O mais potente Honda Civic Type R estreou-se no Estoril e… já esgotou em Portugal!

O mais potente Honda Civic Type R teve estreia europeia em Portugal, sendo o palco escolhido o Autódromo do Estoril.

O mais potente Honda Civic Type R teve estreia europeia em Portugal, sendo o palco escolhido o Autódromo do Estoril. Foi lá que foi possível recordar a história de 25 anos do Type R e os 50 anos do Civic, lembrando que este poderá ser o derradeiro Type R com esta motorização. São 329 cv que fazem dele o Civic Type R mais potente de sempre. Em Portugal… está esgotado!

Queres o novo Honda Civic Type R? Esquece! Já não há mais!

Em 72 horas foram vendidas todas as unidades do novo Honda Civic Type R destinadas ao mercado nacional. Quantas foram? Ninguém sabe!

Ler mais

O mais potente Honda Civic Type R teve estreia em Portugal

A Honda escolheu Portugal e o Autódromo do Estoril como palco para a estreia europeia de mais uma geração do Honda Civic Type R. Uma evolução significativa em termos estéticos e de dinâmica.

Desde logo por ser um carro mais largo e baixo e com apêndices aerodinâmicos funcionais, embora menos espalhafatosos que na mais recente geração. Por outro lado, sendo pintados de preto, ajudam a acentuar a silhueta desportiva do Type R sem exagerar.

Olhando para o interior, há melhorias pois a Honda focou-se no condutor. Desta forma, os bancos foram rebaixados ainda mais e foram desenhados para oferecer o máximo de apoio e conforto. 

Há uma nova consola central feita em alumínio – lembram a bola da alavanca da caixa de velocidades dos Civic Type R feita de um bloco de alumínio? –  e as saídas da ventilação são, igualmente, metálicas com tons escuros, sendo discretas, mas com presença. 

Este é o renovado Honda Civic Type R

Porém, as grandes mudanças deram-se na dinâmica e na mecânica do carro. Reunindo uma grande equipa, o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Honda trabalhou em várias áreas.

Primeiro na área térmica com o arrefecimento do motor em destaque. A grelha dianteira foi aumentada e por trás esconde-se um radiador com maior capacidade. A segunda área de ação foi a sobrealimentação com a introdução de um novo turbo com formato diferente e número de pás otimizado. Também o escape foi modificado para melhor sonoridade, mas, sobretudo, mais potência.

Seguiu-se a zona da transmissão, onde chegou uma caixa manual de seis velocidades revista para poder encaixar os 329 cv do motor de 2.0 litros deste Civic Type R. Passa assim a ser o Honda Civic Type R mais potente de sempre. Manteve ainda o modo de condução +R que liberta toda a capacidade do Civic Type R sem amarras.

Finalmente, a área da aerodinâmica. A carroçaria foi melhorada neste particular com ênfase no controlo dos fluxos de ar, oferecendo mais estabilidade e força descendente (downforce) que permite colar, melhor, o carro ao chão oferecendo um melhor comportamento. 

HONDA CIVIC TYPE R 10

Mais potente mas também (muito) mais caro!

O novo Honda Civic Type R passou a ter um preço de 69 500 € – preço chave na mão como é agora política da marca japonesa, sem custos adicionais ou surpresas de última hora – mas é escusado correr para o concessionário. O Honda Civic Type R há muito que está esgotado. Aliás, 72 horas depois da apresentação internacional do carro, as unidades previstas para Portugal… voaram! O carro chegará a Portugal no final do primeiro trimestre de 2023 e poderá vir acompanhado de unidades extra. 

A FUNDO com o Type R da Civic Atomic Cup no Autódromo do Algarve!

Foi no Autódromo de Portimão que me sentei ao volante do Honda Civic Type R de troféu para espremer tudo até para lá das 8000 rpm!

Ler mais