Estes são os finalistas ao Carro do Ano Internacional 2023!

Estes são os finalistas do Carro do Ano Internacional edição 2023, cujo vencedor será escolhido no mês de janeiro.

Estes são os finalistas do Carro do Ano Internacional edição 2023, cujo vencedor será escolhido no mês de janeiro por um júri composto por jornalistas de 23 países, entre eles Portugal. O país está representado por Francisco Mota e Joaquim Oliveira num conjunto com mais de 60 jurados. A lista de candidatos tinha 45 modelos e o júri reduziu a lista até aos sete modelos escolhidos.

Curiosamente, ou talvez não, todos os finalistas são veículos 100% elétricos ou com alguma dose de eletrificação.

Kia venceu em 2022

A votação final vai acontecer em janeiro e será aí que conheceremos qual o modelo que vai suceder ao Kia EV6. Esse anúncio será feito não no Salão de Genebra que, uma vez mais, não será realizado e dificilmente regressará, mas sim na 100ª edição do Salão de Bruxelas já no próximo dia 13 de janeiro.

Kia EV6 vence o galardão de “Carro do Ano 2022”

Dos 7 finalistas, apenas um recorria a motorização de combustão, todos os outros eram veículos 100% elétricos. O vencedor foi o novo Kia EV6.

Ler mais

O júri é composto por jornalistas europeus, tendo chegado aos 61 jurados representando 23 países, entre eles, Portugal com dois representantes. O Carro do Ano é prémio internacional que elege “o” Carro do Ano sem categorias, sub-divisões ou classes.

Na edição de 2022, a Kia ganhou, pela primeira vez, o Carro do Ano depois de receber 279 pontos e a vitória na votação individual de 12 membros do júri. Bateu, em cima da linha de meta e após luta renhida, o Renault Mégane E-Tech Electric. O terceiro classificado foi o primo do vencedor, o Hyundai Ioniq 5.

Modelos sujeitos a escrutínio

Recordamos os 45 modelos que foram sujeitos a escrutínio pelo júri do Carro do Ano para esta edição de 2023 e que foram sendo eliminados até chegar aos sete finalistas.

E os 7 finalistas são…

Destes, os sete candidatos finais a Carro do Ano são:

  • Jeep Avenger;
  • Kia Niro;
  • Nissan Ariya;
  • Peugeot 408;
  • Renault Austral;
  • Toyota bZ4X;
  • Volkswagen ID.Buzz