VW Concept R era o Porsche Bosxter dos pobres

VW Concept R era o nome do pequeno roadster que seria o Porsche Boxster dos pobres. Nunca chegou a ver a luz do dia…

VW Concept R era o nome do pequeno roadster que seria o Porsche Boxster dos remediados. Surgiu em 2003 e, depois, renasceu em 2009, mas a Volkswagen nunca acreditou nele. Com toda a certeza, há 20 anos, seria um caso de sucesso. Mas o tempo passou e na prateleira a apanhar pó, o Concept R está, definitivamente, perdido, pois, hoje mandam os SUV e os modelos 100% elétricos.

Passaram vinte anos sobre a primeira aparição daquele que poderia ser o Porsche Boxster mais barato. Ou dos pobres como se disse na época.

VW Concept R

VW Concept R revelado em Frankfurt

Foi no Salão de Frankfurt que a Volkswagen lançou o Concept R. Um estilo muito próprio, com dupla bossa atrás dos bancos e um estilo arredondado desportivo e sedutor. Com 4,63 metros de comprimento, o modelo tinha, apenas, 1,25 metros de altura.

VW Concept R

Por outro lado, o VW Concept R tinha o motor colocado em posição central traseira. Em virtude do seu estatuto de protótipo, foi escolhido o motor do Golf R de 2003. Um bloco V6 de 3.2 litros que debitava 265 cv e 350 Nm de binário. Acoplado à caixa DSG de seis velocidades, a tração era feita às rodas traseiras.

Com o intuito de impressionar, a ficha técnica falava de 270 km/h de velocidade máxima e 5,3 segundos dos 0-100 km/h. E para oferecer ainda maior destaque, o interior tinha abundância de cromados. Os botões vinham de outros modelos como o Audi TT (3ª geração).

VW Concept R

Este protótipo teve o condão de oferecer ideias para modelos futuros como o contorno dos faróis e a grelha em V, que surgiram, mais tarde, no Touran e no Tiguan.

VW BlueSport: revisitar o tema

Como o VW Concept R não foi além do modelo construído para ser exibido, regressando à prateleira dos casos perdidos, a VW insistiu. Com toda a certeza revisitou o tema de um Boxster acessível com o BlueSport, enfim, o regresso ao tema do Porsche Boxster para os pobres.

Aconteceu no Salão de Detroit, em janeiro de 2009, com o BlueSport. Destaques? Uma capota de lona funcional e a descoberta do “frunk” ou seja, a bagageira colocada na frente.

Com o propósito de manter a tração traseira, o BlueSport tinha o motor em posição central traseira. Todas estas coisas aumentaram o peso para os 1200 kg, oferecendo, também, mais requinte no interior.

A onda Diesel ainda era muito forte em 2009 e, por isso, BlueSport tinha um motor TDI a gasóleo. No caso, o bloco 2.0 TDI com 180 cv. Curiosidade… sabem quem desenhou o BlueSport? Franck Le Gall, o homem que pouco depois se ofereceu à Renault e foi autor das linhas da quarta geração do Renault Mégane.

Nenhum dos dois chegou à produção e o Porsche Boxster dos “pobres” nunca se tornou uma realidade.