XIX Slalom / Sprint Castelo Rodrigo

O Slalom / Sprint de Castelo Rodrigou foi, pela 19ª vez consecutiva, uma referência na competição automóvel, contando com cerca de 70 pilotos.

Jul
22 a 23
Localidade: Figueira Castelo Rodrigo
Tipo de evento: Prova de Perícia

Foi a 19ª edição da prova, mas pelo segundo ano o reconhecido Slalom de Castelo Rodrigo, adotou o formato de dupla modalidade, com a igualmente enérgica prova de sprint. O Slalom / Sprint de Castelo Rodrigo continuou a ser uma referência na competição automóvel, não apenas pela presença dos melhores pilotos nacionais e regionais, como pela espetacularidade da prova que atraiu um público animado e participativo todos os anos.

António Borges nas duas frentes de Castelo Rodrigo

António Borges foi imbatível no maior Slalom / Sprint de Castelo Rodrigo de sempre, ao conquistar o primeiro lugar dos pódios de Slalom e de Sprint, no último fim-de-semana. O XIX Slalom / Sprint de Castelo Rodrigo não só cumpriu a tradição de prova mais espetacular e aplaudida, como foi ainda a mais participada em termos de pilotos – cerca de 70 – neste segundo ano consecutivo de dupla modalidade.

No sábado, e com um cenário de bancadas cheias no estádio municipal de Figueira, disputaram-se três mangas cronometradas na modalidade de sprint, para definir a melhor posição dos pilotos, mas desde cedo se percebeu que António Borges, ao volante de um Fiat 126, dificilmente podia ser contrariado pelos concorrentes, ainda que a diferença para Tiago Mateus, em Toyota Corolla, e Marcelo Oliveira, em BMW, fosse mínima, com 1 e 3 segundos, respetivamente. No percurso com uma extensão de 1.7 km ao longo do interior e exterior do estádio municipal, os três pilotos foram também os mais rápidos na categoria de tração traseira.

A prova mais espetacular e aplaudida!

Dino Almeida, em Opel Corsa, venceu na tração à frente, com cerca de um segundo sobre Fernando Morgado, em Toyota Starlet, e dois sobre Hugo Lopes, em Citroen Saxo, que conquistou a terceira posição. António Marques veio de Vila Nova de Poiares para, com o seu Ford Sierra Cosworth, ser o único na categoria de tração integral. Nesta noite de velocidade e adrenalina, também o piloto José Cruz, da AMSport, ao volante de um Porsche 928, deu espectáculo, fazendo alguns co-drive, nomeadamente com o presidente da câmara de Figueira, Paulo Langrouva, e com Cleonice Lopes, vencedora do passatempo da revista Autohoje.

No domingo, e novamente com muito público a emoldurar toda a pista no centro de Figueira e a esgotar a bancada montada para o evento, tudo levava a crer que Carlos Rosendo, atual líder do troféu nacional, sairia vencedor da prova. No entanto, ao longo das três mangas, a luta entre Carlos Rosendo, António Borges e António Alexandre – os únicos na casa dos 42 segundos – foi feroz e só na super finalíssima entre os dez primeiros acabaria por se determinar como vencedor absoluto um espetacular António Borges a bater Carlos Rosendo por apenas 11 centésimas de segundo, e António Alexandre, com mais dez décimas.

Na luta pelas melhores posições no distrito, todos os pilotos da Guarda melhoraram os seus tempos, mas manteve-se a ordem estabelecida nas mangas anteriores. Nesta classificação, a vitória foi de Rui Loureiro, em Peugeot, seguido de Frederico Neto, em Opel, e Sérgio Saraiva em Toyota.

Esta espetacular prova de Slalom e Sprint continua a servir o objetivo de divulgar e promover Figueira e de contribuir para a economia local, com grande animação e muito público ao longo de dois dias.

Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

Na subida ao pódio, destaque para duas marcas de referência: o premiado espumante Castelo Rodrigo em garrafa magnum, fez os brindes das vitórias, e os troféus da autoria da SPAL.

Slalom Sprint Figueira Castelo Rodrigo 2017

É um orgulho que ao longo de 19 anos a prova de Castelo Rodrigo nunca tenha tido diminuição de pilotos, de público e de espetáculo, e desde o ano passado tenha mesmo verificado o incremento destes três fatores. Vamos já preparar a 20ª edição para que seja um marco para Figueira de Castelo Rodrigo e para a região, aproveitando para premiar todos os pilotos e homenagear alguns deles.

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

O XIX Slalom / Sprint de Castelo Rodrigo teve o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo e do Turismo do Centro de Portugal. Contou ainda com a colaboração da Rádio Altitude, Diário de Coimbra, Autohoje, RFM, e com o patrocínio da Ergovisão, SPAL, Bridgestone e First Stop.

Mais Atividades

Rali Bridgestone / First Stop Guarda 2017

Rali Bridgestone First Stop Guarda 2017

O Rali da Guarda voltou a juntar, num fim-de-semana competitivo e de lazer, amigos de longa data e profissionais do mundo automóvel.

Drift Pinhel 2017 – Taça Ibérica

Drift Pinhel Taça Ibérica 2017

Pelo 2º ano consecutivo, com organização do Clube Escape Livre, a cidade de Pinhel foi palco de mais espetáculo de Drift.

Festival Automóvel Clássico Guarda 2017

Festival Automóvel Clássico Guarda 2017

O Festival Automóvel Clássico decorreu na Guarda e reuniu cerca de 40 viaturas, das mais diversas marcas automóveis, num fim-de-semana de convívio e lazer.

She’s Mercedes Off Road Experience

She's Mercedes Off Road Experience

O Clube Escape Livre associou-se à Mercedes-Benz e proporcionou um dia diferente em fora de estrada para 20 condutoras. Foi o She’s Mercedes Off Road.