Porsche Mission X celebra aniversário da casa de Weissach e sucede ao 918 Spyder

O Porsche Mission X é um protótipo impressionante que celebra o 75º da casa alemã tendo como foco o recorde da volta mais rápida ao Nordschleiffe.

O Porsche Mission X é um protótipo impressionante que celebra o 75º da casa alemã tendo como foco o recorde da volta mais rápida ao Nordschleiffe. Tem dois lugares, motorização elétrica e é o descendente de modelos como o Carrera GT ou o 918 Spyder. Tração às rodas traseiras, peso reduzido e uma potência a rondar os 1500 cv. Tudo ingredientes que tornam este Mission X um carro especial.

PORSCHE MISSION X4

Desde que o 918 Spyder deixou de ser produzido em 2015 que a Porsche não tinha um superdesportivo. Para Oliver Blume, CEO da Porsche, este Mission X é “uma referência em termos de desportivos no futuro. Pega no testemunho de carros como o 959, Carrera GT ou o 918 Spyder e cria um impulso decisivo para o desenvolvimento sem hesitações do futuro dos desportivos.”

O Porsche Mission X será um carro para conduzir em estradas públicas (terá todos os requisitos para ser legal) e assim bater o recorde do Nurburgring. O nome lembra o protótipo lançado em 2015, o Mission E ou a antevisão do Porsche Taycan, o modelo 100% elétrico da casa de Weissach que está à venda desde 2019.

PORSCHE MISSION X1

Depois, em 2021, a marca lançou o Mission R que aponta para o que será a gama 718 Boxster e Cayaman 100% elétricos, totalmente novos e que devem chegar em 2025. Portanto, seguindo esta cronologia do Mission E e Mission R, surgindo, agora, o Mission X, o modelo de produção em pequena série surgirá em 2027.

Detalhe: o Mission X é um produto exclusivo da Porsche e não tem nada a ver com a Rimac, empresa croata que produz hipercarros e tem parceria com a Bugatti, pese embora a forte ser um dos maiores acionistas da empresa.

PORSCHE MISSION X2

Porsche Mission X quer roubar recorde ao Mercedes AMG One

O recorde do Nurburgring está na posse do Mercedes AMG-One que fez uma volta ao traçado de 20,832 km em 6m35,18s. É esse um dos objetivos do Mission X: bater o recorde do mítico “Inferno Verde” com um carro que se pretende tenha uma relação peso/potência de 1cv por Kg! Quer isto dizer que o Mission X terá um peso semelhante ao do Porsche 911 (entre 1400 e 1500 kgs) e uma potência de 1500 cv. Porém, a Porsche não libertou especificações técnicas.

Confirmou, contudo, que a bateria será instalada atrás dos dois únicos bancos do carro, tornando o Mission X num equivalente a um automóvel de motor central traseiro.

PORSCHE MISSION X5

Desta forma, o chassis pode ser trabalhado e ter um centro de gravidade mais baixo, pois prescinde do típico “chassis skate” com as baterias em baixo e entre os dois eixos. Por outro lado, a Porsche diz que um dos objetivos deste carro é produzir mais força descendente que o 911 GT3 RS. Automóvel que produz 860 kg de força descendente a 285 km/h.

Derradeiros detalhes conhecidos: 4,5 metros de comprimento, 2,73 metros de distância entre eixos, 1,2 metros de altura e jantes de 20 polegadas à frente e 21 polegadas no eixo traseiro. O carregamento é otimizado mantendo a arquitetura de 900 volts, tendo como objetivo carregar duas vezes mais rápido que um Taycan que, como sabem, carrega num pico máximo de 225 kW. Portanto, o Mission X deverá carregar a 450 kW! O que são excelentes notícias, pois assim o Porsche terá baterias pequenas mantendo o peso em níveis razoáveis.

PORSCHE MISSION X3