Vision One-Eleven faz regressar o Mercedes C111 e olhar para o futuro dos supercarros

Vision One-Eleven é um protótipo de cortar a respiração: portas asa de gaivota, habitáculo inspirado na competição e motores elétricos da Yasa, empresa britânica que é detida a 100% pela Mercedes-Benz.

Vision One-Eleven é um protótipo de cortar a respiração: portas asa de gaivota, habitáculo inspirado na competição e motores elétricos da Yasa, empresa britânica que é detida a 100% pela Mercedes-Benz. Segundo a casa de Estugarda, este protótipo é “uma progressiva reinterpretação de um ícone da marca dos anos 70”. Faz regressar o espetacular Mercedes-Benz C111.

MERCEDES VISION ONE11 2

O Vision One-Eleven é um hipercarro com dois lugares e uma silhueta absolutamente espetacular. Tem, tal como o C111, portas “asa de gaivota” e um interior revolucionário inspirado na competição. É um “one-off”, ou seja, exemplar único e celebra o C111, modelo do qual foram feitos, apenas, 16 exemplares ao longo de duas gerações de protótipos dos anos 60 e 70.

MERCEDES VISION ONE11 20
Markus Schafer, CTO (Chief Tecchnology Officer) com o Mercedes-Benz C111 e o One-Eleven.

Vision One-Eleven lembra o C111 e mostra o futuro

Este protótipo utiliza dois motores elétricos axiais e não radiais como é habitual e as baterias feitas com uma nova química desenvolvida pela Mercedes para ser usada na equipa de Fórmula 1.

O modelo também oferece um vislumbre do que será o futuro dos grupos motopropulsores da Mercedes-Benz para modelos desportivos, nomeadamente, da AMG.

Não há nenhuma referência a performances, consumos, autonomias, mas a Mercedes diz que a forma pouco habitual do sistema elétrico tem “o potencial de levar a mobilidade elétrica a um novo nível de performances e eficiência.”

E Markus Schäfer , responsável da tecnologia dentro da Mercedes-Benz, acrescentou que “o Mercedes-Benz Vision One-Eleven explora novos caminhos no que toca à performance. Oferece uma potência e desempenho ao nível do desporto automóvel.”

O estilo do One-Eleven lembra, bastante, o C111. A frente mimetiza o famoso protótipo com uma grelha a toda a largura e dois faróis encastrados e um “spliter” por baico dessa grelha. Depois, as cavas das rodas são bastante musculadas e cobrem jantes de 22 polegadas com pneus 235/35 á frente e 315/30 atrás.

As embaladeiras em carbono têm lâminas que orientam o fluxo de ar para a traseira no sentido de refrigerar os motores elétricos colocados nas rodas. Entradas de ar adicionais atrás das portas, uma janela traseira ampla e um enorme spoiler traseiro rematam o estilo do protótipo.

Segundo o patrão do estilo na Mercedes-Benz, Gorden Wagener, o estilo do Hiper carro com 4600 mm de comprimento mimetiza o desenho escolhido para os EQE e EQS.

MERCEDES VISION ONE11 9

Interior decalcado da competição

No interior, dois bancos integrados no piso e pedaleira semelhante à da Fórmula 1 destacam-se, juntamente com os ajustes possíveis que tornam a posição de condução semelhante à de um F1. O modelo conta com o mais recente sistema MBUX (Olá Mercedes!) com possibilidade de ter realidade aumentada. Os bancos em prata e laranja oferecem uma combinação de cores diferente e ousada. Sendo um carro elétrico e tendo os motores nas rodas, o espaço para bagagem não é problema.

Como o Vision One-Eleven não terá produção em série, a Mercedes-Benz decidiu criar uma linha de produtos e acessórios que incluem um saco de fim de semana, óculos de sol, um “hoodie”, boné e capas para smartphones. Todos tem a menção “Limited Edition 1 of 111”.