Afinal o que é a IM Motors que se estreou em Genebra?

A IM ou Intelligent Mobility é a resposta da SAIC Motors à Geely e esteve presente em Genebra. Fiquem a conhecê-la neste artigo.

Poderia dizer que esta é uma marca AliExpress. Verdade! A IM ou Intelligent Mobility é a resposta da SAIC Motors à Geely. Que curiosamente vende na China uma berlina híbrida Plug-In denominada… L6. Ora, a -IM escolheu o mesmo nome para a sua berlina, trazendo-a até ao Velho Continente. Mas fez-se acompanhar do ainda maior L7 e a versão SUV, LS7. Porém, a IM só vai chegar até nós em 2025. Mas, para já, fica a mostra destes modelos muito procurados na China. Quanto ao AliExpress… já explico!

A SAIC, animada pelo sucesso da marca MG Motors, decidiu trazer para o Velho Continente a marca IM (Intelligent Mobility) como modelos topo de gama e com tecnologia avançada como a bateria de estado sólido. Uma mescla de inspirações desenhou o estilo dos modelos expostos.

IM Genebra 2024 13

IM Motors é marca AliExpress

Com toda a certeza, o mercado chinês é uma caixinha de surpresas e um multiplicador de modelos e marcas que nascem como cogumelos. E tudo aconteceu nos derradeiros 24 anos, pois na viragem do milénio, a indústria automóvel chinesa era insípida e incapaz de enfrentar os europeus que chegavam em força com parcerias com os maiores grupos do Império do Meio.

IM Genebra 2024 5

Tudo, entretanto, mudou e o mercado chinês é fortíssimo e com uma capilaridade impressionante. Isso acabou por provocar vítimas na indústria com várias marcas de menor músculo à beira do desaparecimento.

Desta forma, destacaram-se os maiores grupos como o SAIC que tem a MG e outras marcas como esta IM Motors criada com a ajuda da AliExpress em 2020. Nestes quatro anos a Intelligent Mobility Motors desenvolveu uma gama composta pelos modelos L6 e L7 e os SUV LS6 e LS7, aguardando a chegada do LS5.

IM Genebra 2024 21

IM chega à Europa em 2025

A IM Motors só chega à Europa em 2025 e a SAIC fez uma operação de charme colando a IM Motors à MG Motors no Salão de Genebra. Expostos estavam o L6 e L7 e os LS6 e LS7. O LS6 é descrito pelos homens da IM Motors como um topo de gama, inovador e equipado com tecnologia de ponta.

IM Genebra 2024 14

Em contraste com outras marcas, a IM Motors não conseguiu opor-se aos modelos europeus da Alemanha ou Suécia e até face aos japoneses no que toca aos automóveis de topo.

Com o propósito de conseguir um assalto bem-sucedido à Europa, a IM promete o L6 e o L7 com baterias de estado sólido. O que seria uma bela rasteira aos europeus que, ainda hoje, continuam à procura dessa solução que pode mudar os dados do jogo.

IM Genebra 2024 12

Baterias de estado sólido? Ou semissólido?

Com toda a certeza estaremos a falar de uma solução híbrida, pois, as dificuldades que os construtores têm encontrado em industrializar o eletrólito totalmente sólido têm sido grandes.

Nesse sentido, a IM diz que vai lançar em 2025 o L6 com duas versões: bateria de estado sólido e bateria de iões de lítio. A primeira oferece uma autonomia de 800 km e a IM diz que chega dos 0-100 km/h em menos de 3 segundos. Com a bateria clássica, a autonomia é superior a 600 km. Mais detalhes quando a data de comercialização na Europa for anunciada.