Há mais um leão no mercado. Chegou o Peugeot 408, um novo fastback!

O Peugeot 408 chega a Portugal dentro de dias oferecendo uma silhueta inovadora conhecida como “fastback” e que pertencendo a categoria dos crossover, quer enfrentar a ditadura dos SUV.

O Peugeot 408 chega a Portugal dentro de dias oferecendo uma silhueta inovadora conhecida como “fastback” e que pertencendo a categoria dos crossover, quer enfrentar a ditadura dos SUV. Pertença do segmento médio, o 408 marca uma nova era com eletrificação e tecnologias de topo que são úteis. Os preços arrancam nos 35 800€ com as versões híbridas “Plug-In” a começarem nos 44 600€.

O Peugeot 408 chega a Portugal com uma forma inédita que pretende seduzi-lo com estilo irreverente, tecnologia de topo e eletrificação eficiente. E então onde faz a diferença este 408?

Peugeot 408 chega

Peugeot 408 chega com carroçaria “fastback”

O Peugeot 408 destaca-se pela sua silhueta dinâmica “fastback” e pelo seu estilo, mas também porque rompe com a tradição. As suas linhas são incisivas e a grelha é da mesma cor da carroçaria. Combina-se com a secção frontal, exibindo o novo emblema Peugeot com a cabeça de um leão. 

O recorte invertido do para-choques traseiro é diferente, enquanto dá ao perfil uma dinâmica inédita. Com vias largas (1599 e 1604 mm, à frente e atrás), assenta sobre rodas de 720 mm de diâmetro e as jantes de 20 polegadas apresentam um desenho geométrico pouco comum. 

À frente, a assinatura de luz em forma de presas integra o 408 na família Peugeot, tal como as luzes LED de três garras na traseira.

Peugeot 408 chega

Peugeot 408 pensado para ser… grande!

O 408 tem um comprimento de 4,69 metros, oferecendo uma distância entre eixos de 2,79 m. Com estas cifras não espanta que o Peugeot 408 ofereça uma segunda fila de passageiros espaçosa, com 188 milímetros de espaço para as pernas. 

A bagageira tem um volume de 536 litros que pode ser aumentado para 1.611 litros depois de rebatidos os bancos traseiros. Tem ainda abertura do portão da bagageira com abertura motorizada passando os pés por baixo do para choques. Enfim, um habitáculo espaçoso como sucede com um SUV. Mas a silhueta esguia e uma altura de apenas 1,48 metros, “esconde” essa habitabilidade.

A iluminação Matrix LED permitiu realizar faróis ultrafinos com elevado desempenho. A assinatura de luz estende-se com duas tiras de LED em forma de presa. Algo já habitual na linguagem de estilo da Peugeot.

Interior com última geração do i-Cockpit

Não há surpresas na Peugeot. Os habitáculos dos seus modelos contam com o i-Cockpit, onde o volante de pequenas dimensões se destaca. A Peugeot diz que para o 408 a ênfase foi colocada na qualidade e na conectividade, com as mais recentes tecnologias. Tudo para tornar a experiência de condução e a viagem mais intuitivas e gratificantes. Reclama a Peugeot.

Localizado ao nível dos olhos, imediatamente acima do volante, o novo painel digital incorpora um ecrã de 10 polegadas. No acabamento GT, o painel está disponível com tecnologia 3D. O painel de instrumentos digital pode ser totalmente personalizado e dispõe de vários modos de visualização (Navegação Conectada TomTom, Radio/Media, Ajudas à condução, Fluxo de energia, etc.) que podem ser alterados diretamente a partir do painel de controlo.

Peugeot 408 chega

O interior do Peugeot 408 está baseado na arquitetura de “saídas de ar elevadas”. isto permite que o ecrã tátil central de 10 polegadas – colocado ligeiramente abaixo relativamente ao painel digital localizado diretamente à frente do condutor – esteja mais próximo das mãos. 

Depois existem os “i-toggles” totalmente configuráveis que proporcionam uma estética e um nível de tecnologia diferentes e exclusivos no segmento. Cada “i-toggle” é um atalho sensível ao toque para configurações de climatização, contatos telefónicos, estações de rádio ou aplicações.

Sistema Peugeot i-Connect Advanced

O novo sistema de info entretenimento do Peugeot 408 – denominado Peugeot i-Connect Advanced – oferece o melhor de dois mundos: mundo automóvel e mundo dos smartphones. Cada condutor pode definir e manter a sua própria visualização, atmosfera e preferências de configuração. Até oito perfis diferentes podem ser armazenados no sistema.

A função de projeção de imagem que liga o smartphone ao sistema do automóvel é agora feita sem fios e é possível ligar dois telefones via Bluetooth ao mesmo tempo. Há quatro tomadas USB-C no 408. 

Por outro lado, o ecrã central de 10 polegadas de alta-definição é facilmente personalizável, com múltiplas janelas e “widgets” ou atalhos fáceis de usar e reativos como num “tablet”.

Para que a informação seja completa, na parte superior do ecrã há uma faixa permanente exibe informações sobre a temperatura exterior, ar condicionado, posição em páginas “widget”, dados de conectividade, notificações e horas.

Peugeot 408 chega com muita segurança

A Peugeot oferece no 408 um sistema com seis câmaras e nove radares. Tudo isto permite que seja disponibilizado o cruise control adaptativo com função “Stop and Go” e “Night Vision”. Ambos com alerta para a presença de animais, peões ou ciclistas no caminho, antes de serem iluminados pelas luzes de máximos. 

Há, ainda, vigilância do ângulo morto de longo alcance (75 metros) e alerta de tráfego que se aproxime pela traseira do 408. Fica o condutor, assim, avisado sobre um potencial perigo ao fazer marcha-atrás. Mas há mais!

Falamos da travagem automática de emergência com aviso de colisão que deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, entre os 7 e os 140 km/h, dependendo da versão e do sistema assistente ativo de manutenção da viatura na faixa de rodagem com correção da direção.

Depois, existe alerta de atenção do condutor, que detecta a diminuição da atenção durante longos períodos de condução e a velocidades superiores a 65 km/h, analisando os micro movimentos do volante. Reconhecimento alargado de sinais de trânsito com visualização no painel digital: sinais de stop, sinais de sentido único, sinais de proibição de ultrapassagem, sinais de fim de proibição de ultrapassagem, para além dos sinais habituais relacionados com a velocidade.

Câmara de marcha-atrás com visão de alta-definição a 180° e com bocal de limpeza integrado. Assistência ao estacionamento de 360° com quatro câmaras de alta-definição (dianteira, traseira e laterais) e ajuste do ângulo do espelho retrovisor da porta ao engrenar a marcha-atrás.

Motores a gasolina e híbrido Plug-In

A gama de motores do Peugeot 408 oferece ampla escolha entre gasolina e hibridização com carregamento exterior. Desta forma, o 408 satisfaz a necessidade de um alargado leque de consumidores. Porém, o foco está nas motorizações híbridas. 

Assim, o Peugeot 408 oferece um motor a gasolina com 130 cv e duas variantes híbridas PHEV com 180 e 225 cv. Na transmissão não há escolha: todos os modelos estão equipados com uma caixa automática de 8 velocidades. 

A união de esforços entre a parte do design e da engenharia produziu um carro eficiente aerodinamicamente. Aliando isso ao baixo peso (1396 kg) e às reduzidas emissões dos propulsores (tanto híbridos como a gasolina), fazem do Peugeot 408 um automóvel económico e sustentável. 

Contas feitas, o PHEV com 225 cv tem um consumo de 1,2 l/100 km e emissões a partir de 24 g/km de CO2. Já o PHEV com 180 cv, emite 24 g/km de CO2 e um consumo mínimo de 1,0 l/100 km.

A bateria de iões de lítio tem, em ambas as versões, 12,4 kW de capacidade, sendo carregada através de dois carregadores diferentes: monofásico de 3,7 kW e monofásico de 7,4 kW. Assim, através de uma “Wallbox” de 7,4 kW e 32 amperes, carrega a bateria em 1h40m. Com uma tomada reforçada e carregador de 3,7 kW, a bateria fica totalmente carregada em 3h25m. Finalmente, numa tomada padrão de 8 amperes e o carregador de 3,7 kW, é preciso esperar 7h05m.

Peugeot 408 chega

Gama completa

Os níveis de equipamento do Peugeot 408 são três: Allure, Allure Pack e GT. O primeiro é composto por ar condicionado automático bi-zona e Air Quality System, alerta ativo de transposição involuntária de linha e comutação automática de luzes de máximos, ligação mãos-livres e Mirror Screen sem fios, navegação conectada com ecrã sensível ao toque de 10” e “i-Toggles”, virtuais e personalizáveis. 

Reconhecimento de voz natural e Pack Safety Plus “Active Safety Brake” controlado por câmara (versão térmica), Pack Safety Plus + Drive Assist. Active Safety Brake controlado por câmara e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go (versão Plug-in Hybrid).

Peugeot 408 Teaser

Para-brisas laminado e acústico, Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital de 10’’ personalizável e faróis LED, reconhecimento alargado de sinais de trânsito (versão Plug-in Hybrid) e Smart Multidrive. Iluminação ambiente (8 cores), Visio Park 1 (câmara de marcha-atrás) e sensores traseiros de estacionamento, vidros laterais traseiros e óculo traseiro escurecidos.

Quanto ao Allure Pack adiciona ao Allure, acesso e ligação mãos-livres, ajuda ao estacionamento dianteiro, Pack Safety Plus + Drive Assist: Active Safety Brake controlado por câmara e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go (versão térmica), reconhecimento alargado de sinais de trânsito (versão térmica), Pack Rear traffic detection, vigilância do ângulo morto de longo alcance e alerta de tráfego traseiro transversal, vidros dianteiros laminados e acústicos.

Finalmente, o Peugeot 408 GT acrescenta Clean Cabin; Driver Sport Pack, portão traseiro motorizado « Easy Open », Peugeot Connect SOS & Assistance (E-call+), Pack Drive Assist Plus: condução semiautónoma (nível 2) com Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go e ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital 3D de 10’’ personalizável, faróis Matrix LED, estofos em couro / Alcantara / tecido Fraxx Knit, volante em couro perfurado e aquecido.

E finalmente, os preços do Peugeot 408

Por fim, os preços do Peugeot 408 arrancam nos 35 800€ do 1.2 PureTech 130 cv, seguindo-se os 44 600€ do PHEV 180 cv. Ambos com equipamento Allure. Depois, no nível Allure pack temos os 37 450€ do 1.2 PuereTech 130 cv, os 45 850€ do PHEV 180 cv e os 47 350€ do PHEV 225 cv. Finalmente, o 408 GT tem um preço de 40 250€ na versão 1.2 PureTech 130 cv, 48 650€ com o PHEV 180 cv e os 50 150€ do PHEV 225 cv.