Tesla Model Y foi o carro mais vendido na Europa em novembro

O Tesla Model Y foi o carro maios vendido no Velho Continente, depois de ter desaparecido dos 50 modelos mais comercializados em outubro.

O Tesla Model Y foi o carro maios vendido no Velho Continente, depois de ter desaparecido dos 50 modelos mais comercializados em outubro. Com 260% de aumento de vendas, o monovolume compacto norte americano ocupa o lugar que foi do Volkswagen Golf em outubro. Porém, no acumulado, o Peugeot 208 continua destacado como o carro mais vendido na Europa.

Contas feitas, a Tesla vendeu 19 144 unidades do Model Y, ou seja, mais 260% que em outubro. Recordamos que no mês de outubro, o modelo norte americano tinha saído do Top 50 de veículos mais vendidos!

No segundo lugar continua o Dacia Sandero que em novembro foi o segundo mais vendido na Europa com 18 746 unidades comercializadas, um ganho de 16%. Por seu turno, o Toyota Yaris ficou com o terceiro lugar graças às 127 309 unidades comercializadas em novembro, nada menos que 150% mais que em igual período de 2021.

Dacia Sandero2

Tesla Model Y foi o carro mais vendido em setembro e novembro

Curiosamente, o mercado europeu tem sido dominado por seis modelos que encimaram a tabela dos mais vendidos um ou dois meses. O Dacia Sandero liderou o mês de janeiro e o VW Golf foi o mais vendido em fevereiro e outubro. O Tesla Model 3 foi o melhor em março. Já o Tesla Model Y foi em setembro e novembro. O líder do mercado foi o mais vendido na Europa em abril e junho, enquanto o VW T-Roc foi o mais vendido em julho e agosto.

Por outro lado, seis dos modelos que ficaram no Top 10 de vendas em novembro, registaram evoluções positivas: Tesla Model Y e Dacia Sandero, Toyota Yaris e VW Tiguan, VW Golf e Toyota Yaris Cross.

Mas houve mais modelos a ganhar peso no mercado. O Ford Puma ganhou 218%, o Kia Sportage avançou 121 % e o Audi A3 teve um crescimento de 100%.

Porém, nada disto tem perturbado o Peugeot 208 que lidera no acumulado de 11 meses o mercado europeu com 193 743 unidades, seguido do Dacia Sandero com 180 553 carros vendidos. Uma diferença superior a 13 mil unidades. O pódio é completado pelo VW T-Roc que 164 268 unidades.

Porém, o Volkswagen Golf está perigosamente perto do T-Roc, com 162 831 unidades, pouco mais de 1400 carros. O Tesla Model Y foi o carro mais vendido em novembro na Europa em novembro, mas continua fora do Top3 no acumulado.