O novo Mercedes-Benz Classe G vai ganhar hibridização… mas o V8 mantem-se!

O Mercedes-Benz Classe G ganha hibridização, mas mantem o estilo e o possante V8 na versão G63 AMG. O ícone da marca mantém todo o seu carácter!

Os anos passam e a paixão pelo Mercedes Gelandewagen (ou Classe G se assim entenderem) recrudesce a cada passo. A ligeira remodelação não trouxe nada de novo ao exterior, mas há novidades no Classe G mais tecnológico de sempre. Por outro lado, há alterações na mecânica com a chegada da hibridização e de um motor de seis cilindros. Porém, há algo que não muda… o motor V8 Biturbo continua debaixo do capot do mais extravagante G63 AMG. Ou seja, vem aí o Mercedes-Benz Classe G híbrido.

Arriscamos oferecer-lhe um prémio se encontrar as grandes diferenças entre este novo Mercedes-Benz Classe G e o anterior. Vá lá, procure bem… conseguiu? Nós ajudamos: na versão AMG as lamelas verticais das entradas de ar são diferentes e as jantes têm novo desenho. E é isto!

Mercedes G nasceu em 1979

Com toda a certeza é incrível como o Mercedes G tem este aspeto meio militar desde… 1979! Foi este o ano em que o primeiro modelo surgiu e depois de algum tempo em que parecia ignorado, hoje é procurado por muitos. Infelizmente, poucos o podem ter.

Porém, esses que conseguem desembolsar perto de 200 mil euros pelo Gelandewagen querem-no assim e não abdicam de tudo aquilo que a Mercedes-Benz queira oferecer, desde que o exterior fique como está. Até o bater de porta tem de continuar audível e com os puxadores de portas a manterem o botão de abertura. É que isso não é incompatível com o sistema de acesso mãos livres!

MERCEDES G 500 2024 6

Por outro lado, o interior tem evoluído mais que o exterior. Contudo, é mais o conteúdo tecnológico que mudou. Consideravelmente! Com efeito há um sistema de info-entretenimento de topo, câmara de 360º que permite “transparência” da frente permitindo “ver” o caminho quando se leva o Classe G para maus caminhos.

Do mesmo modo, a Mercedes-Benz oferece um sistema de som Premium da Burmester que tem Dolby Atmos. Tecnologia que oferece uma pureza de som incrível. Apesar de tudo isto, o punho no tabliê para o pendura se segurar continua a fazer parte.

MERCEDES G AMG 2024 1

Mercedes-Benz Classe G ganha hibridização em todos os motores

Aqui há novidades! Em contraste com o que se passa com os modelos AMG E Performance – que passaram a ter sistema híbrido Plug-In recarregáveis com motores de 4 cilindros – o Mercedes-AMG G 63 continua a ter um… V8 biturbo! A base continua a mesma (ou seja, tem 4.0 litros de cilindrada) mas recebe micro hibridização que assegura mais 20 cv e 200 Nm de binário aos 585 cv e 850 Nm originais.

MERCEDES G AMG 2024 9

De conformidade com as capacidades exibidas, a aceleração 0-100 km/h é de 4,4 segundos e a velocidade máxima de 220 km/h. Naturalmente que com a ajuda do Pack Performance, a velocidade sobe para os 240 km/h e o tempo dos 0-100 km/h desce para 4,3 segundos.

MERCEDES G AMG 2024 11

Porém, a grande novidade do novo Mercedes-Benz Classe G está no G500 que deixa o V8 por troca com um V6 sobrealimentado a debitar 449 cv. E aqui volta a haver a ajuda de um sistema micro híbrido. Tudo antes da Mercedes-Benz anunciar a data do lançamento da versão 100% elétrica que já está confirmada.

Suspensões com alterações

O Mercedes-AMG G63 beneficia de uma nova opção de suspensão, a AMG Active Ride Control. Em outras palavras, estamos a falar do mesmo sistema usado pelo SL ou pelo Mercedes-Benz AMG GT e que não conta com barras estabilizadoras. Tudo porque os quatro amortecedores estão ligados entre eles por um circuito hidráulico em H. Este faz variar a pressão de cada amortecedor em tempo real.

MERCEDES G AMG 2024 10

Para exemplificar, em curva, os amortecedores do lado exterior da curva para evitar que a carroçaria se incline. Ou seja, fazem o papel da barra estabilizadora. Em linha direita, o conforto é maior, particularmente em zonas esburacadas ou com lombas.

Questões se levantam sobre a rapidez do sistema. No SL e no AMG GT funciona na perfeição, não será tão fácil num carro com 1,97 metros de altura e 1,98 metros de largura que pesa 2.640 quilogramas!

O carro deverá chegar ao mercado nas próximas semanas, desconhecendo-se, para já quando chega a Portugal e quais os preços.

Mercedes-Benz Classe G terá suspensões iguais às da McLaren

O Mercedes-Benz Classe G será renovado, uma vez mais, em 2025. O novo Classe G terá suspensões iguais às de um McLaren.

Ler mais