Fiat 600e tem 400 km de autonomia e vai receber híbrido Plug-In

O Fiat 600e tem 400 km de autonomia e será não apenas, mas também, 100 % elétrico. Por outro lado, terá uma motorização híbrida Plug In.

O Fiat 600e é a mais recente novidade da marca italiana, a par com o regresso do Topolino. Tem 400 km de autonomia e será não apenas, mas também, 100% elétrico. Terá também uma motorização híbrida Plug-In. Visto que bebe inspiração no estilo do 500e, este é a versão SUV do 500e, oferecendo mais espaço, mais autonomia e, claro, mais portas e melhor acessibilidade. As encomendas abriram hoje, dia 5 de julho, e as primeiras unidades chegam a Portugal no mês de outubro. Os preços em Portugal não são conhecidos, mas em Itália o 600e custa 35 950€.

Fiat 600e tem

O Fiat 600e, com efeito, é a versão do sucessor do Punto que a Fiat abortou devido a elevados custos de produção. O ano era 2013 e Antonio Massacesi, responsável pela divisão de novos produtos da Fiat, mostrou a Sergio Marchionne o projeto do 600. Mas o malogrado CEO da FCA “torceu o nariz” ao investimento do segmento B, na sua visão “demasiado competitivo e sem lucro suficiente.” Ainda assim, gostou da ideia de um 500 maior para o lugar do Punto.

Fiat 600e tem 400 km de autonomia

Em contraste com essa nega de Marchionne ao segmento B, a Fiat, hoje na Stellantis, regressa a esse segmento. Com o propósito de prosseguir a viragem ara a mobilidade elétrica, o 600 é um veículo 100% elétrico que está equipado com uma bateria de 54 kWh. Dessa forma, o 600e tem bateria suficiente para uma autonomia de 400 km, segundo o protocolo WLTP, e mais de 600 km em ciclo urbano, reclama a Fiat.

Fiat 600e tem

Carga rápida – menos de meia hora para 80% de carga – é destaque

Com o intuito de ajudar o condutor, o modelo oferece um carregador de 100 kW, o que leva a Fiat a reclamar que a bateria do 600e pode ser carregada até 80% em menos de 30 minutos num carregador rápido. Por outro lado, o modelo tem um carregador de 11 kW para utilizar nos postos de carga lenta. Dessa maneira, o carregamento de 100% da bateria dura menos de 6 horas. O Fiat 600e tem uma autonomia de 400 km para um motor com 156 cv, suficiente para chegar dos 0-100 km/h em 9 segundos. Números muito idênticos aos do Jeep Avenger, o que não é de todo uma coincidência!

Para além disso, e a fim de oferecer outras opções ao mercado, a Fiat afirma que irá instalar no 600 uma motorização híbrida Plug-In.

La Dolce Vita a bordo do 600e

De facto, a Fiat tem outras opções para o 600e, e delas não faz parte ser um automóvel desportivo. A casa de Turim preferiu seguir por outro caminho: o bem-estar a bordo! Tudo começa com o (600e)RED, porta de entrada na gama, e acaba com o La Prima, o topo de gama.

Fiat 600e tem

O primeiro tem uma camada de tinta vermelha exclusiva inspirada na cor da associação (RED) que combate a SIDA. Será oferecido, também, nas cores preto e branco. Porém, o interior, será sempre… vermelho e com os forros dos bancos feitos em material reciclável!

Cromoterapia LED no interior do 600e

O segundo tem muito maior liberdade de estilo. É verdade que tem apenas quatro cores exteriores. A saber: laranja Italian Sun, verde Italian Sea, beije Italian Land e azul Italian Sky. No interior, maior liberdade de escolha de cores, num habitáculo que a Fiat diz ser “cromoterapia” devido à iluminação LED. O cliente pode escolher até oito cores diferentes de iluminação que podem ser misturadas e combinadas em combinações selecionadas para brilhar em diferentes locais do interior.

Contas feitas, poderá escolher entre 64 combinações diferentes. Por outro lado, os bancos terão ajuste elétrico com funções de aquecimento e massagem. No La Prima serão forrados com pele sintética.

Paralelamente, o carro terá várias portas USB e USB-C, carregador sem fios para smartphone e com uma aplicação especifica, podem, remotamente, controlar a climatização, a buzina, as luzes e as fechaduras.

Ecrã de 10.25 polegadas destaca-se

Com o intuito de permitir uma condução relaxada, o 600e está equipado com monitorização do ângulo morto, travagem autónoma de emergência, deteção de sonolência e cansaço do condutor e Cruise Control adaptativo.

O ecrã de 10,25 polegadas domina a consola e encerra vários controlos, está equipado com o sistema Uconnect e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. O painel de instrumentos é formado por um ecrã de 7 polegadas e o sistema de navegação é da TomTom.