Classic Cars Tour

O Classic Cars Tour esteve na estrada e ligou a Guarda a Salamanca passando por Trancoso, Mêda, Foz Côa, Fig. de Castelo Rodrigo e Almeida!

Jun
16 a 18
Localidade: Guarda - Salamanca
Tipo de evento: Encontro de Clássicos e Desportivos

O Classic Cars Tour esteve na estrada no passado fim de semana ligando a Guarda a Salamanca com passagens por Trancoso, Mêda, Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida. A novidade da edição 2023 esteve na internacionalização do evento organizado pelo Clube Escape Livre com a deslocação a Espanha, concretamente, a Salamanca. O desafio à condução oferecido pelo percurso escolhido deixou todos os participantes muito agradados e com o firme desejo de regressar em 2024.

O Classic Cars Tour é um passeio dedicado a automóveis Clássicos e Desportivos com organização do Clube Escape Livre e apoio dos municípios da Guarda, Trancoso, Mêda, Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida e os Ayuntamientos de Ciudad Rodrigo e Salamanca. Um percurso exigente, um cenário deslumbrante sem perder de vista o prazer de condução, enfim, um evento que, uma vez mais, deixou os participantes muito satisfeitos.

Na primeira parceria com o novo concessionário BMW da Guarda, A Matos Car, o Clube Escape Livre levou toda a caravana a conhecer o novo BMW M2 apresentado nesse dia a nível nacional.

Classic Cars Tour 543

35 viaturas clássicas participaram no Classic Cars Tour

Houve, ainda, oportunidade de conhecer o Centro Histórico da Guarda, numa visita encenada pelo grupo Hereditas e provar os excelentes vinhos da Beira Interior na espetacular sede da Comissão Regional Vitivinícola da Beira Interior (CRVBI) e receber as boas-vindas do chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal da Guarda.

Um excelente aperitivo antes da viagem até Trancoso onde o Classic Cars Tour pernoitou no Hotel Turismo. Após o jantar visita à Casa do Bandarra e Centro de Cultura Judaica, num passeio noturno muito agradável, com os participantes a serem acompanhados por guias e pelo Presidente da Câmara Municipal, Aníbal Salvador.

No sábado, primeira paragem na Mêda onde a vereadora da educação e saúde do município, Carla Sequeira recebeu os participantes e os acompanhou até ao espaço Vinhos & Eventos onde todos tiveram a oportunidade de adquirir vinho das diversas adegas e quintas da região.

O espetacular percurso desenhado pelo Clube Escape Livre encaminhou a caravana para Foz Côa onde o grupo se dividiu entre um café com a magnífica vista para o Rio Douro e a visita ao Museu do Côa.

Paragem seguinte em Figueira de Castelo Rodrigo, onde o presidente da edilidade, Carlos Condesso, recebeu os participantes no Centro Interpretativo de Castelo Rodrigo. O Classic Cars Tour passou, ainda, pelas imponentes Muralhas de Almeida antes de chegar a Vilar Formoso.

Aqui, foi visitado o Museu da Paz com o próprio presidente da edilidade, António Machado, a servir de guia, enquanto Catarina Moura, diretora da Associação Territórios do Côa, ofereceu a toda a caravana livros sobre os territórios desta região raiana, na passagem da fronteira.

A caminho de Salamanca, paragem em Ciudad Rodrigo onde foi possível estacionar os automóveis participantes na Praça do Castelo e todos foram recebidos no Salão Nobre da cidade. Um café no Parador da cidade reconfortou o espírito e regenerou forças para o caminho final até Salamanca.

O Classic Cars Tour este ano terminou em Espanha!

Depois da chegada a Salamanca, tempo para repousar das emoções do dia antes do jantar que decorreu num local de exceção: a antiga Capela do Palácio Arzobispo Fonseca. Uma refeição fantástica que desaguou num passeio, muito agradável, pelas ruas estreitas e muito movimentadas do centro histórico da cidade de Salamanca.

Domingo era o derradeiro dia Classic Cars Tour. A possibilidade de estacionar os carros clássicos na Plaza del Concilio de Trento proporcionou fotos inéditas e únicas antecedendo um dos momentos altos deste Classic Cars Tour: a visita ao Museo de la Historia de la Automoción de Salamanca. Onde o diretor, Luis Miguel Mata, serviu de cicerone a toda a caravana.

No final e após o almoço e a entrega dos Troféus SPAL, todos elogiaram o excelente percurso e a forte componente cultural e gastronómica associada ao passeio e o sorriso na face de todos indiciava a felicidade por terem participado no evento e muitos com o desejo de regressar na edição de 2024.

«O trabalho feito para oferecer um novo percurso ao Classic Cars Tour e o esforço feito para visitar Salamanca e o seu magnífico museu do automóvel ficou justificado com as palavras de encorajamento dos participantes que apreciaram um percurso que destacou a beleza da Beira Interior. Um agradecimento especial aos municípios que mantêm o apoio a esta iniciativa que destaca e mostra a pessoas de todo o país, o melhor de cada um deles.»

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Mais Atividades

Classic Cars Tour

Classic Cars Tour 2021 500 1

O Classic Cars Tour voltou em 2021 e fez com que quase 50 viaturas clássicas percorressem a região entre o Douro e a Serra da Estrela.

Termas Centro Classic Cars

Termas Centro Classic Cars 19 482

O Termas Centro Classic Cars reuniu, no fim de semana de 18 a 20 de setembro, 29 equipas para a descoberta de algumas das estâncias da rede Termas Centro.

Classic Cars Tour

Classic Cars Tour 2022 812

Guarda, Trancoso, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa e Pinhel, foram o palco de mais um Classic Cars Tour!

Gala SPAL – 50 Anos Programa Escape Livre

GALA SPAL 50 ANOS PROGRAMA ESCAPE LIVRE 1077

A celebração dos 50 anos do Programa Escape Livre contou com um espetáculo de Luis de Matos e distinções a várias personalidades.