Lancia Pu+Ra HPE reincarna o Stratos e anuncia o regresso da marca

Lancia Pu+Ra HPE reincarna o Stratos e anuncia o futuro da marca criada por Vicenzio Lancia, recuperada pela Stellantis

Lancia Pu+Ra HPE reincarna o Stratos e anuncia o futuro da marca criada por Vicenzio Lancia, recuperada pela Stellantis e com um projeto de 10 anos para voltar a ser uma das bandeiras da indústria automóvel italiana. O Pu+Ra HPE bebeu inspiração no Stratos, no Beta e até no Flaminia, modelos que marcaram a ferro quente a identidade de uma marca que merece ser recuperada. Para já, a ideia de que os futuros produtos da Lancia terão como ponto de partida este modelo entusiasma.

Lancia Pu+Ra reincarna o Stratos e significa uma linguagem de estilo Pura e Radical (Pu+Ra) sendo que o HPE traduz “High Performance Electric” (elétrico de elevada performance) remete-nos para os anos 70 e para o Beta HPE. Na época significava “High Performance Estate” (carrinha de elevada performance). Uma felicidade na conjugação de letras e significados.

O Stratos esteve, sempre, na mente dos designers do Pu+Ra HPE e tal como sucedeu com o modelo original – primeiro surgiu o espetacular Stratos Zero – o Pu+Ra bebe inspiração no Pu+Ra Zero apresentado em novembro do ano passado. Um desenho abstrato que revelava a grelha e o tejadilho redondo.

Lancia Pu+Ra HPE: abraçar o futuro com o olhar no passado

Na frente temos as luzes de três pontas que são replicadas nas jantes de três raios. Já a traseira é puramente Stratos: um óculo traseiro inclinado, uns farolins amendoados colocados bem acima por baixo do spoiler traseiro com as rodas no extremo da carroçaria.

A cor do Pu+Ra HPE chama-se “Progressive Green” um verde que a Lancia diz representar a visão futurista da sustentabilidade. Mas é, também, a versão século XXI do Flaminia Azzurro Vincennes.

Lancia Pu+Ra HPE

Interior do Lancia Pu+Ra HPE tem uma sensação caseira

A Lancia diz que o interior do Pu+Ra HPE está pensado para oferecer uma sensação “caseira”. Não espanta por isso que a Lancia tenha feito uma parceria com a famosa empresa italiana de mobiliário Cassina. O habitáculo tem formas simples que fluem de um lado para o outro, oferecendo espaço para nos sentirmos confortáveis. Como numa casa italiana.

Os bancos são inspirados nas famosas cadeiras Cassina, há uma espécie de mesa-redonda na consola central e tudo é realizado com materiais suaves, confortáveis tal como madeira, lã e “nubbuck” (pele virada).

A maior parte destes materiais é complementada com materiais sustentáveis e amigos do ambiente. Por exemplo, os bancos possuem um veludo com pouco processamento químico, a mesa é feita de um acetato celuloso feito a partir de biomassa e os painéis das portas são feitos de um material que combina poeira de mármore com tecido reciclado.

Lancia Pu+Ra HPE marca o início de uma nova era… eletrificada

A marca criada por Vicenzio Lancia jamais voltará a ser o que foi. Desde logo porque será eletrificada a partir de 2024 com o novo Ypsilon. Depois seguir-se-ão novos modelos 100% elétricos a partir de 2026 com destaque para o novo Delta em 2028. A partir dessa data, só haverá Lancia 100% elétricos.

Por outro lado, o Pu+Ra HPE serve de balão de ensaio para o novo Ypsilon. Usa a mesma mecânica do motor aos travões, passando pela suspensão e baterias. E se as características técnicas forem verdadeiras, o novo modelo promete uma autonomia de 700 km, tempo de carga 0-100% em pouco mais de 10 minutos e um consumo de energia de 10 kWh/100 km. Parece bom demais para ser verdade…

Finalmente, dizer que o protótipo estreia o S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation), uma interface com o utilizador que permite personalizar a utilização independente para condutor e passageiros. Tudo feito através da inteligente adaptação da atmosfera interior do veículo ao estado de espírito e aos hábitos dos utilizadores.

Essa adaptação é feita no sistema de som e às luzes interiores, bastando para tal carregar num botão ou dizer algumas palavras. Tudo devido às tecnologias Chameleon e TAPE (Tailored Predictive Experience ou experiência preditiva personalizável). Tudo isto vai estar disponível no novo Ypsilon e deverá estender-se para outros modelos do grupo Stellantis.

Lancia em Portugal em 2024 com o novo Ypsilon

Hoje é um dia especial, pois a Lancia está de volta a Portugal! É um privilégio para nós estarmos incluídos na primeira lista de países que farão parte do renascimento da Lancia. Há muito que Portugal se apaixonou pela Lancia, não só pela liderança indiscutível na competição de Ralis e pelo seu carácter desportivo, mas também pela capacidade histórica de fazer as pessoas sonhar. Vamos concentrar-nos nas maiores cidades portuguesas, entre elas Lisboa e Porto, onde se concentram os maiores mercados e o maior potencial de futuros clientes Lancia.

David Correia, Brand Manager da Lancia Portugal

O novo modelo de distribuição, eficiente e inovador, envolve um número selecionado de concessionários e baseia-se num conceito-chave do Renascimento da Lancia: a qualidade sem cedências. Os novos showrooms irão permitir que o cliente viva uma experiência totalmente imersiva, tanto online como offline, recriando uma sensação caseira, através dos materiais, cores e atenção aos detalhes inspirados na arquitetura e no design italianos. Os novos showrooms seguirão o princípio de receção dos clientes num ambiente acolhedor.

Damos hoje um novo passo em frente no plano de Renascimento da marca para tornar a Lancia uma marca desejável, respeitada e credível no mercado premium europeu. Depois de termos anunciado o plano estratégico a 10 anos e a entrada da marca na Europa, nomeadamente em Espanha, França, Alemanha, Holanda e Bélgica, temos agora o prazer de anunciar que vamos entrar em Portugal. Vamos nomear 70 novos concessionários em 70 cidades principais na Europa para coincidir com a chegada do novo Ypsilon no primeiro semestre de 2024. Teremos um modelo de distribuição inovador, com um número selecionado de concessionários, localizados nos centros das principais cidades e com o objetivo de oferecermos um elevado nível de qualidade, tanto ‘online’ como ‘offline’. E em Portugal vamos concentrar-nos nas maiores cidades, entre elas Lisboa e Porto e com uma significativa capilaridade de pós-venda.

Luca Napolitano, CEO da marca Lancia