Audi Activesphere Concept é um crossover coupé que pensa ser uma… pick-up!

O Audi Activesphere Concept é um coupe-crossover que tem alma de pick-up, mergulhando a casa de Ingolstadt no mundo dos coupés, SUV, pick-up e crossover com detalhes deliciosos.

O Audi Activesphere Concept é um coupe-crossover que tem alma de pick-up, mergulhando a casa de Ingolstadt no mundo dos coupés, SUV, pick-up e crossover com detalhes deliciosos. A motorização é, claro, elétrica e a realidade virtual, condução autónoma e futurologia fazem parte deste protótipo que olha para o futuro do estilo da Audi.

O Audi Activesphere Concept e um protótipo que faz a fusão entre crossover, coupé, SUV e pick-up. Verdadeira quadratura do círculo! Mas não fica por aqui mais um dos protótipos desta série que têm como objetivo mostrar pistas sobre o futuro do estilo e da tecnologia Audi de mãos dadas com a mobilidade 100% elétrica.

AUDI ACTIVESPHERE26

Audi Activesphere Concept é um coupé esguio e ousado

A família Sphere conta com o Skysphere (um GT de duas portas), o Grandsphere (uma berlina de topo) e o Urbansphere (um monovolume compacto) e recebe, agora, este Activesphere, o SUV que faltava nesta família.

Será, porventura, o mais interessante e que poderia ser colocado à venda… amanhã. É verdade que combinando tantos conceitos, pode não ser bom em nenhum. Mas olhando para as fotos… temos de concordar que tem muito bom aspeto.

AUDI ACTIVESPHERE4

Um SUV com forma de coupe que pensa ser uma pick-up

O Audi Activesphere tem uma generosa altura ao solo. Depois, rodas de grandes dimensões (jantes de 22 polegadas e pneus Pirelli 285/55 R22) e uma cavas de rodas enormes que rimam na perfeição com a carroçaria de linhas mais clássicas.

Onde se esconde uma traseira com uma abertura igual à das pick-up, podendo transportar, por exemplo, bicicletas sem o recurso a um suporte.

Olhando para alguns ângulos quase podemos ver um Audi A5 e este poderia ser a próxima geração do modelo. Aqui tem o tratamento Allroad…

AUDI ACTIVESPHERE25

Depois, temos as amplas superfícies vidradas que se combinam com zonas transparentes na dianteira. Tudo para beneficiar a visibilidade para diante, algo importante no fora de estrada. Ou até no trânsito quotidiano, dadas as dimensões do Activesphere.

Também pode ser uma pick-up com várias utilizações

Por outro lado, a traseira esguia e fechada, possui um óculo traseiro que desliza para o tejadilho. Fica exposto o espaço de carga que tem uma porta que abre para fora, exatamente como uma pick-up.

A Audi diz que bagageira assim transformada em caixa de carga pode levar duas bicicletas elétricas mais equipamento desportivo, ou sacos de golfe. Ou ainda equipamento para esquiar já que o tejadilho do Activesphere tem um porta-esquis integrado.

AUDI ACTIVESPHERE23

Destacamos, ainda, os faróis LED, as câmaras que substituem os espelhos exteriores e as jantes de liga leve com orifícios que abrem e fecham.

A suspensão pneumática regulável e adaptativa permite que a distância ao solo possa variar: da altura de série (208 mm) até 248 mm no modo todo-o-terreno. Mas se a altura ao solo de série é semelhante à de um Audi Q5, o sistema pode rebaixar o carro até os 168 mm, melhorando, assim, o comportamento e oferecendo uma maior eficácia da aerodinâmica.

AUDI ACTIVESPHERE

E as caraterísticas técnicas?

O protótipo tem 4,98 metros de comprimento, 2,07 metros de largura e 1,60 metros de altura, sendo que a distância entre eixos é de 2,97 metros. Um automóvel imponente e que deixa antever poder ser este o novo A6 e-tron. Modelo que a Audi já anunciou ter versões Sportback e carrinha.

Quanto à motorização, terá dois motores elétricos que debitam 442 cv e 720 Nm de binário sendo, naturalmente, um modelo de tração integral. Os motores são alimentados por uma bateria com 100 kWh de capacidade e 800 volts (montada entre os dois eixos) que permite uma autonomia, reclama a Audi, de 600 km. Suportando carregamento até 270 kW, quer dizer que de 5 a 80% a carga é feita em menos de 25 minutos.

As suspensões são iguais nos dois eixos e recorrem ao formato multibraço com cinco ligações. Como já referimos, a suspensão é pneumática e recorre a amortecedores adaptativos. A plataforma é a FPE conhecia dos outros protótipos da família Sphere.

Interior tecnológico pensado para a condução autónoma

O estilo interior do Audi Activesphere Concept segue o padrão do exterior e impressiona devido à tecnologia. Desde logo pelo acesso: duas portas de cada lado com abertura antagónica (ou suicida como quiserem) e sem pilares a prejudicarem a acessibilidade. Depois, quatro bancos individualizados que são semelhantes a sofás (estilizados, claro) com apoios de braços e apoio de cabeça integrado.

O volante é retangular e estilizado e a consola central é flutuante, sendo que ambos podem “desaparecer” (junto com os pedais) e deixar o interior simétrico para as ocasiões de condução autónoma total. Quando está fixo funciona como barra de som e climatizador.

Particularidade: quando os controlos desaparecem, as aberturas transparentes na frente do carro oferecem uma visão desobstruída. A consola central tem uma abertura onde podem ser alojados diversos objetos entre eles recipientes de comida ou bebida já que há refrigeração ou aquecimento consoante a necessidade.

Espetacular são os óculos de realidade virtual que se parecem com uns comuns óculos de sol. A interação entre homem e máquina entrou noutro patamar, tornando desnecessário ecrãs ou controlos físicos. O sistema chama-se “Audi dimensions” e pode ser acedido através dos óculos.

A partir daqui, abre-se um mundo totalmente novo. Cada pessoa dentro do Audi Activesphere Concept pode aceder as várias funções. E tudo agrupado de forma lógica: os controlos da climatização junto das saídas de climatização, os menus de som estão agrupados perto das colunas, enfim, basta com um gesto próximo dessas áreas ter acesso aos controlos.

Depois, como cada superfície do interior pode ser um ecrã virtual, basta gestos para controlar tudo através da imagem virtual oferecida pelos óculos. E o mais curioso é que os óculos podem ser usados fora do carro como óculos de sol e com funções de realidade aumentada!