Novo Renault Clio, melhor e mais barato!

Com 500.000 unidades vendidas, a Renault celebrou os 33 anos do modelo com chegada da segunda fase da quinta geração do Clio. A festa foi no norte do país e fomos até lá conhecê-lo e conduzi-lo nas estradas do Gerês.

O carro francês mais vendido em todo o mundo (já são 16 milhões), e o automóvel mais vendido em Portugal, voltou com cara renovada, novos motores e… mais barato! Assim, fomos até ao Gerês para conhecer o novo Renault Clio e conduzimos a versão E-Tech Hybrid Esprit Alpine de 145cv.

O Clio está diferente por fora e por dentro

As grandes novidades são, sobretudo, estéticas. Por fora, sobressai a nova grelha frontal, com a nova imagem da marca francesa. E, a ladeá-la, os novos farolins led a representar o losango da Renault, neste caso invertidos. Um salto estético substancial que, finalmente, o diferencia firmemente da geração anterior. Na traseira as alterações são menos óbvias. Mesmo assim, novas linhas do para-choques e novos grupos óticos, translúcidos, denunciam que se trata da nova fase desta quinta geração do Renault Clio. Está disponível em 7 cores, incluindo a nova “Rafale Grey”.

Renault Clio 7

Já a versão que conduzimos, conta ainda com o pack Esprit Alpine (que substitui agora as antigas versões R.S. Line), que acrescenta mais alguns toques distintivos, mais óbvios ao nível das jantes, por exemplo, e depois no interior. Aqui, o renovado Clio traz um pouco mais de “sumo”. Novos materiais, nos estofos (sem pele de origem animal e, nesta versão, com o logo Alpine) e tablier (feitos com materiais sustentáveis) e uma nova consola central (disponível em 7 e 9,3 polegadas) com Apple Car Play e Android Auto sem fios e sistema Google integrado.

Também o painel de instrumentos é agora completamente digital, mas mantém ainda alguns comandos físicos, para a climatização por exemplo. Dessa forma, a sensação a bordo é excelente, sobretudo com estes bancos da versão Esprit Alpine. Tanto o conforto como a qualidade de construção deram um (bom) passo em frente e, a nível da tecnologia, o novo Renault Clio continua uma referência no segmento B. Assim, dependendo do nível de equipamento escolhido, pode contar com até 20 ajudas à condução, que tornam tudo muito fácil.

Reforços no comportamento?

As primeiras sensações em estradas não variam muito do anterior modelo. A suspensão mantém-se igual e o chassis também. Mas isso não é necessariamente uma má notícia. O Clio já era um dos automóveis mais confortáveis e “fáceis” de conduzir do mercado. Não é o mais desportivo do segmento, mas mantém um comportamento expectável quando “puxamos” mais por ele, sobretudo nesta versão E-Tech Hybrid de 145cv.

Face ao peso do carro, esta motorização cumpre ao entregar tempos de resposta mais rápidos. O único senão, talvez seja a caixa automática que parece não acompanhar o ritmo que queremos impor. Mas, talvez seja porque está mais preocupada em assegurar consumos – que são, francamente excelentes. Neste primeiro contacto, para terem uma noção, fizemos médias abaixo dos 4l/100km, andando por autoestradas e pelas magníficas estradas de montanha do Gerês. E, mesmo quando puxámos mais um pouco, nunca subimos acima dos 5l/100km.

Motorizações para todos os gostos no novo Clio

É, provavelmente, a oferta mais completa do segmento. O novo Renault Clio tem versões diesel, GPS, gasolina e híbridas. Assim, as ofertas completas da gama são: TCe 90, TCe 100 GPL, Blue dCi 100 e E-Tech Full Hybrid 145. Em complemento, há as versões de equipamento Evolution (que só não está disponível no E-Tech Hybrid), a versão Techno (que só não está disponível no dCi) e a versão Esprit Alpine, disponível apenas no TCe90 e E-Tech Hybrid.

Já aqui falámos da performance do E-Tech Hybrid mas vamos dar ainda destaque a outra das motorizações – a TCe 100 GPL. Também tivemos oportunidade de conduzir a versão GPL do renovado Clio. Ficámos bastante surpreendidos com a performance e com os consumos que, aliás, não andam muito longe dos prometidos pela marca. Para terem uma ideia, estamos a falar de consumos na casa dos 7l/100km que conferem a este modelo uma autonomia de mais de 1000km com os dois depósitos atestados. Numa altura em que todas as contas importam na escolha de um modelo, e com um excelente trabalho feito pela “irmã” Dacia no capítulo do GPL, o novo Clio tem aqui uma oferta muito interessante neste motor de 100cv.

Novo Renault Clio, melhor e mais barato?

Parece um contrassenso, numa altura em que os preços dos automóveis só parecem subir, mas o novo Renault Clio está melhor e mais barato! A Renault diz que o segredo foi conseguido na otimização da linha de produção deste modelo que assegurou uma redução substancial no custo final.

Contudo, não deixa de ser notório a continuação de uma fiscalidade desajustada em alguns modelos do nosso parque automóvel que, apesar de irem de encontro à necessidade da redução de emissões de CO2, se vêm penalizados. Por exemplo, e para falar no caso deste Renault Clio, sabia que o Clio E-Tech Hybrid, com menos emissões de CO2 que o Clio TCe90, paga 11x mais ISV?

Ainda assim, a fase dois na quinta geração do Renault Clio chega a Portugal no final do ano e os preços começam nos 19.400€ para a versão de entrada, TCe90. Um carro que melhorou em quase tudo e, abaixo da barra dos 20K prova ser uma excelente alternativa para segundo carro de família e, em muitos casos, não seria estranho que fosse o primeiro, tal é o conforto, espaço e facilidade de condução. Não será por acaso que são 33 anos de história de sucesso como o carro mais vendido no nosso país.