Já conhecemos o ID.7. O novo topo de gama elétrico da VW!

O preço do Volkswagen ID.7 alinha-se com outros modelos topo de gama com motor a combustão, mas a berlina elétrica da VW oferece mais.

Aqui está o topo da gama 100% elétrico da Volkswagen. Chama-se ID.7 e oferece uma autonomia de 621 km (protocolo WLTP). O preço de 59 933€ alinha-se com outros modelos topo de gama convencionais, oferecendo, com toda a certeza, um conforto e habitabilidade superiores. Por outro lado, é o primeiro modelo da marca alemã a oferecer de série um “Head Up Display” com realidade aumentada. Função de massagem nos bancos e uma climatização inovadora, formam o conjunto de atributos do ID.7.

Para já existe apenas o modelo que foi apresentado, o ID.7 Pro. Porém, a gama vai ser alargada ao longo de 2024 com a introdução das versões Pro S, GTX e a aguardada versão carrinha (Tourer). O ID.7 é o topo de gama elétrico da VW e reserva algumas novidades interessantes que a SIVA apresentou à comunicação social. O Escape Livre esteve lá!

ID7 é o topo de gama elétrico da VW

O grupo Volkswagen continua a acelerar a passagem para a mobilidade 100% elétrica, reforçando a aposta na gama ID. Com a chegada do ID.7, o mercado fica, praticamente, coberto pela oferta da Volkswagen.

Após ter feito atualizações aos modelos ID.3, ID.4 e ID.5 – algumas delas decisivas como as feitas no software dos modelos em causa – chegou a vez de atacar o topo da gama com um carro diferente. A VW seguiu a tendência e criou uma berlina com formato “fastback”. Um automóvel de dimensões generosas e boa habitabilidade. Enfim, o ID.7 é o topo de gama elétrico da VW e com o qual já tínhamos tido um breve contacto no salão de Munique.

VW ID7 2024 15

Medidas, bagageira e habitáculo generosos

Contas feitas, o VW ID.7 tem um comprimento de 4961 mm, 1862 mm de largura e 1536 mm de altura. Por outro lado, sabendo-se da forma como os modelos 100% elétricos têm a possibilidade de arrumar todos os componentes para maximizar o espaço interior, o ID.7 também é grande por dentro.

À altura dos ombros, há 1518 mm à frente e 1507 mm atrás e 960 mm de espaço para a cabeça, medidos no banco traseiro. Na frente do ID.7 essa cifra é de 1030 mm. Tudo proporcionado por uma distância entre eixos de 2971 mm. Nesse mesmo sentido, a bagageira oferece uma largura interna de 1000 mm com uma capacidade que oscila entre os 532 e os 1586 litros.

VW ID7 2024 12

ID.7 com autonomia até 763 km

Com toda a certeza estas cifras do VW ID.7 são obtidas segundo o protocolo WLTP: autonomia em cidade até 763 km e autonomia combinada até 621 km. Tudo cortesia de uma bateria de 77 kWh. Bateria essa que tem como auxiliares os carregadores de 11 kW e de 175 kW, o primeiro para corrente AC, o segundo para corrente DC.

Quer isto dizer, assim, que o ID.7 carrega a bateria de 0 a 100% em qualquer coisa como oito horas num carregador AC e 28 minutos de 10 a 80% num carregador rápido DC. Quer isto dizer que em dez minutos conseguirá recuperar 204 km de autonomia. Claro, no carregador de 170 kW.

Como referimos acima, mais adiante chegará uma variante com uma bateria de maior capacidade.

O Volkswagen ID.7 está equipado com um motor de 210 kW, ou seja, 286 cv. Cifra a que se juntam os 545 Nm de binário, como sempre, disponíveis sem interrupções e de forma imediata. A velocidade máxima fica limitada aos 180 km/h.

Volkswagen ID.7 com interior redefinido

Com o intuito de dar ao ID.7 condições de lutar com os seus rivais, a Volkswagen introduziu uma série de novidade. Desde logo, claro, o motor elétrico de última geração. No momento em que a definição da tecnologia a bordo é muito importante, o ID.7 recebe algumas estreias. Por exemplo, o “Head Up Display” (HUD) com realidade aumentada. Por outro lado, com esta novidade, o painel de instrumentos ficou ainda mais pequeno. Tudo porque a informação relevante está, agora, no HUD.

A Volkswagen aproveitou o ensejo e modificou o sistema de info entretenimento do ID.7. Oferece, agora, um ecrã de 15 polegadas (38 cm) com uma nova organização dos menus. Uma forma mais intuitiva de navegar. Finalmente, os comandos sensíveis ao toque para o controlo da climatização e do volume do sistema multimédia estão… iluminados!

A qualidade subiu um degrau com os revestimentos mais consentâneos com o estatuto do ID.7. Por outro lado, foi aperfeiçoado o comando por voz. Agora, as respostas a comandos e perguntas são tão abrangentes e interativas como as dos assistentes de voz dos mais recentes smartphones.

Graças a um conjunto de novidades – como as saídas de ar com controlo automático através de atuadores eletrónicos e novos bancos ergoActive (opcionais) com uma nova função de massagem por pontos de pressão e climatização automática – o ID.7 oferece um nível de conforto climático e de assentos equivalente ao do segmento premium.