A Ford vai levar a Pikes Peak a sua SuperVan 4 com quase 2000 cv!

A Ford vai a Pikes Peak com a SuperVan 4, modelo 100% elétrico que segue as pisadas das anteriores SuperVan.

A Ford vai a Pikes Peak com a SuperVan 4. Trata-se de um modelo 100% elétrico que segue as pisadas das anteriores SuperVan, mas desta feita com o recurso a motores elétricos alimentados por baterias. Ao volante estará o recordista da “Subida até às nuvens”, Romain Dumas. A Ford Performance tem como objetivo mostrar a tecnologia elétrica e aproximar-se do recorde pertença da VW.

ford transit supervan6

A Ford vai a Pikes Peak participar na 101ª edição da famosa rampa norte americana localizada nos arredores do estado norte-americano do Colorado. É o regresso oficial a um traçado com 156 curvas espalhadas por 19,9 km. Ao longo dos anos, Pikes Peak viu muitos modelos Ford caminhar rampa acima até à meta localizada a 4300 metros de altitude.

E convirá lembrar que a Ford esteve presente na primeira edição realizada em 1916 com um Model T que cumpriu a subida às nuvens em 28m03s.

Ford vai a Pikes Peak para mostrar tecnologia

Com a SuperVan 4, a casa da oval azul acredita que pode melhorar, muito, esse tempo. Para isso escolheu Romain Dumas para pilotar o modelo 100% elétrico, de forma a aproximar-se dos tempos que o francês fez com outros modelos elétricos.

A Ford SuperVan 4 foi revelada o ano passado e esteve em Goodwood, já nessa altura com Dumas ao volante. Mostrou grande potencial e numa prova com um desnível tao grande – a rampa começa nos 1300 metros e sobe até aos 4300 – os motores elétricos são perfeitos porque não perdem potência como os motores de combustão interna.

ford transit supervan7

Contas feitas, a SuperVan 4 debita 1973 cv sendo capaz, teoricamente, de chegar dos 0-100 km/h em menos de 2 segundos. Apesar desta insana dose de potência, a Ford SuperVan 4 não deverá aproximar-se do recorde estabelecido por Romain Dumas ao volante do Volkswagen I.D. R Pikes Peak que fez os quase 20 quilómetros em 7m57,148s!

Mike Rushbrook, patrão da Ford Performance, “Pikes Peak é o local perfeito para levar a SuperVan 4. Ambas evoluíram com o tempo e chegou a hora de mostrar a nossa tecnologia de veículos elétricos e colocá-la à prova face a alguns dos mais espetaculares veículos de competição do Mundo.”