mais uma oportunidade oferecida pelo Clube Escape Livre para conhecer paisagens de cortar a respiração, saborear paladares inauditos e desfrutar da Viagem do Elefante tendo como pano de fundo a obra extraordinária de José Saramago.



