Vem aí uma “nova” marca para o mercado nacional, a KGM!

Apesar de não ser uma completa novidade, é uma nova marca automóvel no mercado nacional. A KGM pretende já em 2024 vender 800 unidades.

É de facto uma nova marca no mercado nacional, mas não estamos a falar de uma completa novidade… Isto porque a KGM, do grupo KG, é nada mais nada menos que a antiga Ssangyong já nossa conhecida, até porque chegou a estar presente em Portugal. A KGM, ou KG Mobility, vai chegar a Portugal em breve, pelas mãos da Astara Portugal.

A nova marca vem assim complementar o universo de marcas que a Astara já representa em Portugal e que são elas a Kia, a Isuzu, a Mitsubishi, a Fuso, a Maxus, e a Piaggio, isto para além da chinesa Aiways que está neste momento em “stand-by” devido a mudanças de acionistas.

KGM KG Mobility

Legado com 70 anos de história

Assim, está longe de ser uma novata. A marca SSangyong foi fundada em 1954 e no final de 2022 foi então adquirida pelo grupo KG Group, estando atualmente presente em todos os continentes. O seu maior mercado é, naturalmente, o da Coreia do Sul, que em 2023 representou 59,8 mil unidades, da produção global de 112 400 unidades para todo o mundo. A Europa é, no entanto, o seu segundo maior mercado, tendo vendido o ano passado 30 mil unidades.

Para além disso a oferta é variada, ao contrário do que poderíamos pensar. A KGM (KG Mobility) tem no mercado o Tivoli (B-SUV), o Korando (ambos C-SUV), o Rexton (D-SUV) e ainda a pick-up Musso.

O primeiro trata-se de um B-SUV que é comercializado com três motorizações, duas 1.5l a gasolina com 149 e 163 cv, e uma 1.6 l Diesel com 136 cv. Ao nível das transmissões está disponível uma caixa manual de seis velocidades, ou automática com o mesmo número de relações. Para além disso existe também uma versão de tração integral.

KGM Torres é o destaque para o mercado nacional

Contudo, é no mais recente modelo Torres que estão depositadas muitas expectativas para o mercado nacional, ao qual a marca chegará em meados desde ano.

O SUV Torres é um SUV, lançado em 2023, e que se posiciona entre os segmentos C e D. Este ano vai receber uma versão 100% elétrica denominada de EVX. Terá uma bateria de 73,4 kWh e que anuncia uma autonomia de cerca de 500 km. Para além desta, existirá uma versão a combustão que recorre a um bloco a gasolina de quatro cilindros, com 1.5 l de cilindrada e 163 cv de potência.

O plano da nova marca KG Mobility em Portugal para os próximos anos é de vender cerca de 800 unidades já este ano. Prosseguindo com a sua expansão, o objetivo é atingir as 2000 viaturas em 2026.

Já quanto ao grupo Astara Portugal, em 2023 e no conjunto de todas as marcas, comercializou 13 152 viaturas. Para 2024 ambiciona conseguir ultrapassar as 17 mil unidades vendidas.