Skoda responde à Citroën com um pequeno SUV indiano

Skoda responde à Citroën com o lançamento de um SUV pequeno na Índia que deverá, posteriormente, desembarcar na Europa.

A Skoda responde à Citroën com o lançamento de um SUV pequeno na Índia que será, posteriormente, desembarcado na Europa. Para ser o rival do Citroen C3 e do novo Renault Kiger. Por outro lado, irá completar a gama indiana que conta com o Kushaq e com o Slavia. Prova inequívoca de que o mercado indiano é importante para a casa de Mlada Boleslav. Chegará ao mercado em 2025 tendo um tamanho inferior a quatro metros. Tudo para usufruir das benesses fiscais indianas.

Naturalmente, o novo modelo nasce para ser a base da gama indiana que conta com o Kushaq e o Slavia. O primeiro é um SUV com amplas parecenças com o VW T-Cross. O segundo é um Fabia com três volumes. O novo modelo será um SUV compacto.

SKODA Kushaq INDIA 1
Skoda Kushaq, SUV semelhante ao T_Cross da Volkswagen

Mais pequeno que um Fabia

Ainda sem nome, o novo modelo, com toda a certeza, será mais pequeno que um Fabia. Ou seja, terá menos de quatro metros, funcionando como acesso à gama posicionado antes do Kushaq.

No que concerne o nome do modelo, a Skoda lançou uma campanha denominada #NameYourSkoda. Já a base é a conhecida MQB-A0-IN do grupo Volkswagen. Podem estranhar o IN, mas isso quer dizer que é um produto para a Índia. De acordo com a nomenclatura das plataformas do grupo, é uma base especifica para as normas daquele país.

SKODA SLAVIA 1
Skoda Slavia é a variante de três volumes do Fabia com venda exclusiva na Índia

Skoda responde à Citroën e à Nissan

O Skoda #NameYourSkoda será rival do Citren C3 indiano e do Nissan Magnite e terá como missão chegar às 100 mil unidades. Só para ilustrar, a Skoda vendeu em 2023 qualquer coisa como 53 721 unidades.

Quanto aos motores, os blocos 1.0 TSI e 1.5 TSI ocuparão o espaço por baixo do capot. Para já temos direito a um desenho do carro, mas este é um lançamento a seguir. Pois podemos estar perante um rival do C3 e, caso tenha direito a eletrificação ao desembarcar no Velho Continente, ser o “low cost” elétrico da Skoda.