Aventura Dacia 4×2 / Aldeias Históricas

A Aventura Dacia deu cartas, uma vez mais. Entre Castelo Mendo e Belmonte, a caravana de 30 Dacias foi surpreendida pelos trilhos da História.

Jun
13 a 15
Localidade: Castelo Mendo - Belmonte
Tipo de evento: Passeio Todo Terreno Turístico

A Aventura Dacia abriu as suas inscrições não apenas aos Duster 4×2 e 4×4, mas também aos Sandero Stepway, permitindo grandes experiências de descoberta a uma família Dacia mais alargada. A partir da Guarda, o programa foi rico em história e beleza arquitetónica e paisagística, com a passagem e visita a algumas das mais espetaculares aldeias históricas da Beira Alta. Castelo Mendo, Almeida, Castelo Rodrigo, Sortelha e Belmonte encantaram estes aventureiros modernos que tiveram oportunidade de pôr à prova as suas viaturas nos vários trilhos escolhidos.

Aventura histórica arrebatou proprietários Dacia

A riqueza e a beleza da Guarda e das Aldeias Históricas certamente serão motivo de nova visita para os mais de 80 participantes que contactaram pela primeira vez com estes locais. No último fim-de-semana, 30 viaturas Dacia dos modelos Duster e Sandero Stepway cumpriram o programa da Aventura Dacia 4×2 / Aldeias Históricas, descobrindo não apenas o património, mas todos os encantos da região, da gastronomia às paisagens, num passeio organizado pelo Clube Escape Livre.

A essência das aldeias históricas foi uma verdadeira surpresa para muitos dos participantes, que não imaginavam do que se tratava realmente. Encontrar, em pleno verão antecipado, aldeias estruturadas e amuralhadas preservadas, arquiteturas seculares e distintas de local para local, castelos, pelourinhos e solares enquadrados em paisagens diferentes surpreendeu, mas sobretudo arrebatou todos os elementos da caravana.

À descobertas das Aldeias históricas!

Arrebatadores foram também os percursos selecionados para alcançar cada um dos locais de visita, por vezes diferenciados em dois níveis de dificuldade, para as viaturas 4×2 e 4×4. Na noite de sexta-feira, e após passagem no secretariado no Hotel Vanguarda, uma visita guiada e encenada ao Centro Histórico da Guarda, com personagens da história a assumir os comandos da caravana, abriu um pouco a cortina à descoberta que continuaria nos dias seguintes.

Partindo da Litocar, concessionário Renault / Dacia na Guarda, a primeira etapa por fora de estrada conduziu a Castelo Mendo, onde as ruínas da Igreja de St.ª Maria e o castelo deram origem à exploração aventureira de novos e graúdos. Após passagem por Castelo Bom, e atravessando caminhos e trilhos de todas as características, a chegada à Vermiosa proporcionou o contacto com os vinhos Beyra a antecipar o almoço e, já em Figueira de Castelo Rodrigo, também a Adega Cooperativa ofereceu a toda a caravana os seus já conhecidos vinhos.

A etapa da tarde maravilhou novamente os participantes, primeiro, com as estórias ouvidas na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, e depois com a subida à serra da Marofa, onde percursos todo terreno de diferentes intensidades permitiram aos Duster e Stepway chegar ao cume e alcançar a paisagem deslumbrante. A descida até ao rio Côa antecipou a chegada a mais uma das aldeias históricas, Almeida, onde foi visitado o Museu Militar. A chegada à Guarda voltou a pôr à prova a qualidade dos vinhos da região, desta vez com a participação da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior a apresentar marcas distintas aos palatos mais exigentes.

Um fim-de-semana à altura dos aventureiros modernos!

No domingo, o todo terreno voltou a marcar a viagem até aos concelhos mais a sul, já que foram percorridos 90 quilómetros de média e maior dificuldade. Uma primeira paragem, no forno comunitário da aldeia de Marmeleiro, serviu para demonstrar como os saberes e sabores tradicionais ainda continuam a fazer parte do quotidiano dos beirões. O pão caseiro, de massa consistente, os biscoitos e a marmelada não deixaram partir de estômago vazio para a aldeia de Sortelha, com o seu alto castelo e muralhas exploradas pelos mais ousados. Já em Belmonte, onde está estabelecida uma importante comunidade judaica, o Museu Judaico e o Museu dos Descobrimentos estiveram, em opção, abertos à visita da caravana.

O encerramento do passeio decorreu na Quinta da Bica, com almoço e entrega de troféus aos participantes, que manifestavam já grande satisfação pela oportunidade de descobrir tanta história e património num só passeio. Satisfação foi também o sentimento expressado pelo secretário de estado do Desporto, presente no evento

Um fim-de-semana que vale muito, principalmente pela forma como está organizado e porque mostra as nossas riquezas, o património, a cultura, a gastronomia e junta um grupo muito diverso. Tenho a certeza que despertou o interesse para o regresso.

Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto

Tivemos natureza, aventura, história – tudo aquilo que continuam a ser os passeios do Escape Livre – e é por isso que nós Renault / Dacia nos associamos, porque o clube é capaz de oferecer tudo isto num fim-de-semana e viu-se pela reação das pessoas que gostaram.

Ricardo Oliveira, Diretor de Comunicação do Grupo Renault Portugal

A promessa ficou feita: em 2015 a família Dacia estará de regresso para novas e grandes aventuras!

Aventura Dacia 4X2 Aldeias Históricas 2014 76

A Aventura Dacia 4×2 / Aldeias Históricas teve o patrocínio oficial Dacia e contou com o apoio da Bridgestone, First Stop, TW Steel, ValorPneu, SPAL, Águas do Vimeiro e Best Travel. O apoio institucional foi do Turismo do Centro, Câmara Municipal da Guarda e Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. O apoio à divulgação foi da revista Auto Hoje e Autohoje TT & Aventura, RFM, Off Road 4×4, Autoandrive, Lusomotores, TT Verde, Virtual Clube TT, Rádio Altitude, Diário de Coimbra e Jornal “A Guarda”.

Mais Atividades

16ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos

16ª GALA SPAL 2014 32

A 16ª edição da Gala SPAL trouxe ao TMG da Guarda os melhores pilotos do Distrito da Guarda, para serem homenageados, numa noite onde não faltou humor.

Raid Castelos e Muralhas do Mondego

Raid Castelos e Muralhas do Mondego 2014 86

A 1ª edição do Raid Castelos e Muralhas contou com uma caravana de 41 viaturas 4×4 numa viagem, por trilhos fora de estrada, da história.

XII Off Road Bridgestone ACP

XII Off Road Bridgestone ACP 2014 115

O Off Road Bridgestone ACP foi centralizado na zona de Monfortinho, onde os mais de 160 participantes usufruiram de um fim-de-semana relaxante.

Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid Bucho e Outros Sabores 2014 75

O Raid do Bucho e Outros Sabores tem cativado, cada vez mais, participantes a percorrer os trilhos e caminhos que vão até à Freineda.