Dieselgate. Tribunal alemão obriga a mais indemnizações

O tribunal alemão acaba de tornar tudo mais complicado para a VW, mas também para construtores arrastados para o escândalo do Dieselgate.

Há mais desenvolvimentos sobre o caso Dieselgat. O tribunal alemão acaba de tornar tudo ainda mais complicado para o grupo VW, mas também para outros construtores arrastados para o escândalo. Segundo este tribunal germânico, os construtores são responsáveis por indemnizar os proprietários entre 5 e 15% do valor da compra do seu veículo.

Dieselgate. Um nome que o Grupo Volkswagen quer, a todo o custo, esquecer juntamente com todos os construtores alemães “apanhados” por tabela pelo escândalo. Sete anos depois, os estilhaços continuam a provocar danos e, desta feita, Mercedes e Volkswagen estão debaixo dos holofotes com uma decisão negativa no longo litígio que ambas têm com os seus clientes.

Dieselgate: tribunal alemão

Um Tribunal Superior alemão decidiu que os clientes possam exigir indemnizações por terem sido afetados pelos dispositivos fraudulentos. Uma decisão que afeta Audi, Mercedes e Volkswagen.

Dieselgate. Tribunal alemã torna vida difícil para VW e Mercedes

Esta decisão é um volte-face a anterior acórdão que descartava a ideia das indemnizações. Agora, o tribunal dá como bom o processo movido às empresas envolvidas e deixa o fardo da prova com os construtores. Ou seja, serão eles que vão ter de demonstrar que o sistema fraudulento não é ilegal.

Contas feitas pelo tribunal, os proprietários que se julguem lesados podem exigir entre 5 e 15% do preço de compra do seu veículo diesel equipado com o dispositivo fraudulento. Esta decisão de um Tribunal Superior da Alemanha cria jurisprudência para todos os outros processos que ainda estão a ser dirimidos em território germânico.

Entre os diversos sistemas enunciados pelo tribunal estão o “Software de Janela Térmica” que, diz-se, foi e tem sido usado pelo Grupo VW e pela Mercedes. E o que é isto? Na essência é um sistema que reduz ou desliga a filtragem do NOx nos modelos diesel quando as temperaturas alcançam um determinado ponto que podem ser prejudiciais para o motor.

Todos os construtores possuem um sistema destes porque, reclamam, isto ajuda a reduzir a condensação dentro dos catalisadores e filtros de partículas, reduzindo a criação de ferrugem que, entrando no motor, o vai danificar. Isto é particularmente evidente quando o carro a gasóleo arranca a frio.

Naturalmente que reduzindo ou desligando os sistemas ati-poluição, os valores enviados para a atmosfera são gigantescos e muito longo daquilo que afirmam depois do processo de homologação.

Tanto o Grupo VW como a Mercedes já vieram dizer que o “Sofware de Janela Térmica” foi considerado legal até julho de 2022, pelo que o seu uso não pode ser considerado ilegal e por isso não há lugar para indemnizações.