Certificámos o nosso Clássico com certificado de excelência >90%!

Depois de algumas reparações e um detalhe completo, fomos certificar o nosso clássico! O Porsche 944 de 1983 teve um certificado de excelência!

Finalmente chegámos onde nos propusemos quando, à cerca de ano e meio, encontrámos aquele que viria a ser “o nosso clássico”. O Porsche 944 está agora no seu melhor esplendor, em perfeitas condições para nos proporcionar todas as sensações que só este tipo de automóvel é capaz. Acreditem, depois dos quilómetros que tenho feito, cada vez gosto mais deste que em tempos foi considerado “o melhor desportivo de sempre!“.

Como sabem e devem ter visto aqui, é um facto que esta unidade se encontrava em muito bom estado geral e de originalidade, e com apenas um proprietário os trabalhos a fazer não eram muitos. Ainda assim, e devido à nossa exigência, os últimos tempos foram passados entre a oficina e as instalações da Reverse Lab!

Os Clássicos têm sempre as suas histórias!

Depois de (quase) termos ficado apeados, agora “o nosso clássico” está melhor que nunca! O desafio não era complicado, mas prometia bons resultados, e o objetivo era claro! Certificar o nosso Porsche 944 com a máxima pontuação possível! Para isso tínhamos pela frente uma ou outra reparação, nomeadamente nas jantes que se encontravam já a precisar de um restauro e a substituição de um ou outro pormenor para lhe devolver a originalidade como era o caso do auto-rádio.

Depois disso o processo terminaria nas mãos da Reverse Lab, uma das empresas especializadas em Detalhe Automóvel mais conceituadas no nosso país, e onde o nível de exigência e detalhe que é colocado em cada automóvel que por lá passa é quase indescritível. Exemplo disso foi o processo de aplicação de cera de que foi alvo e que lhe deu um extraordinário brilho e uma proteção muito útil. Seja como for, sobre este trabalho em concreto falaremos mais tarde. Agora é tempo de vos falar da certificação.

Certificação através do Museu do Caramulo!

O processo de certificação também está devidamente explicado no vídeo. Em Portugal há três entidades que o podem fazer. O ACP Clássicos, o Clube Português de Automóveis Antigos (CPAA), e o Museu do Caramulo. Foi a este último que recorremos para certificar o nosso Porsche 944.

Explico no vídeo como o fazer. Todo o processo até ao dia da certificação é feito online através do site/portal do Museu do Caramulo, mais concretamente aqui. As certificações são feitas em vários locais por todo o país podendo até, em alguns casos, ser feita “em casa”.

Cada veículo a certificar parte de uma base de 100 pontos, ou 100%. Por cada item que não apresente as melhores condições, ou não esteja rigorosamente original, é-lhe descontado um determinado número de pontos. Os itens avaliados são carroçaria, capota (se for o caso), estofos, instrumentos, limpa vidros, iluminação, chassis, suspensão, rodados (jantes e pneus), direção, travões, motor, sistema de combustível, transmissão, sistema eléctrico, entre outros como rádios, faróis suplementares, e antenas que integram a categoria “Diversos”.

Quando um veículo consegue uma pontuação superior a 90 pontos, recebe um certificado de excelência! Este atesta que o veículo em causa está mesmo num estado de conservação, originalidade e funcional, irrepreensíveis (ou quase).

Certificado de excelência para o nosso Porsche 944!

A certificação do nosso clássico não podia ter corrido melhor, tendo inclusivamente sido elogiado pelo técnico que fez a respetiva certificação. O nosso Porsche 944 perdeu alguns pontos apenas em dois itens, o sistema de escape, e a pintura.

Por um lado o sistema de escape ainda que seja o indicado para o modelo e fiel ao original, trata-se de uma linha em inox substituída nos últimos anos, pelo que não corresponde exatamente ao original com que este modelo saiu de fábrica. Por outro lado, e por algum motivo que desconhecemos, em tempos o nosso clássico foi alvo de uma pintura integral na própria Porsche. É certo que foi feito na própria marca e respeitando a cor original com que esta unidade saiu de fábrica. No entanto, não corresponde de facto à pintura original.

Ainda assim, no final o nosso clássico recebeu uma pontuação superior a 90 pontos, o que lhe concedeu um certificado de excelência! E eu todo babado, claro…

E quais as vantagens de certificar um clássico?

Para automóveis clássicos, com 30 ou mais anos, as principais vantagens da certificação são:

  • Isenção da Inspeção Periódica Obrigatória;
  • Isenção de pagamento de IUC (que requer pedido todos os anos);
  • Estatuto de clássico junto das seguradoras em caso de conflito;
  • Permissão de circulação nas Zonas de Emissões Reduzidas;

A certificação tem uma validade que vai de 4 a 10 anos, dependendo do ano de produção / idade do automóvel (veículos produzidos até 1918 – 10 anos, veículos produzidos de 1919 até 1945  – 8 anos, veículos produzidos de 1946 até 1960 – 6 anos, e veículos produzidos após 1960 – 4 anos).

Agora vem o melhor de tudo!

Este pequeno processo até aqui tem sido enriquecedor, mas agora chega finalmente a melhor parte do processo, poder usufruir em pleno do nosso Porsche 944. Assim, no que diz respeito ao nosso clássico, não podíamos ter terminado o ano melhor, a conseguir finalmente tirar partido dele! Entre a festa dos 75 anos da Porsche, a qual marcamos presença ao volante do nosso clássico, e todos os passeios que temos feito por algumas das extraordinárias estradas que temos no nosso país, agora já não queremos outra coisa!

Se também és fã de clássicos, certamente que nos vemos por aí num próximo evento… até lá, boas curvas!