Novo Lexus LBX. Um SUV focado nos europeus e… no Audi Q2!

O Lexus LBX focado nos europeus é um SUV compacto que tem como missão desafiar, no segmento Premium, o Audi Q2 e o MINI Countryman.

O Lexus LBX focado nos europeus é um SUV compacto que tem como missão desafiar, no segmento Premium, o Audi Q2 e o MINI Countryman. Está disponível para configuração a partir de hoje, pode ser encomendado a partir de outubro e a primeiras entregas serão feitas no início de 2024. Os preços não foram anunciados, mas os responsáveis da Lexus falam num intervalo entre 35 e 37 mil euros.

LEXUS LBX 12

O Lexus LBX forcado nos europeus é fruto de um estudo de mercado com longa duração que nasceu da intenção da marca Premium da Toyota em oferecer um modelo mais pequeno do que o habitual.

O resultado desse estudo foi claro: para satisfazer o mercado europeu, a Lexus teria de fazer um crossover compacto e um sistema híbrido total a gasolina. Aqui está o resultado daquilo que saiu do estudo. Um crossover compacto que terá como missão enfrentar principalmente o Audi Q2 e o MINI Countryman.

LEXUS LBX 14

Plataforma partilhada para o Lexus LBX

O modelo está feito com base na plataforma Toyota TNGA-B, a mesma do Yaris Cross, mas com muitas alterações, técnicas e no estilo. O Lexus LBX será oferecido com apenas um motor, no caso, o bloco 1.5 litros com três cilindros a gasolina com 136 cv. Manterá a caixa e-CVT da Toyota e um sistema híbrido total com uma bateria de 2 kWh. Sabemos, apenas, que o Lexus LBX chega dos 0-100 km/h em 9,2 segundos.

O modelo tem tração dianteira (tal como o Yaris Cross). Contudo, há a possibilidade de colocar um segundo motor elétrico no eixo traseiro, aumentando a tração em pisos escorregadios.´

LEXUS LBX 13

Por outro lado, o Lexus LBX tem um conjunto de sistema de segurança e ajuda à condução que impressiona dentro de uma gama que tem quatro níveis de equipamento. Elegant, Relax, Emotion e Cool – que não são convencionais. Ou seja, ao invés de um nível de entrada na gama e depois ascendente, aqui são mais detalhes de pormenor que fazem a diferença, nomeadamente, os acabamentos interiores. Tudo o resto é semelhante.

A personalização é grande com quatro tipos de material para os bancos, quatro combinações de cor para os cintos de segurança, 15 cores para os pespontos e duas cores para os forros das portas. Sendo que no exterior há nove cores para todo o carro e duas combinações em dois tons para a carroçaria. Um nível de personalização pouco habitual no segmento.

LEXUS LBX 20

Previsão modesta para as vendas do Lexus LBX

A Lexus tem a expetativa de vender 25 mil unidades do modelo. Uma previsão modesta face aos 17 300 Q2 vendidos em quatro meses e os 16 100 Countryman comercializados nos primeiros quatro meses de 2023.