Elétricos e mais elétricos. Todas as novidades esperadas para 2023!

Elétricos e mais elétricos vão polvilhar 2023 num equilíbrio difícil entre conseguir ter lucro e evitar as multas faraónicas da União Europeia pela emissão, em excesso, de CO2.

Elétricos e mais elétricos vão polvilhar 2023 num equilíbrio difícil entre conseguir ter lucro e evitar as multas faraónicas da União Europeia pela emissão, em excesso, de CO2. Este é, realmente, o maior desafio que os construtores enfrentam no Velho Continente e é por isso que 2023 vai assistir à chegada de muitos modelos 100% elétricos de todos os grupos, sem exceção. E com eles vêm novas gerações de veículos bem conhecidos na Europa.

É como andar no arame. Ou andar sobre gelo fino na pontinha dos pés para este não quebrar. Manter o equilíbrio entre o lançamento de modelos com motores de combustão interna que sejam rentáveis até ao tutano e a oferta de modelos 100% elétricos equivalentes que ajudem a reduzir as emissões de CO2, é difícil e, algumas vezes, pior que a quadratura do círculo.

E como ninguém quer pagar as pornográficas multas por excesso de emissão de CO2, há que fazer alguma coisa. Estas são as novidades para 2023.

7 maravilhas! Estes são os melhores SUV elétricos que já conduzimos!

A oferta é enorme, mas qual será melhor SUV elétrico do mercado? A resposta é difícil, mas estes foram os melhores que conduzimos.

Ler mais

Elétricos e mais elétricos… mas não só!

É por isso que em 2023 iremos assistir, por exemplo, ao desdobramento do MINI. Na Europa será construído no Reino Unido com motores de combustão interna. Na China será a parceira Great Wall a fazer uma variante elétrica do modelo na China. Mas há mais!

Como novidade para 2023, a BMW vai lançar a nova geração do Série 5 com berlina de quatro portas e carrinha com motores de combustão interna ajudados pela eletricidade. E, paralelamente, um i5 que será um modelo 100% elétrico.

Por outro lado, a Jeep também vai lançar o Avenger, modelo 100% elétrico que, depois, vai servir de base para o novo SUV compacto elétrico da Fiat. Já assim foi com o 500X, a parceria vai manter-se.

Novidades no segmento dos SUV compactos!

Diz-se que a dificuldade aguça o engenho, mas, desta feita, não há aqui nenhuma receita milagrosa. A crise está aí, seja pela pandemia, seja pelo conflito armado, seja pela ganância. Quem tem a oportunidade de comprar carro olvida, rapidamente, as ambições a modelos de topo. Mas, mantendo, sempre, o desejo de ter um SUV.

Ora, estas duas linhas de pensamento são como rios que desaguam numa foz onde vivem os modelos mais procurados, os SUV compactos.

hyundai kauai 2

E em 2023 vão chegar modelos como o novo Hyundai Kauai, novas propostas da Toyota e da Honda e da Fiat, como referimos acima. Vai ser uma explosão de pequenos e compactos SUV que vão inundar o mercado.

Por outro lado, a campeã da luta contra a Tesla – a Volkswagen – vai iniciar as vendas do ID.7, o rival direto do Tesla Model 3. Curiosamente, a casa de Wolfsburg diz que o maior mercado será a… China. Mesmo que seja vendido a nível global. Outra das novidades para 2023.

Como leitura de final de ano, aqui ficam alguns pormenores dos principais lançamentos de 2023.

Enfim, o ano de 2023 não será fácil para ninguém. Nem para si, nem para nós e muito menos para os CEO dos diversos grupos europeus e internacionais.

No Velho Continente agudiza-se a subida dos preços e há quem diga que o mercado vai comprimir-se ao nível da pandemia. Veremos.

BMW

O novo Série 5 vai chegar em 2023, tem como base a plataformas CLAR do grupo alemão, ou seja, manterá à tração traseira e os motores de combustão interna ajudados pela hibridização. Aliás, o sistema híbrido Plug-In do SUV XM pode aparecer debaixo do capot do Série 5.

BMW SERIE5 PROTO

Por outro lado, a BMW vai lançar o XM, o primeiro produto totalmente BMW M desde o BMW M1 há cinco décadas. Será, claro, um SUV, e terá como ambição encarar modelos como o Aston Martin DBX ou o Lamborghini Urus.

BMW XM 1

FERRARI

O Purosangue, primeiro modelo SUV e primeiro Ferrari de quatro portas, vai, finalmente, chegar aos clientes europeus no segundo trimestre de 2023. Em Itália os preços arrancam nos 390 mil euros (!) sendo o segundo carro mais caro da casa de Maranello, logo a seguir ao SF90. O modelo tem um motor V12, chega aos 310 km/h e dos 0-100 km/h em 3,3 segundos. Um SUV espigadote…

FIAT

Feitos na mesma fábrica da Stellantis em Tychy, na Polónia, o Jeep Avenger e o SUV compacto da Fiat serão lançados em 2023. O segundo terá as mesmas versões do Jeep, ou seja, terá motorizações convencionais e elétrica. Uma receita já conhecida do Fiat 500X.

FORD

O Escape Livre já o anunciou. É a principal novidade para 2023 por parte da Ford. Falamos do novo Explorer Sport, modelo 100% elétrico feito com base na plataforma MEB da Volkswagen. O nome ainda não está totalmente fechado, tal como as características finais. Mas a Ford já veio dizer que o modelo terá uma autonomia de 500 km.

ford meb ev front three quarter

JEEP

Já revelámos o Avenger, modelo 100% elétrico que, curiosamente (ou talvez não) terá motorizações térmicas em Espanha e Itália. Será fabricado na Polónia em Tychy.

JEEP AVENGER 08

HONDA

Depois do HR-V, chega a vez de um SUV compacto, que se vem posicionar entre o HR-V e o CR-V. Será um modelo apenas disponível com mecânica híbrida. Depois lançará o e:Ny1, um SUV pequeno que é uma espécie de redução à escala do HR-V. Este rivalizará com modelos como o Hyundai Kauai ou o chinês MG ZS.

Honda e Ny1

Por outro lado, está a caminho a renovação do CR-V que será oferecido com mecânica híbrida e híbrida Plug-In. Esta será uma novidade absoluta na Europa para modelos da Honda.

HYUNDAI

O Escape Livre já revelou o novo Kauai que terá um estilo totalmente diferente, que manterá a oferta total, ou seja, motores de combustão interna, híbridos e uma variante 100% elétrica. Cada grupo de propulsores corresponderá a um estilo individualizado.

HYUNDAI KAUAI 2023

O IONIQ 6 vai, finalmente, ser colocado à venda. O rival do Model 3 da Tesla está focado na aerodinâmica, mantendo a plataforma do IONIQ 5 e do Kia EV6, a e-GMP. Com a ajuda da aerodinâmica, a bateria de 77 kWh proporcionará autonomia rondará os 630 km.

HYUNDAI IONIQ6

MASERATI

Há uma boa e uma má notícia para quem gosta do Maserati GranTurismo. A primeira é que, finalmente, um novo GranTurismo, com motores de combustão interna e uma versão 100% elétrica. A má notícia é que o carro vai encostar-se aos 200 mil euros de preço, 50 mil mais que o anterior modelo descontinuado em 2019.

maserati granturismo modena front left 2

MERCEDES

A Mercedes-Benz tem preparadas várias novidades para 2023. O novo ano verá a chegada da nova geração do Classe E com versões berlina e carrinha. Terá um híbrido Plug-In com uma bateria de 28,6 kWh que oferecerá uma autonomia em modo elétrico generosa. Por outro lado, o SUV 100% elétrico EQE deverá começar as vendas já nos primeiros dias de 2023. O SUV de generosas dimensões já está em produção na fábrica da Mercedes no Alabama. O modelo terá uma bateria de 90 kWh e uma autonomia de 590 km, homologada segundo o ciclo WLTP.

mercedes classe e

MINI

Com a produção a passar dos Países Baixos para a Alemanha (Leipzig), o Countryman vai conhecer nova versão que, pela primeira vez, terá uma variante 100% elétrica, lado a lado com os modelos com motor de combustão interna. O MINI também vai conhecer nova geração com o modelo 100% elétrico a ser feito na China e o com motores de combustão no Reino Unido, em Oxford.

MINI Countryman

OPEL

O Opel Astra recebe a sua versão 100% elétrica, a mesma que é usada no e-308, ou seja, uma bateria de 54 kWh que oferece 416 km de autonomia. O carro vai surgir, lado a lado, com a carrinha.

OPEL E ASTRA

PEUGEOT

Finalmente é tempo de surgir o substituto do 3008. Será em 2023, mas a Peugeot tem estado a guardar segredo. Sabemos, porque é apenas senso comum, que terá versões híbrida Plug-In e o motor 1.2 litros a gasolina.

Peugeot 3008 2022

RENAULT

O Espace continua a deixar saudades nos adeptos dos monovolumes que tiveram de trocar os seus adorados modelos pelos SUV. A Renault está a tentar recuperar o Espace através de uma solução antiga: alongar o SUV Austral e oferecer-lhe sete lugares. As mecânicas serão as mesmas e, muito provavelmente, terá sido esse o modelo que apanhámos camuflado e em testes em Portugal no passado mês de novembro.

renault grand austral 1

SKODA

A Skoda terá, em 2023, um novo Superb. Feito com base no novo Passat, chegará em 2023, terá motorizações híbridas e convencionais e será produzido na Eslováquia e não em Mlada Boleslav. Mais detalhes ainda não há.

TOYOTA

Debaixo do chapéu bZ – a sub-marca para modelos 100% elétricos – a Toyota continua a sua ofensiva elétrica no Velho Continente e em 2023 vai revelar um pequeno SUV elétrico para lutar com o Hyundai Kauai, Opel Mokka, Peugeot 2008 e outros. Detalhes só mais próximo do lançamento.

TOYOTA BZ COMPACT

VOLKSWAGEN

É a principal novidade para 2023 por parte da Volkswagen. Deverá chamar-se ID.7, será revelado no CES (Consumer Eletronics Show) 2023, em Las Vegas em janeiro. Ficou conhecido como ID.Aero, será construído sobre a plataforma MEB e terá versões de quatro portas e carrinha. É o grande rival do Tesla Model 3, utilizará uma bateria de 77 kWh e segundo o protocolo WLTP, terá uma autonomia de 620 km. Entretanto, o Passat conhecerá nova geração que manterá as versões berlina e carrinha, apresentada em 2023, mas só à venda em 2024. Como referimos acima, o Passat será a base do Skoda Superb.

VW ID.7 1

VOLVO

O já conhecido EX90 estará à venda em 2023, estreia uma plataforma 100% elétrica e com uma enorme bateria de 111 kWh terá uma autonomia até 600 km. Por outro lado, o interior oferece um ecrã de 15 polegadas alimentado pelo sistema Android da Google.

VOLVO EX90 5