Acabou! VW Up! sai de cena após 12 anos

O VW Up! sai de cena após 12 anos de produção. Lançado em 2011, o Up! chega ao final de uma carreira que ainda chegou longe.

O VW Up sai de cena após 12 anos de produção. Lançado em 2011 como um superlativo citadino com sabor a Volkswagen de topo, o Up! chega ao final da carreira. Mesmo tendo uma versão elétrica. Com o intuito de uniformizar a oferta, a Volkswagen vai colocar no seu lugar o ID.1 que vai chegar lá para 2026. A casa alemã ainda não confirmou oficialmente o fim do Up!, mas vários órgãos de comunicação já referiram que o último Up! já saiu da fábrica de Bratislava.

VW UP FINAL 3

O VW Up sai de cena após 12 anos de produção. Não há, ainda, confirmação oficial, mas sabe-se que só alguns mercados ainda comercializam o citadino. Só para exemplificar, há unidades na Alemanha, Itália e França. Recordamos que anteriormente já a versão GTI tinha sido descontinuada.

De maneira idêntica, em Portugal, o Up! já não faz parte do catálogo de vendas da marca. Por consequência, percebe-se que até escoar o “stock” existente haverá Up! à venda em alguns países.

Adeus VW Up! Olá VQ ID.1!

Com o fim de oferecer uma proposta citadina, a Volkswagen lançou o Up! em 2011. Servia, também, para fazer esquecer o Fox, um carro que mal merecia o nome da marca. Por outro lado, o Up! marcava uma diferença e o seu estilo ladino e soluções menos comuns também.

VW UP FINAL 2

No momento em que passaram quatro anos sobre o seu lançamento (2016) recebeu uma remodelação. Com o propósito de alargar a gama elétrica, o Up! recebeu a sua versão 100% elétrica denominada e-Up!. Não faltou uma variante desportiva, com o Up GTI a surgir com 115 cv extraídos do motor de 1.0 litros e três cilindros. Ainda hoje um pocket-rocket bastante interessante pelo qual alguns ainda choram a sua partida. Nem sequer uma variante Up! Cross (com aspeto aventureiro) ou equipada com gás natural, o ecoUp!.

Porém, o Up! não foi o único. Isto porque a Volkswagen decidiu colocar na Seat e na Skoda versões do seu citadino. Porém, tanto o Mii da Seat como o Citigo da Skoda conheceram menor sucesso e ambos desapareceram da produção em 2020.

Por consequência, o Up! era, até agora, o sobrevivente, mas também ele vai acabar a sua vida brevemente, passando a ocupar um lugar na memória dos adeptos do automóvel. Particularmente do Up! GTI.