Off Road Bridgestone/First Stop Caminho de Salomão 🐘

O Clube Escape Livre voltou a recriar a Viagem do Elefante e realizou mais um Off Road Bridgestone / First Stop Caminho de Salomão.

Abr
20 a 24
Localidade: Belém - Castelo Rodrigo
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

O Clube Escape Livre organizou entre os dias 20 e 24 de abril a segunda edição do Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão, ligando Belém a Figueira de Castelo Rodrigo por estradas e caminhos imortalizados pela obra “A Viagem do Elefante” da autoria do Nobel da Literatura, José Saramago.

Uma numerosa caravana, liderada pelos modelos da Suzuki, marca oficial do evento, reuniu-se no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, para cinco dias de aventura palmilhando o caminho percorrido pelo elefante Salomão caracterizado por José Saramago na obra “A Viagem do Elefante”. A obra conta a história do elefante Salomão, oferecido por D. João III, Rei de Portugal, ao Arquiduque da Áustria, Maximiliano II, seu primo. O Salomão teve de calcorrear os caminhos e Estradas Reais que ligavam Lisboa a Castelo Rodrigo.

Passando pelos Territórios do Côa, a Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa é parceiro desde a primeira hora promovendo, assim, a Rota Turística Literária “Viagem do Elefante”.

«A parceria com o Clube Escape Livre tem vindo a crescer e percebemos que com esta parceria estamos a lançar a mensagem da solidariedade e da cooperação, sempre com o intuito de cada um dar o seu melhor para um objetivo comum. Com esta parceria estamos a dar um sinal claro para outras instituições se empenharem no desenvolvimento da região.»

Catarina Moura, coordenadora executiva da ADR Territórios do Côa

A Viagem do Elefante voltou em 2023!

Na tarde de quinta-feira. 20 de abril, véspera de partida para o fora de estrada, os participantes tinham a roda da Valorpneu para receber prémios e puderam, ainda, visitar a Fundação Saramago onde Pilar del Rio também recebeu a organização.

O primeiro dia do Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão arrancou com a foto de família junto à Torre de Belém.

O sorriso na face de todos no arranque da aventura reforçou-se quando perceberam que ao longo dos vários dias de viagem por caminhos fora de estrada, alguns deles bem duros, teriam o auxílio das oficinas First Stop e dos pneus Bridgestone. E o tiro de partida aconteceu, precisamente, na Torre de Belém, que acolheu toda a caravana, situação possível graças colaboração e apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Belém e da Polícia Municipal de Lisboa.

«É fundamental apoiar uma iniciativa onde várias instituições bastante diferentes entre si se associam para este evento importante para o turismo. O Clube Escape Livre aporta a sua experiência e profissionalismo, os outros parceiros oferecem as paisagens, a gastronomia e as vivências, fatores que nos impelem a continuar a apoiar iniciativas como esta. Mas não queremos ficar por aqui e quem sabe aumentar esse envolvimento neste ou em outros eventos.»

Adriana Rodrigues, representante do Turismo Centro de Portugal

O aperitivo foi servido pelas margens do Tejo que encaminharam os participantes até Salvaterra de Magos. A visita à Falcoaria Real antecedeu a passagem por Escaroupim e chegada à Casa Cadaval, onde se recuperaram forças com um excelente almoço.

De Belém a Figueira de Castelo Rodrigo, os nossos aventureiros percorreram todos os caminhos

Reposta a energia, o Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão seguiu para o Miradouro do Castelo de Almourol a caminho de Constância onde a Associação Casa Memória de Camões realizou uma visita guiada ao Jardim Horto de Camões. A caravana seguiu para Tomar ao encontro do Hotel dos Templários que serviu de pausa para um belíssimo jantar e uma noite de repouso bem merecida.

A proposta para o segundo dia encaminhou os aventureiros para Castelo Novo. Porém, até demandar a magnífica Aldeia Histórica, os participantes puderam desfrutar da paisagem deslumbrante do Miradouro do Bando dos Santos. Depois, momento de condução mais exigente com a passagem pelo rio Ocreza, com maior caudal que o ano passado, mas, ainda assim, vítima da seca que assola Portugal.

«A Suzuki regressou para a segunda edição do Caminho de Salomão porque faz todo o sentido apoiar uma iniciativa que utiliza veículos todo-o-terreno que são um dos pilares da gama desta marca centenária, nomeadamente, o icónico Vitara. O conceito de aventura faz parte do ADN da Suzuki e mostrar àqueles que não são clientes da marca as potencialidades dos nossos modelos no terreno, é excelente.»

Ana Guerreiro, Diretora de Comunicação da Suzuki em Portugal

Ultrapassados estes momentos de prazer ao volante, foi tempo de esticar as pernas e recuperar forças com a gastronomia de Proença-a-Nova oferecida pelo hotel Amoras Country Club. Uma escolha acertada pela simpatia e profissionalismo da equipa de Fernando Almeida, mas também pela qualidade do manjar.

O Caminho de Salomão provou, mais uma vez, ser um sucesso

A praia fluvial de Almaceda tornou a receber a caravana para um lanche junta à praia fluvial, uma gentileza da junta de freguesia. Depois mais um momento para colocar à prova as capacidades de condução de cada um na subida e descida pela antiga Estrada Real até Castelo Novo.

Paisagens de cortar a respiração e locais apelativos para a reflexão e fusão com a natureza abrandaram a caravana que usou e abusou das câmaras para guardar para memória futura a passagem por estes locais quase desconhecidos.

Naturalmente que todos visitaram Castelo Novo com a ajuda dos guias que descreveram a história e a importância do imponente castelo na preservação do território português face a Castela. Um relato sempre emocionante e que não cansa escutar!

A chegada ao Hotel Alambique Resort & SPA assinalou o final de um dia longo onde o jantar foi momento de partilha e comunhão entre os participantes antecedendo uma merecida noite de repouso com o requinte desta unidade hoteleira do Fundão.

O terceiro dia de percurso deste Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão ofereceu aos participantes a oportunidade de visitar o Castelo e o Museu dos Descobrimentos acabando a almoçar na Pousada de Belmonte. Uma refeição tipicamente beirã com ajuizado acompanhamento dos vinhos da região.

Foram muitas os momentos marcantes neste evento

A passagem pela Aldeia Histórica de Sortelha, pelas magníficas Termas do Cró – onde todos aproveitaram para desfrutar da sua peculiar arquitetura e de um café no Cró Hotel Rural Termas & SPA – e a visita ao Castelo do Sabugal, fechou este dia de passeio. A Guarda e o Hotel Lusitânia Congress & Spa receberam a caravana para mais uma noite retemperadora. Não sem antes desfrutarem de um jantar recheado das coisas boas da gastronomia local, os excelentes vinhos da região e a anteceder a entrega a todos os participantes do Troféu SPAL, a realização de uma corrida de carros telecomandados pela Bridgestone e First Stop, que premiou os vencedores com um conjunto de pneus e outros valiosos prémios.

O derradeiro dia do Caminho de Salomão cumpriu aquilo que será uma tradição: passagem por Cidadelhe. Apelidada de Calcanhar do Mundo por José Saramago, a aldeia recebeu os participantes com as famosas farturas, uma visita à Casa-Forte para descobrir o Pálio bordado a ouro e ganhar fôlego para a etapa final rumo ao almoço de encerramento do evento.

A Serra da Marofa foi o derradeiro obstáculo antes da chegada a Figueira de Castelo Rodrigo onde decorreu o almoço final do Off Road Bridgestone First Stop Caminho de Salomão. Um repasto no Restaurante A Cerca que teve como anfitrião o presidente da edilidade, Carlos Condesso.

«Agradecer aos Territórios do Côa, ao Clube Escape Livre a todos os participantes por terem visitado Figueira de Castelo Rodrigo, ajudando a dinamizar a região e a criar valor em locais desfavorecidos face ao resto do país. Somos interior, mas somos grandes nas tradições e únicos na gastronomia. Temos muitos para mostrar e dar a conhecer e Figueira de Castelo Rodrigo está de braços abertos para os receber!»

Carlos Condesso, presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo

5 dias de aventura marcaram o Off Road Bridgestone / First Stop Caminho de Salomão

No final, cada equipa recebeu uma garrafa de vinho da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, personalizada, formalizando-se, desta forma, o estatuto de “Embaixadores da Rota Turística Literária Viagem do Elefante”.

O presidente do Clube Escape Livre acabou surpreendido por Catarina Moura, coordenadora executiva da Territórios do Côa, com uma garrafa de espumante Magnum da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo que o tornou embaixador honorário da Rota Turística Literária “Viagem do Elefante”, enquanto Luís Coelho, diretor da Escape Livre Magazine e ações especiais do Clube Escape Livre, recebeu uma garrafa de vinho por ter sido o primeiro Embaixador a certificar digitalmente o Passaporte da Rota Literária.

«Era justo galardoar o trabalho do Escape Livre e iremos continuar esta parceria entre a Territórios do Côa e o Clube Escape Livre tendo como secreto desejo completar a Viagem do Salomão até ao seu destino.»

Catarina Moura, coordenadora executiva da ADR Territórios do Côa

Também Carlos Condesso, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo entregou uma peça, em nome do executivo, que homenageou o trabalho de Luís Celínio na promoção de divulgação da Beira Interior.

«É sempre uma enorme responsabilidade organizar um passeio desta dimensão e importância para a região, mas graças ao apoio dos patrocinadores, das entidades locais por onde passou o Caminho de Salomão e da equipa do Clube Escape Livre, este importante evento foi um sucesso e tenho a certeza que colocamos mais uma pedra no caminho que queremos percorrer até conseguir fechar toda a viagem do elefante Salomão, conforme contada pelo Nobel da Literatura, José Saramago.»

Luis Celinio, presidente do Clube Escape Livre
Caminho Salomao 2023 1777

Mais Atividades

Off Road Caminho de Salomão 🐘

Caminho de Salomao 2022 0280

De 15 a 19 de junho cerca de 100 aventureiros Escape Livre percorreram os trilhos de A viagem do Elefante”, de José Saramago.

XIX Off Road Bridgestone / First Stop Caminho de Santiago

Offroad Bridgestone FirstStop Caminhos Santiago 2022 0396

Quase 50 viaturas, lideradas pelos modelos 4MATIC da Mercedes-Benz, participaram no Off Road Bridgestone / First Stop Caminho de Santiago.

4º Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos

Off Road Bridgestone First Stop Marrocos 2022 672

A 4ª expedição do Clube Escape Livre a Marrocos voltou a repetir o sucesso das anteriores edições e com uma caravana de 55 participantes.