3º Raid TT Vinhos Beira Interior

Pelo terceiro ano consecutivo que o Raid TT Vinhos Beira Interior desafiou à descoberta dos melhores néctares da região pelos trilhos em redor de Pinhel.

Nov
15 a 17
Localidade: Pinhel
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

Com novo percurso e novos motivos de descoberta, os participantes do 3º Raid TT Vinhos da Beira Interior visitaram a Feira Beira Interior – Vinhos e Sabores e provaram alguns dos seus melhores néctares.

Pinhel foi o centro de todas as atenções, tanto pela chegada de milhares de visitantes à cidade-falcão, como da caravana de cerca de uma centena de pessoas e 40 viaturas provenientes de norte a sul do país. O 3º Raid TT Vinhos Beira Interior juntou-se à quinta edição da Feira Beira Interior – Vinhos & Sabores para proporcionar um fim de semana divertido, familiar, tendo como tema os trilhos, a história e os néctares da região. A organização foi do Município de Pinhel e do Clube Escape Livre.

Ode aos vinhos no Raid de Pinhel

A chuva deu tréguas no sábado, mas o frio marcou presença no fim de semana. Um desafio para os participantes, a par dos trilhos enlameados e escorregadios. Com ponto de encontro na feira Beira Interior – Vinhos & Sabores, o melhor das beiras e de Pinhel expôs-se para visitantes e aventureiros do Escape Livre, que puderam provar e adquirir alguns produtos, assistindo ainda à inauguração oficial do certame.

No sábado, as cores de outono revelaram-se ao longo das etapas, com as vinhas em destaque. Rumo ao norte do concelho de Pinhel, a Casa Forte de Cidadelhe foi o ponto de paragem da caravana, para visitar e observar de perto o pálio secular e ouvir a sua história. Outros trilhos seguiram para Este e conduziram ao concelho vizinho de Figueira de Castelo Rodrigo. Na premiada adega os participantes foram recebidos pelo presidente António Madeira. Serpentearam depois por uma paisagem granítica e rural até à chegada aos desafiantes corta-fogos da serra da Marofa.

Seguiram-se outras provas, primeiro na Adega Casas Altas, com a presença do produtor José Madeira Afonso, e depois com um magusto típico na freguesia de Lamegal. Por fim, os últimos desafios do dia em fora de estrada incluíram a passagem em algumas linhas de água e rodearam a barragem do Vascoveiro. Um dia que encerrou com o jantar de gala e entrega de prémios do concurso de vinhos VinDuero-VinDouro, na feira pinhelense.

Vinhos, Sabores e Tradições!

O programa de domingo apostou na História. Sendo a região rica em fortalezas e estórias sobre a defesa do território, começou por Almeida. Aqui deu-se a conhecer dois pontos ligados à história militar: o Centro de Estudos e Arquitetura Militar de Almeida, e o Museu Militar. Já de regresso a Pinhel, o castelo e as muralhas do centro histórico, recentemente requalificadas, deveriam ter sido visitadas, mas devido às chuvas, optou-se por uma breve observação das mesmas e pela visita ao Museu Municipal, antes do almoço na Adega Cooperativa de Pinhel. Um encerramento que brindou novamente aos vinhos e à amizade, com a entrega de lembranças e troféus SPAL.

Queremos não só divulgar o território, mas, neste fim de semana em particular, aquilo que os pinhelenses trabalham todos os dias na terra, o produto que a Beira Interior melhor tem e que é o nosso melhor embaixador, que é o vinho e, desta forma, através do Clube Escape Libre, dar a conhecer o nosso território. Esse é o nosso objetivo principal. Acredito que, pelo que vi, as pessoas que percorreram muitos quilómetros para estar em Pinhel neste fim de semana levam daqui uma mensagem positiva. O Clube Escape Livre é o parceiro por natureza que chega bem longe e sabe organizar bem, e esse é o principal motivo pelo qual a câmara faz esta parceria. Naturalmente que estamos satisfeitos um ano mais e vamos preparar o próximo.

Rui Ventura, presidente do Município de Pinhel

Não há duas sem três

A primeira edição do Raid TT Vinhos Beira Interior reuniu 80 participantes em 27 viaturas. Já a segunda edição contou com 98 pessoas em 39 viaturas 4×4 que percorreram os trilhos do concelho, numa aventura cheia de sabores locais. Esta 3ª edição confirmou o sucesso e superou os números dos anos anteriores.

Nesta terceira edição, o balanço não podia ser melhor, desde logo pela satisfação dos participantes. Apresentámos diversidade de trilhos, de experiências de condução e de visitas. Mostrámos a gastronomia e os vinhos, alguns dos emblemas de Pinhel e, uma vez mais, esgotámos as melhores unidades hoteleiras do concelho com as equipas vindas de todo o país. A missão de divulgação foi cumprida!”

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Acordo sobre Capital Europeia da Cultura assinado em Pinhel

A cidade falcão foi ainda o local escolhido para a assinatura do Acordo de Colaboração para Promoção da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. A escolha prende-se pelo facto de Pinhel ser uma das cidades integrantes desta candidatura e um parceiro de relevo do Clube Escape Livre.

O acordo foi assinado na sexta-feira, 15 de novembro, pelo vereador do pelouro da Cultura da Guarda. Este, em representação do presidente, e pelo presidente do Clube Escape Livre, com a presença do presidente da câmara de Pinhel. O documento prevê a conjugação de esforços de ambas as partes para incentivar e facilitar a cooperação mútua de divulgação da Guarda, enquanto Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.

Clube Escape Livre, uma vez mais pela Guarda

No ato, Victor Amaral referiu: “A assinatura deste acordo em Pinhel representa o que pretendemos nesta candidatura: a Guarda e a região unidos e em parceria com instituições que são uma mais valia na promoção e na divulgação, como é o caso do Clube Escape Livre.”Está assim oficializado o desiderato do Clube Escape Livre de dar continuidade ao seu lema de promoção e divulgação da Guarda e da região.

O 3º Raid TT Vinhos Beira Interior tem como viatura oficial a Classe X da Mercedes-Benz e o patrocínio Bridgestone, First Stop, Valorpneu, AFN, Matrizauto e SPAL. O apoio institucional é do Município de Pinhel, Turismo do Centro de Portugal e Junta de Freguesia de Lamegal. O apoio à divulgação é da RFM, Localvisão Guarda, Diário de Coimbra, jornal “A Guarda”, LOBA e TMG.

Mais Atividades

10º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2019 357

Mais uma edição do Raid do Bucho e Outros Sabores que em 2019 celebrou 10 anos de aventuras a percorrer os melhores trilhos entre a Guarda e Freineda.

Off Road Razão Automóvel

Off Road Razão Automóvel 431

O Off Road Razão Automóvel foi um evento para SUV 4×2 e 4×4, organizado pelo Clube Escape Livre, destinado aos seguidores da Razão Automóvel.

8º Mercedes-Benz 4MATIC Experience

Mercedes Benz 4MATIC Experience 2019 28

Em 2019 o Mercedes-Benz 4MATIC Experience foi até à Nazaré para novas aventuras e desafios, conhecendo variado património histórico e arquitetónico.

Rali Bridgestone First Stop Guarda 2019

Rali da Guarda 2019 510

Em 2019 o Rali Bridgestone First Stop percorreu as estradas do distrito até Trancoso. Foi a última edição do “Rali da Guarda” com muitas emoções e nostalgia.