“O novo Renault 5 vai ser o elétrico mais divertido de conduzir”

O novo Renault 5 vai ser o elétrico mais divertido de conduzir. Quem o diz é a Renault que além disso, vai usar a plataforma CMF-B-EV.

O novo Renault 5 vai ser o elétrico mais divertido de conduzir. Quem o diz é a Renault que além disso, vai usar a plataforma CMF-B-EV – que prioriza o prazer de condução – com custos baixos ao usar elementos dos modelos com motor de combustão interna. Quanto ao estilo, está congelado e retirando alguns dos elementos futuristas será… igual ao protótipo. Se assim for… venha ele que tem, realmente, muito bom aspeto!

RENAULT5 1

O novo Renault 5 vai ser, diz a casa francesa, o modelo 100% elétrico mais divertido de conduzir. Tudo porque Luca de Meo e seus pares querem fazer deste revivalista R5 um sucesso, tão grande ou maior do que o atual CEO da Renault conseguiu com o revivalista 500 da Fiat.

Utilizando a plataforma CMF-B-EV (que também será usada pela 4L) a Renault acredita que dotou o R5 das características necessárias para ser um carro dinamicamente muito competente e divertido de conduzir.

RENAULT5 2

Renault 5 em tudo diferente do Renault ZOE

Desde logo porque utiliza um eixo traseiro multibraços que a Renault reclama ser o único no segmento B elétrico. Logo aqui temos uma boa vantagem face ao eixo de torção usado no Zoe.

Por outro lado, Jean-Sebastien Blazy, vice-presidente para os veículos desportivos da Renault disse que “o novo Renault 5 será comparável ao Megane E-Tech em termos dinâmicos.”

Paralelamente, explicou que “graças ao eixo traseiro, temos a oportunidade de ter uma ligação multibraços e colocar um comportamento subvirador no eixo traseiro e graças a isso tem excelente estabilidade e segurança que é a chave, claro!

RENAULT5 3

O Renault 5 terá novos travões que foram desenvolvidos para serem menos bruscos, misturando a necessidade de oferecerem regeneração e a sensibilidade de um bom e conhecido sistema de travagem hidráulico. “Os condutores não vão sentir a regeneração de energia através do pedal de travão” assegura Blazy.

Outra das características do novo Renault 5 será o baixo peso. Ao invés de uma grande bateria, o R5 terá quatro módulos grandes com células de baterias, perdendo pelo caminho 15 quilogramas face ao Zoe. Outras áreas vão contribuir para o baixo peso do R5.

Por exemplo, os novos motores que dispensam os ímanes e integram o carregador vão fazer a sua aparição no R5. Com conversor de energia e gestão auxiliar da energia, tudo incluído, escovam mais 20 quilogramas face ao Zoe.

O motor vai debitar 135 cv e será feito no mesmo local onde nascem os propulsores do Megane E-Tech. Mais potência? Esperam pelo modelo com o carimbo da Alpine, será o Alpine R5?

RENAULT5 4

Manter os preços baixos

Um dos desejos da Renault é ter o R5 a custar menos que… o Zoe! E ficar na mesma latitude do futuro VW ID.2All. Como? Desde logo por usar 70% dos componentes da plataforma CMF-B do Captur, Clio, Nissan Juke, etc.

Sendo altamente flexível, a plataforma CMF-B-EV permite muitas variações de distâncias entre eixos, posicionamento das rodas e largura de vias. Isso vai autorizar uma alargada família de modelos. O Renault 5 será o primeiro em 2025, seguir-se-á em 2026 o Renault 4L e a Alpine estará encarregue de fazer renasceu o Renault 5 Alpine que terá uma versão do motor do Megane E-Tech com cerca de 230 cv.