O Alpine A290 será apresentado nas 24 Horas de Le Mans, mas já há imagens!

O Alpine A290 está pronto e a marca de Dieppe mostrou algumas imagens do seu pocket-rocket que será revelado nas próximas 24 horas de Le Mans.

Um dos modelos mais esperados vai ser lançado no dia 13 de junho, exatamente o dia de arranque das 24 Horas de Le Mans 2024. O Alpine A290 está pronto e a marca de Dieppe mostrou algumas imagens do carro a finalizar os testes em ambiente extremo. Percebe-se que há várias diferenças para o Renault 5 e até sabemos que vai ter um botão para facilitar as ultrapassagens. Conheça o que já sabemos do Alpine A290.

O Renault 5 criou um enorme interesse com muitos a relacionar a musculada reinterpretação do modelo dos anos 80 com modelos como o Renault 5 GT Turbo e o Renault 5 Turbo. Com o propósito de não deixar viúvos os apaixonados por aqueles modelos, a casa francesa, via a marca criada por Jean Redelé, criou o A290, um pocket-rocket da Alpine que promete…

Conheça o Alpine A290

Conheça o Alpine A290

É um pocket-rocket elétrico que tem como base o Renault 5. Vai ser apresentado no dia 13 de junho, data do arranque da edição 2024 das 24 Horas de Le Mans. Por outro lado, representa a entrada da Alpine na mobilidade elétrica e o modelo de entrada na gama da casa de Dieppe. Esta, a breve prazo, vai receber mais modelos, entre eles alguns crossovers. A marca pretende tornar-se cada vez mais independente e autónoma.

E quais são as diferenças técnicas?

As imagens que pode ver neste artigo mostram a versão definitiva do A290, embora camuflado. No entanto, a Alpine já forneceu alguns dados. Em primeiro lugar tem um comprimento de 3990 mm, uma largura de 1820 mm e uma altura de 1520 mm. Em segundo lugar, exibe uma distância entre eixos de 2530 mm. Finalmente, a Alpine destaca o foco do desenvolvimento: o desempenho.

Para isso prestou particular atenção à resposta do motor elétrico, à precisão e à agilidade. Curiosamente, premissas dos produtos criados por Jean Redelé. Que sempre defendeu que o baixo peso era melhor que a muita potência, para oferecer maior agilidade e precisão.

Os Pocket Rockets estão de volta… em versões elétricas!

Os GTI estão de volta e em força! O advento da eletrificação levou os construtores a tirarem o pó aos “pocket rocket” ou desportivos de bolso, e tentarem regressar a um segmento que já foi importante.

Ler mais

Também há diferenças no interior?

Por outro lado, também há diferenças no interior do Alpine A290. Um volante desportivo com três raios com um botão específico para os modos de condução assinalado “Drive Mode”. Depois, encontramos um botão azul para regular a carga da bateria. Finalmente, um botão vermelho com a inscrição “OV” que significa “Ultrapassagem” (Overtake em inglês) e controla o “boost” de potência que é oferecido por um curto período.

Os bancos são desportivos, o ecrã central do sistema de info-entretenimento será flutuante e haverá comandos para o sistema de climatização.

Carroçaria mais musculada

Com o fim de oferecer um automóvel com aspeto verdadeiramente desportivo, a Alpine introduziu modificações em quase todo o lado. Em primeiro lugar na frente, com um para choques redesenhado com cortinas de ar verticais e uma entrada de ar inferior de figura geométrica.

Em segundo lugar, os espelhos retrovisores estão maiores, as saias laterais também, as cavas das rodas são mais pronunciadas. Finalmente, o para choques traseiro está menos agressivo que o protótipo que antecipou o A290 e o spoiler traseiro também é menor.

Outros detalhes já são conhecidos?

Ainda não. Com toda a certeza terá como base a plataforma CMFB-EV e sabemos que os proprietários do Alpine A290 podem optar entre uma seleção de pneus Michelin. Para escolha têm o Pilot Sport S5 (desportivo), Pilot Sport EV (eficiência) e o pneu de inverno Piloto Alpin 5.

Por outro lado, sabemos que o carro tem dois motores elétricos à frente. Assim, podemos esperar qualquer coisa como 273 cv. Nesse sentido, o Alpine terá uma travagem e um acerto de suspensão específico que o distancia do Renault 5.

Em outras palavras, o Alpine A290 será um modelo elétrico desportivo. Mais pormenores vão ser revelados aquando do lançamento que será, recordamos, dia 13 de junho.