Mercedes-AMG S63 E-Performance! Um híbrido com 802 cv e 4,4 l/100 km!

O Mercedes AMG S63 E-Performance é um automóvel que nos deixa boquiabertos!

O Mercedes-AMG S63 E-Performance é um automóvel que nos deixa boquiabertos! Desde logo pelos 802 cv e, depois, pelos supostos 4,4 l/100 km de consumo homologado via protocolo WLTP. 4,4 l/100 km?! Pois é, isto tudo embrulhado por um carro recheado de tecnologia de topo com um habitáculo luxuoso que nos deixa a salivar. Além disso, é o Classe S mais potente de todos os tempos!

MERCEDES AMG S63 E PERFORMANCE 13

A AMG tem vindo a descer uns degraus no que toca ao tamanho dos motores, emissões a isso obrigam. Confessamos que quando surgiu a notícia de um novo Classe S AMG fomos a correr ver a ficha técnica e perceber se o Classe S AMG tinha recebido, como o AMG C63 S um bloco de… quatro cilindros! 

Mercedes-AMG S63 e-Performance com motor… V8!

Pfiuu… afinal a AMG manteve-se fiel ao V8 de 4.0 litros – e, já agora, à melodia que produz! – e adicionou-lhe um sistema híbrido com dois motores elétricos, um deles no eixo traseiro. 

Obviamente que teve de juntar uma bateria, mas colocou por cima do eixo traseiro uma unidade pequenina com apenas 13,1 kWh que oferece uns curtos 33 km de autonomia em modo 100% elétrico. Que, dizemos nós, quando a fundo perde a carga mais depressa do que o tempo que leva a dizer Mercedes-AMG S63 Hybrid e-Performance. Bom, o C63 S AMG só consegue fazer 13 quilómetros…

802 cv e… 1430 Nm de binário! Wow!

O anterior AMG S63 tinha respeitáveis 612 cv e 900 Nm de binário. Ora, é exatamente isso que o novo AMG S63 debita. Antes, claro, de lhe ser aplicado o sistema híbrido e o motor elétrico no eixo traseiro. 

A potência total sobe para os 802 cv e para uns furiosos 1430 Nm de binário! V12 o quê?

Performances limitadas pelo peso

O anterior modelo tinha sistema 4Matic de tração integral e atirava o pesado AMG S 63 dos 0-100 km/h em 3,5 segundos. O novo tem mais 190 cv e mais 60% de binário. Logo… escova, apenas, dois centésimos a esse tempo. É que este Classe S AMG carrega consigo mais 525 Kg do sistema híbrido e passa a 2520 Kg quando aterra na báscula.

Ainda assim, os 3,3 segundos do Mercedes AMG S63 E-Performance é mais rápido 1,5 segundos que o S580 (503 cv) e chega aos 100 km/h 1,2 segundos mais depressa que o Mercedes Maybach S680. Este o último carro da casa de Unterturkheim a exibir um V12.

A velocidade máxima está limitada aos 250 km/h, mas como sempre, em troca de muitos euros, compra o pacote AMG Driver Package e ganha 40 km/h (chega aos 290 km/h).

Tecnologia de topo, claro está!

A AMG não poupou em nada neste Mercedes AMG S63 E-Performance. Suspensão pneumática e barras estabilizadoras eletromecânicas, amortecedores adaptativos e eixo traseiro direcional, travões carbono-cerâmicos e apoios do motor ativos. Tudo de série!

Por outro lado, percebemos ser este um carro vindo dos lados de Affalterbach pela grelha Panamericana. Curiosamente, é uma estreia no Classe S. E não lhe fica nada mal!

Depois há mais detalhes que nos dizem ser este um AMG: o para choques dianteiro “jet wing” (com amplas entradas de ar) e as saídas de escape trapezoidais de cada lado do difusor, jantes forjadas AMG de 20 polegadas que podem ser de 21 e o logótipo S63 acentuado a vermelho.

MERCEDES AMG S63 E PERFORMANCE 26

Mercedes AMG S63 E-Performance continua a ser um carro de luxo

No interior, este continua a ser um carro de luxo. Apenas quatro lugares e sem as liberdades de outros AMG. Não há bancos em carbono, o que não impede que os logótipos AMG estejam um pouco por todo o lado.

O volante AMG é, ligeiramente, diferente devido aos controlos para navegar pelos quatro níveis de regeneração de energia na travagem e pelos sete modos do Dynamic Select.

Quanto a estes, vão do “Sport”, “Sport+” (que colocam o V8 sempre em jogo), “Electric” – que permanece sempre em modo elétrico até haver bateria com um som de baixa frequência – juntando-se os habituais “Comfort”, “Battery Hold” (para poupar a carga da bateria), “Slippery” (para pisos escorregadios) e “Individual”, para uma escolha personalizada dos diversos acertos.

A versão escolhida é a de chassis alongado, o conforto é palavra de ordem e o equipamento igualmente opíparo. Obviamente que a tecnologia é de topo com tudo aquilo que possam imaginar em termos de ajudas à condução e de segurança.

Porém o Mercedes Drive Pilot, sistema de condução autónoma de nível 3 não está disponível quando o carro for colocado à venda no próximo ano.