Ao contrário da Tesla, a Porsche vai aumentar os preços!

A Porsche vai aumentar os preços dos seus produtos para combater os custos elevados e colocar-se ao nível da Ferrari.

A Porsche vai aumentar os preços dos seus produtos para combater os custos elevados e colocar-se ao nível da Ferrari. Contas feitas, os aumentos estarão entre os 4 e 8% tanto na Europa como nos EUA. Desta forma, a casa de Weissach pensa conseguir mitigar o aumento dos custos que cobraram a fatura na hora de apurar os lucros. Outra questão que a Porsche terá de enfrentar será a dificuldades de fornecimento de componentes para o sistema de alta voltagem do Taycan.

porsche 911 gt2 rs

A Porsche vai aumentar os preços dos seus modelos entre 4 e 8%, depois das contas finais de 2022 e do primeiro trimestre de 2023 refletirem um grande aumento dos custos… e de lucros. As dificuldades com o fornecimento de semicondutores e componentes para o sistema de alta voltagem do Taycan, continuam a assolar a Porsche. Espera-se uma melhoria nos próximos meses.

Lutz Meschke, o CFO da Porsche (diretor financeiro) revelou que, apesar de tudo, a Porsche teve um lucro operacional de 1,84 mil milhões de euros enquanto a receita foi de 10,1 mil milhões de euros. Tudo dados do primeiro trimestre.

As vendas aumentaram 18% para 80 767 unidades, tendo o grande crescimento sido experimentado na China.

porsche taycan turbo s 3

Tudo isto quer dizer a margem de lucro operacional é de 18,2%, um valor espetacular. Porém, a área financeira da companhia perdeu fôlego com um lucro operacional de 86 milhões de euros, menos 18 milhões de euros.

O aumento de preços e a chegada de mais modelos 100% elétricos – entre eles um SUV para rivalizar com o Purosangue da Ferrari – poderá permitir mitigar os custos de produção e levar os lucros operacionais para lá dos 20%.

A Porsche irá continuar a eletrificar a sua gama, sem esquecer os modelos que vão usar os caríssimos combustíveis sintéticos que a casa alemã continua a desenvolver e produzir.