Novo Skoda Superb está maior, mais tecnológico e híbrido

Aqui está a nova geração do modelo de topo da casa de Mlada Boleslav. O Skoda Superb está maior e mais tecnológico.

Aqui está a nova geração do modelo de topo da casa de Mlada Boleslav. O Skoda Superb está maior e mais tecnológico. Tudo com o intuito de manter presença no segmento europeu dos automóveis médios. Por outro lado, o Superb não deixa de lado os pilares tradicionais da Skoda, ou seja, espaço habitável e bagageira generosa. E ao contrário do que fez a Volkswagen, a Skoda apresentou as versões berlina e carrinha do Superb que vão chegar no primeiro trimestre de 2024.

O Skoda Superb está maior nesta segunda geração. Contas feitas, o novo modelo está mais comprido 43 mm e 40 mm, respetivamente, para o carro e carrinha. Quer isto dizer o carro passou para 4912 mm de comprimento e a carrinha para 4902 mm. A distância entre eixos manteve-se a da atual geração com 2841 mm. Ou seja, o carro é maior que a carrinha.

Novo Skoda Superb

Todos os painéis foram redesenhados, pense embora o carro tenha muitas semelhanças com o atual. Por outro lado, a tecnologia LED Matrix surge nos faróis mais finos e nos farolins traseiros LED cristalinos, conferindo, diz a Skoda, uma aparência mais Premium.

A grelha também está mais larga e a entrada de ar inferior está destacada com um friso cromado. O coeficiente de penetração é de 0,24, um excelente valor.

Novo Skoda Superb

Novo Skoda Superb com 100 km de autonomia elétrica

Por outro lado, o Skoda Superb recebe uma versão híbrida Plug-In com uma bateria maior e que autoriza uma autonomia de 100 km em modo 100% elétrico. Quase duplica a autonomia do atual modelo.

Motores do Skoda Superb

Gasolina e Híbrido ligeiro

1.5 mHEV                                           DSG 7 4×2                                                    150 CV

2.0 TSI                                                 DSG 7 4×2                                                    204 CV

2.0 TSI                                                 DSG 7 4×4                                                    265 CV

Gasóleo

2.0 TDi                                                 DSG7 4×2                                                     150 CV

2.0 TDI                                                DSG 7 4×4                                                    193 CV

Híbrido Plug In (Carrinha)

1.5 TSI iV                                            DSG 6 4×2                                                    204 CV

O sistema híbrido utiliza o bloco a gasolina com 1.5 litros a que se junta um motor elétrico que, em conjunto, debitam 204 cv. Esta versão está disponível, apenas, na versão carrinha. Junta-se a esta proposta uma versão híbrida com o mesmo motor 1.5 litros e uma oferta de propulsores a gasolina e a gasóleo. Nesse sentido, estão disponíveis os motores 2.0 litros com dois níveis de potência e o bloco 2.0 TDI igualmente com dois níveis de potência.

Mais espaço interior

Com toda a certeza não havia queixas de ninguém sobre o espaço interior. Porém, a Skoda diz que com o aumento de dimensões há mais espaço interior! E mais espaço na bagageira. A carrinha ganhou 30 litros e tem, agora, 690 litros de capacidade. O carro passa a ter 645 litros, mais 20 litros que a atual geração.

Novo Skoda Superb

Skoda insiste onde outros desistiram

No momento em que alguns construtores saem do segmento, a Skoda insiste. Só para exemplificar, a Volkswagen decidiu que o novo Passat seria vendido, apenas, como carrinha. Poderia ter mantido a berlina de quatro portas, pois o Superb mantém essa variante. E como os dois carros são exatamente o mesmo debaixo do manto, percebe-se que a VW não quer manter-se no segmento de forma expressiva.

Por outro lado, a casa checa tem nas mãos o segundo carro mais vendido do segmento atrás do Passat (49 074 unidades vendidas), com 34 708 unidades comercializadas. Desapareceram do segmento o Ford Mondeo, o Renault Talisman e o Kia Optima. Ficam, apenas, os Premium que são de outro campeonato.

Novo Skoda Superb com mais equipamento e tecnologia

Com o fim de racionalizar custos, o Superb partilha a plataforma MQB do grupo VW com o Kodiaq, VW Passat e VW Tiguan. Naturalmente, recebe todas as inovações desta plataforma. Por outro lado, a Skoda acabou com as caixas manuais oferecendo a DSG de série em toda a gama. Desta forma, os designers conseguiram libertar espaço na consola central – o comando da caixa migrou para a coluna de direção – e criar uma “Jumbo Box” com 5,5 litros de capacidade debaixo do apoio de braços central.

No mesmo sentido, há mais equipamento, de série e como opcional. Falamos de bancos com massagem, estacionamento automático e condução semi-autónoma. Por outro lado, é oferecido de série o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistência à manutenção da faixa de rodagem, assistência à mudança de faixa e câmara de estacionamento traseira.

O painel de instrumentos é totalmente digital e personalizável. Há vários comandos físicos, sendo aqui uma diferença assinalável para o Passat que tem (quase) tudo agrupado no ecrã do sistema multimédia ou em botões hápticos. Por outro lado, o Superb não pode ter um ecrã maior que 13 polegadas no centro do tabliê, enquanto o Passat chega às 15 polegadas. Igualmente diferente será a qualidade dos materiais, mas já sabemos que os Skoda têm de estar abaixo dos Volkswagen nesse particular.

Com o intuito de resolver os problemas de software que já foram experimentados em outros modelos do grupo, o novo Skoda Superb conta com o novo sistema modular de matriz de info-entretenimento de quarta geração (MIB4) do grupo VW.