CUPRA Born VZ. Um novo desportivo elétrico com 326cv

CUPRA Born VZ é o nome do desportivo elétrico que com 326 cv, “atira-se” para território do VW Golf R. Faz 5,7 segundos dos 0-100 km/h.

O modelo 100% elétrico da CUPRA recebe uma versão desportiva que rima com a orientação da marca espanhola. Chama-se CUPRA Born VZ e com 326 cv “atira-se” para território do VW Golf R. Com ainda mais impressionantes 545 Nm de binário, este Born VZ chega dos 0-100 km/h em meros 5,7 segundos tendo uma velocidade máxima de 200 km/h. Mantém a tração traseira e, segundo a marca, um comportamento de referência.

Com toda a certeza, quando chegar no outono será o CUPRA mais potente à venda no mercado. Chama-se Born VZ (diminutivo de Veloz) e sobe a parada face ao Born e-Boost. Contas feitas, são 326 cv e 545 Nm de binário alimentados por uma bateria de 79 kWh. São mais 2 kWh para esta versão mais desportiva.

CUPRA Born VZ

CUPRA Born VZ aumenta potência e performance

Reclama a CUPRA que o Born VZ é o primeiro modelo elétrico da marca que alias eletrificação e desempenho. Diz também a casa espanhola que este aumento de performance não é alcançado à custa da redução da eficiência.

Como referimos acima, o aumento da capacidade da bateria, pequeno é certo, permite que a autonomia não sofra em demasia com este crescimento da performance.

Naturalmente que há mudanças, várias, para esta versão. Em primeiro lugar há novas molas e amortecedores no eixo traseiro. Em segundo lugar, a suspensão dianteira tem novas afinações, o mesmo sucedendo com a direção (física e eletronicamente). Tudo para oferecer um comportamento melhor e uma sensação desportiva para a qual também contribui travões com nova afinação e maior robustez.

Diferenças no exterior são mínimas

Duas cores diferentes e novas jantes de 20 polegadas fazem a diferença deste Born VZ. Por outro lado, o interior recebe novos bancos desportivos, um novo ecrã de 12,9 polegadas para o sistema de info entretenimento e os botões hápticos retroiluminados.

Depois há vário equipamento que passa a ser oferecido de série como o sistema de som Sennheiser com 10 altifalantes, entre muitas outras coisas.

O CUPRA Born foi um marco para a marca quando lançámos o modelo em 2021 como o nosso primeiro veículo 100% elétrico. E teve uma entrega excecional, com 45.300 unidades vendidas no ano passado, um aumento de 44,4% em relação ao ano anterior“, disse Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. “Com o CUPRA Born VZ, vamos trazer ainda mais desempenho a este modelo, provando mais uma vez que a eletrificação e o desempenho são uma combinação perfeita.”