Parece que Renault e Nissan não se entendem dentro da Aliança. Porquê?

Renault e Nissan não se entendem sobre o futuro da Aliança Renault Nissan Mitsubishi, tendo questões que se mostram complicadas

Renault e Nissan não se entendem sobre o futuro da Aliança Renault Nissan Mitsubishi. De um lado a Renault deseja que a Nissan invista na sua área de modelos 100% elétricos, por outro a Nissan quer vender a participação da Renault no seu capital para equilibrar os pratos da balança. Pelo meio ainda não há entendimento, também, sobre a partilha da propriedade intelectual dos sistemas elétricos. Um anúncio deveria ser feito esta semana, mas fontes internas da Renault dizem que… não há acordo!

Renault e Nissan

Renault e Nissan não se entendem sobre questões vitais

Renault e Nissan estão a atravessar um vale de trevas desde que Carlos Ghosn foi preso, fugiu de forma rocambolesca e mantém um manto de suspeição sobre a Nissan (que acusa de o ter traído) e a Renault. Aliás, a sua sombra continua bem erguida sobre a Aliança. Ghosn queria a fusão entre a Renault e a Nissan e isso foi a gota de água para os japoneses.

Estava previsto um anúncio da reestruturação da Aliança, pois Renault e Nissan não se entendem para ultrapassar as diferenças profundas que os dividem.

A Renault, liderada por Luca de Meo, está pressionada porque o plano “Renaulution” tarda em medrar, os problemas financeiros assolam a casa francesa e as vendas andam em níveis demasiado baixos. Basta comparar o acumulado entre janeiro e outubro de 2022 e de 2021 para se perceber que a casa francesa perdeu 87 561 unidades (455 397 contra 543 958).

Os franceses querem que os japoneses invistam na sua divisão de modelos elétricos. Por seu turno, a Nissan quer que seja vendida parte dos 43% de participação da Renault no capital da Nissan para que as duas companhias fiquem mais equitativas.

Renault tem nova estratégia para os próximos anos. Aqui estão todos os detalhes!

Renault tem nova estratégia que Luca de Meo explicou aos investidores e acionistas do grupo e não só no dia do investidor Renault.

Ler mais

Partilha de propriedade intelectual e poder acionista dividem

Por outro lado, as duas companhias não se entendem sobre a partilha da propriedade intelectual. E o melhor sinal sobre isso é o facto ambas as partes se recusarem a comentar esta situação.

A Reuters tinha anunciado que seria esta a semana que as duas empresas escolheram para fazer o anúncio da nova estrutura da Aliança, mas fontes citadas pelo Automotive News Europe dizem que isso não vai acontecer devido a todos estes detalhes por resolver.

Não surpreende, por isso, que Jean-Dominique Senard, presidente da Renault, Luca de Meo, CEO do grupo Renault e François Prevost, vice-presidente para o desenvolvimento internacional, junto com a maioria do conselho de administração tenham ido ao Japão para encontros pessoais. Pelo visto, ainda não há fumo branco nas negociações que Luca de Meo reputou de complexas e difíceis.