4ª Aventura Land Rover

A 4ª Aventura Land Rover foi mais um sucesso. Uma viagem com destino ao Douro, por caminhos e trilhos únicos e inesquecíveis.

Mai
11 a 13
Localidade: Trancoso
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

O grande encontro anual dos fiéis da marca de Solihull percorreu uma grande diversidade de caminhos e trilhos, que abrangeram vários concelhos e mostraram a monumentalidade, paisagem e gastronomia própria de cada um. Trancoso e o seu hotel turismo de quatro estrelas recebeu a caravana Land Rover. Que logo na sexta-feira à noite cumpriu uma pequena etapa que passou por Freches e terminou numa pista 4×4. No Sábado e depois da Quinta da Ervamoira a caravana repartiu-se. Segundo opção dos participantes, entre a visita ao núcleo de gravuras rupestres de Penascosa e um percurso TT. O almoço teve lugar na magnífica Quinta das Marvalhas nas proximidades de Almendra. Depois o percurso desceu até Barca D’Alva pela margem esquerda do Douro. Subindo depois pela margem direita até Ligares prosseguindo ao longo do Douro até ao Pocinho. Assim foi a 4ª Aventura Land Rover!

No Domingo a etapa terminou em Sernancelhe, depois de uma rota por vários santuários, todos com deslumbrantes paisagens.
Incentivando um convívio único entre concessionários e clientes a Aventura Land Rover mantém-se digna herdeira da Land Rover Rota Histórica. Primeiro passeio TT monomarca em Portugal.

Janela aberta ao Património

De Trancoso a Sernancelhe, com uma “escapadela” ao Douro. A 4ª Aventura Land Rover, permitiu um roteiro paisagístico, histórico e gastronómico. Que participantes de todo o País admiraram manifestando a vontade de regressar rapidamente.

A primeira edição da Land Rover Rota Histórica data de 1990. E com ela o Clube Escape Livre inaugurou os passeios monomarca de todo terreno em Portugal. Com outra particularidade que consistia em todos os anos os passeios exclusivos para Land Rover’s serem dirigidos a um concelho diferente do distrito da Guarda. Percorridos os 14 concelhos do distrito e após uma edição especial a Aventura Land Rover tem mantido, anualmente, o espírito Land Rover e o convívio entre os amantes da marca. Desse modo, tem permitido ao Clube Escape Livre divulgar e diversificar os percursos abrangendo a região entre a Serra da Estrela e o Douro.

Primeiramente, em Trancoso, centro das operações, os participantes logo na sexta-feira foram guiados ao longo do centro histórico. Para à noite cumprirem uma interessante pista de obstáculos. No sábado um percurso sinuoso. Mas deslumbrante ao longo do Vale do Côa levou a caravana até à Quinta da Ervamoira e ao seu Museu antes da visita, para os que não conheciam, ao núcleo de gravuras rupestres de Penascosa. Momento alto da manhã, pela espectacularidade e dificuldade, foi a travessia a vau do rio Côa. Posteriormente ao almoço na Quinta das Marvalhas, em Almendra, um percurso ao longo do Douro até Barca D’Alva. Pela margem esquerda e depois até ao Pocinho pela margem direita.

Uma escapadela ao Douro!

Por fim, no Domingo, e pela primeira vez, os inscritos no passeio do Clube Escape Livre trilharam os caminhos de Sernancelhe. Assim também, visitando vários santuários, o Centro Histórico e almoçando no Mosteiro de Nª Sª da Lapa.

Em suma, as palavras de todos demonstram que esta 4ª Aventura Land Rover foi bem sucedida. E a presença no jantar de abertura e no almoço de encerramento dos Presidentes das Câmaras de Trancoso e Sernancelhe, respectivamente, demonstram também a importância das nossas actividades para a região. 

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre.

Esta 4ª edição da Aventura Land Rover contou com o patrocínio da Jaguar Land Rover Portugal. Com a colaboração da Castrol, Camel Active, SPAL Porcelanas, Nortenha Pneus, Central de Cervejas. Teatro Municipal da Guarda, Dom Digital, RFM, Todo Terreno, Land Portugal, Motor. Por fim, o apoio do Governo Civil da Guarda e Câmaras Municipais. Assim, Guarda, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa e Sernancelhe.

Homenagem a Menezes Gonçalves

Por fim, o Clube Escape Livre aproveitou a realização da 4ª Aventura Land Rover para homenagear o Eng. Menezes Gonçalves. Que poucos dias antes se reformou do cargo de Director Geral da Jaguar Land Rover Portugal. 
Ligado à Land Rover desde 1976, Menezes Gonçalves acompanhou de perto o nascimento da Land Rover Rota Histórica com que o Clube Escape Livre iniciou em Portugal os passeios todo terreno monomarca. Para além disso foi quase sempre participante assíduo nos eventos do Clube da Guarda e grande amigo dos seus dirigentes.
Daí que em reunião de Direcção de 10 de Maio tenha sido deliberado atribuir-lhe a qualidade de sócio honorário. Cujo diploma lhe foi entregue por Luís Celínio e Luís Cruz, respectivamente Presidente e Vice-Presidente do Clube Escape Livre.

Mais Atividades

9ª Gala SPAL / A Nossa Selecção de Pilotos

9ª GALA SPAL 2007 11

A 9ª Gala SPAL iniciou o ano de 2007 atribuindo troféus SPAL e diplomas aos pilotos do Distrito, pelo seu desempenho no ano de 2006.

9º Slalom de Castelo Rodrigo

IX Slalom Castelo Rodrigo 2007 34

O 9º Slalom de Castelo Rodrigo aliou-se ao feriado da Vila e, com mais de 5000 pessoas, fizeram a festa num fim-de-semana de adrenalina.

Fiat Panda Cross Adventure

Fiat Panda Cross Adventure 2007 35

O Fiat Panda Cross Adventure reuniu uma caravana de 26 Fiat Panda num fim-de-semana de aventura e descoberta nos trilhos do Douro.

BMW X Experience / Serra da Estrela 2007

BMW X Experience 2007 8

O BMW X Experience reuniu 39 SUV’s da marca alemã numa re(descoberta) dos caminhos da Serra da Estrela, entre trilhos e corta-fogos únicos e inesquecíveis.