Raid do Bucho e Outros Sabores

O Clube Escape Livre cancelou o Raid do Bucho e Outros Sabores por não estarem reunidas todas as condições para a degustação gastronómica no final do ano.

Mar
13 a 15
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

NOTA: O Raid do Bucho e Outros Sabores dá a conhecer a gastronomia, as tradições e as paisagens entre a serra da Estrela e a aldeia de Freineda. E porque o tempo do bucho, dos enchidos e dos queijos tem uma época própria de produção e de degustação, a organização entendeu que realizar o evento no final do ano não iria oferecer todas as condições a que os participantes estão habituados. Assim, este evento apenas regressará ao terreno em 2021.

O Raid do Bucho e Outros Sabores é habitualmente o primeiro evento TT do calendário anual do Clube Escape Livre. Este passeio todo terreno turístico e de lazer tem como características diferenciadoras o facto de se realizar no distrito da Guarda e de privilegiar a prova do bucho raiano e de outros sabores tradicionais das Beiras.

O mais gastronómico dos passeios do Escape Livre mantém a tradição de se realizar no distrito da Guarda, mas sempre com novo percurso. Na sua 11ª edição, o Raid do Bucho e Outros Sabores privilegia o concelho da Guarda, com o seu extraordinário Vale do Mondego. Vão ser percorridos os trilhos onde vão nascer os passadiços do Mondego, e concelho de Gouveia, partindo, no último dia, para a aldeia de Freineda, concelho de Almeida.

O Raid do Bucho e Outros Sabores é aberto a todas as viaturas 4×4 e SUV 4×4, mas tem como viatura oficial o Dacia Duster. O Hotel Vanguarda é o centro de operações do evento. Mesmo os mais supersticiosos não terão problemas em iniciar este passeio a uma sexta-feira, 13, já que a organização não deixa a sorte por mãos alheias e gosta de proporcionar aventuras com a máxima segurança.

Em 2019 foi assim: 10º Raid do Bucho e Outros Sabores

O sábado é repleto de desafios todo terreno, ou não fosse este um Raid TT. O evento dá a conhecer parte da história do passado da Guarda, o Museu dos Lanifícios dos Meios, partindo para a história do automóvel, para uma visita guiada ao Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, por trilhos com paisagens deslumbrantes, num périplo que continua no regresso à cidade mais alta. E porque a tradição faz parte das ‘regras’ do Raid do Bucho, no domingo a caravana parte da Guarda em direção ao habitual encontro na freguesia de Freineda, concelho de Almeida, por fora de estrada, um momento que mesmo os repetentes deste passeio não querem perder. Ali, a animação inclui ‘sérias’ escaramuças de rua, cerimónia evocativa das guerras peninsulares com homenagem ao duque de Wellington e ordem unida, pelo *GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida. Depois, é tempo de degustar toda uma panóplia de enchidos, pão tradicional, vinho, azeite, sobremesas e outras iguarias, num almoço comunitário onde o bucho é rei.

NOTA: O Clube Escape Livre cancelou o 11º Raid do Bucho e Outros Sabores, que estava previsto para 13 a 15 de março. A decisão teve por base todas as recomendações e orientações da Direção Geral de Saúde, no sentido de minorar a propagação do COVID-19, e foi igualmente ao encontro dos receios dos parceiros e participantes, agindo de forma idêntica a outras entidades e empresas da região. Porque o tempo do bucho, dos enchidos e dos queijos tem uma época própria de produção e de degustação, a organização entendeu que realizar o evento no final do ano não iria oferecer todas as condições a que os participantes estão habituados. Assim, este evento apenas regressará ao terreno em 2021.

Mais Atividades

10º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2019 357

Mais uma edição do Raid do Bucho e Outros Sabores que em 2019 celebrou 10 anos de aventuras a percorrer os melhores trilhos entre a Guarda e Freineda.

Off Road Bridgestone / ACP – Caminhos de Santiago

XVII Offroad Bridgestone ACP Caminhos de Santiago 0967

O Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago cumpriu o emblemático percurso entre Trancoso e Santiago de Compostela com toda a segurança.

9º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2018

O Raid do Bucho e Outros Sabores une novamente a aventura à gastronomia tradicional, nomeadamente o bucho e outros sabores da zona raiana da Guarda.

4º Raid TT Vinhos Beira Interior

4º Raid TT Vinhos Beira Interior 2021 748

O Raid TT Vinhos Beira Interior foi o casamento perfeito entre o todo terreno e os excelentes néctares da Beira Interior, em particular de Pinhel.