BMW vai começar a produção de células de estado sólido para baterias

A BMW vai começar a produção de células de estado sólido o passo de gigante para a indústria neste rumo para a eletrificação

A BMW vai começar a produção de células de estado sólido no sentido de produzir uma bateria de estado sólido, o passo de gigante para a indústria neste rumo para a eletrificação. A produção começará ainda na primeira metade do ano e tem como objetivo chegar a 2025 com uma bateria completa pronta a utilizar.

BATERIAS

Em comunicado, a BMW anunciou a expansão do acordo com a start-up Solid Power para uma nova licença de pesquisa e desenvolvimento que vai permitir à casa bávara iniciar a produção de protótipos de células de estado sólido no seu centro de competência e produção de baterias em Pasdorf, arredores de Munique.

Segundo Peter Lamp, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de baterias da BMW, a ideia é ter desenvolvido o suficiente as células de estado sólido para construir uma bateria em 2025 para testar.

O desenvolvimento está a ser feito com outros construtores que também investiram na Solid Power e se tudo correr como previsto, a bateria cumprirá os objetivos traçados e poderá ser disponibilizada a outros construtores.

Resta saber quem chegará primeiro ao “milagre” que vai permitir dar passo em frente na eletrificação. É que as baterias de estado sólido permitem uma muito maior autonomia, tempos de recarga muito menores, têm menor custo e risco de incêndio e pesam menos.

BMW PETER LAMP
Peter Lamp, BMW

Portanto, é imperioso que estas baterias cheguem, rapidamente, ao mercado para impor, definitivamente, a lei dos elétricos. Peter Lamp referiu que “temos boas equipas na Solid Power e na BMW. Se avançássemos separados nunca teríamos a mesma velocidade que juntos.”

Por isso a casa bávara vai reforçar o investimento e espera que até ao final da década possam surgir os primeiros modelos com estas baterias de estado sólido para em 2035 passar a ser uma marca 100% elétrica. O mesmo sucede com outros construtores.