Stellantis escolheu Mangualde para produção de comerciais elétricos

A Stellantis escolheu Mangualde para produzir os comerciais de carga e de passageiros 100% elétricos do grupo a partir de 2025.

A Stellantis escolheu Mangualde para produzir os comerciais de carga e de passageiros do grupo, a partir de 2025. É adicionado, assim, um novo centro de produção de produtos elétricos na Península Ibérica e boas notícias para a unidade de Mangualde que vê, desta forma, o seu futuro assegurado. Tudo anunciado por Carlos Tavares, CEO da Stellantis, nas instalações portuguesas e na companhia do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

STELLANTIS MANGUALDE1

A Stellantis escolheu Mangualde para a produção de comerciais ligeiros de mercadorias e passageiros com motorização 100% elétrica. Atualmente a produzir comerciais com motores de combustão interna para a Citroen, Fiat e Opel, a unidade de Mangualde tinha o seu futuro preso por uma decisão da Stellantis.

Por um lado, devido à produção dos modelos com motorização 100% elétrica estar a ser feita em Vigo, Espanha onde, também, está a ser produzida a versão Toyota. Por outro, a necessidade de ser atualizada para permitir a mudança para os modelos elétricos deixava no ar essa preocupação.

Fim de ansiedade: a Stellantis levou alguns jornalistas, Carlos Tavares, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa e o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, até Mangualde para anunciar que a unidade de produção vai ser atualizada.

STELLANTIS MANGUALDE2

“Temos o orgulho de anunciar que Mangualde entrará numa nova era com a produção em grande série de furgões elétricos a bateria em Portugal para fornecer as soluções indispensáveis aos nossos clientes empresariais”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Impulsionar a experiência de fabrico de Mangualde para construir veículos elétricos a bateria é fundamental para a descarbonização contínua das nossas frotas e mais um passo numa altura em que trabalhamos para alcançar um ‘mix’ de 40% de zero emissões até ao final da década”.

Esta é a nossa seleção! Descobre TODA a atual Produção automóvel nacional!

Nós por cá também fazemos automóveis! Neste especial mostramos tudo sobre a produção automóvel nacional. As fábricas, os modelos, a história e os números!

Ler mais

Futuro da fábrica de Mangualde assegurado

Este anúncio assegura o futuro da Fábrica e confirma a importância deste centro de produção para a economia, o Produto Interno Bruto e as Exportações portuguesas, bem como para o emprego e o desenvolvimento do tecido empresarial e industrial da região. O investimento tem dotado o parque industrial de energias renováveis – que cobrirá 31% das necessidades energéticas da fábrica – e vai implementar uma linha de montagem de baterias.

Recordamos que a Stellantis está a investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 na eletrificação da sua gama dentro do plano estratégico “Dare Forword 2030” desenhado por Carlos Tavares e a sua equipa. Plano que prevê uma redução de emissões de CO2 até 2030 de 50% e neutralidade carbónica em 2038.