A Rivian está a caminho da Europa com o crossover R3

A Rivian está a caminho da Europa e porque precisava de modelos mais pequenos surpreendeu com o R2 e o R3 com versão X.

Construtor norte-americano de veículos elétricos Rivia está a caminho da Europa com o R3. Nesse sentido, necessitava de modelos mais compactos. Com o lançamento do R2, mas, sobretudo, com o R3 resolveu esse problema. Os dois modelos são, claro, 100% elétricos e baseiam-se no peculiar estilo da Rivian, com o segundo a ter uma versão mais radical e desportiva. Não há certezas sobre a data do desembarque que não será, claro, na Normandia.

Este foi o passo final na estratégia que coloca a Rivian a caminho da Europa. O R2 só vai chegar ao mercado norte-americano em 2026 e passa por ser uma versão mais compacta do R1. Com toda a certeza, sairá das fronteiras norte americanas imediatamente a seguir e encontrar o caminho para o Velho Continente. O R3 vai chegar antes e terá condições para seguir, imediatamente, para a Europa.

Rivian R2 e R3 a caminho da Europa?

O Rivian R1 e R1T são os modelos originais da marca. Na essência, falamos de um SUV e de uma pick-up assentes na mesma base e com a mesma mecânica 100% elétrica. Com 5,5 metros de comprimento, sofre dos mesmos males da Cybertruck da Tesla.

Por outro lado, os 835 cv e os 1231 Nm são, claramente, um belo chamariz para os europeus.

Assim, com o propósito de entrar no mercado europeu, a Rivian teve de olhar para a expansão da gama com produtos mais próximos dos gostos deste lado do lago. E ao lançar o R2, cumpre esse desejo.

Rivian a caminho da Europa

R2 é rival do Tesla Model Y

O modelo é caracterizado como um cinco lugares otimizado “para grandes aventuras”, Em primeiro lugar porque podemos rebater todo os bancos e criar um espaço amplo. Em segundo lugar tem um óculo traseiro que recolhe para a tampa da bagageira e circulação de ar. Finalmente, tem o desígnio de oferecer o máximo espaço habitável.

Rivian a caminho da Europa

Por outro lado, diz a Rivian que o R2 está pensado, também, para ter uma ampla bagageira. Uma ajuda vem de um frunk na frente do carro. O R2 tem dimensões semelhantes às do Tesla Model Y, ou seja, 4,7 metros de comprimento, 1,7 metros de altura e 2,9 metros entre os eixos.

Nesse sentido, serão disponibilizadas três opções no que concerne às motorizações. Isto no sentido de equilibrar o desempenho com a capacidade fora de estrada e as viagens. Os modelos de entrada na gama terão um motor único no eixo traseiro. As restantes recebem versão de dois motores e tração integral com dois patamares de potência.

Rivian a caminho da Europa

Por outro lado, são servidas duas opções de bateria com maior densidade que as usadas nos R1S e R1T e capazes de carregar dos 10 aos 80% em menos de 30 minutos. Todos os modelos terão autonomias perto dos 500 km e no que toca ao desempenho, a versão mais potente chega dos 0-100 km/h em menos de 3 segundos.

Por outro lado, o modelo tem função de condução autónoma com 11 câmaras e cinco radares e um computador mais poderoso que o instalado no R1S e R1T. OR2 é vendido nos EUA por 45 mil dólares.

Rivian R3 mais pequeno e a lembrar modelos dos anos 80

A surpresa da Rivian é, mesmo, o R3, modelo que serve como uma luva o mercado europeu. É mais pequeno que o R2 e mais barato, mantendo a base. Encurtada em 135 mm, a distância entre eixos é, no R3 de 2,8 metros. Olhando para as imagens, percebe-se que é um carro muito mais convencional e perto de um automóvel médio do mercado europeu.

Por outro lado, o estilo do Rivian R3 lembra modelos dos anos 80 como o Lada Nova ou o Lancia Delta, mas com os códigos de estilo da marca norte americana. Com o intuito de reduzir custos, muitas das características do R2 são iguais neste modelo. Coisas como o rebatimento total dos bancos para formar uma zona plana no habitáculo. Só para ilustrar, o óculo tem a capacidade de ser aberto sem que o portão traseiro se mexa. E pode ser aberto em várias posições.

Ainda não há data de lançamento do modelo, pois a Rivian não tem capacidade para lançar dois modelos ao mesmo tempo, como ficou claro no lançamento do R1T e R1S. Mais detalhes do modelo serão conhecidos mais à frente. Nessa altura seráconhecida a data do desembarque no Velho Continente.