Toyota vai aumentar preços na Europa… e em Portugal!

A Toyota vai aumentar os preços dos seus modelos nos Estados Unidos da América e na Europa para estancar a hemorragia financeira que em estado a afetar as suas contas.

A Toyota vai aumentar os preços dos seus modelos nos Estados Unidos da América e na Europa para estancar a hemorragia financeira que em estado a afetar as suas contas. A margem de lucro operacional caiu de 9,9% em 2021 para 6,6% após os três primeiros trimestres e o lucro líquido caiu 21% para 3 mil milhões de dólares. Única nota positiva foi o aumento das receitas que passou os 63,8 mil milhões de dólares. Mas este benefício deveu-se, na maioria, às taxas de cambio favoráveis.

A Toyota vai aumentar os preços na Europa, pois, não há que encaixar um prejuízo operacional de massivos 77,2 milhões de ienes, qualquer coisa como 530 milhões de euros!

Toyota vai aumentar

Tudo isto por conta da crise dos semicondutores e, claro, da galopante inflação que assola o Velho Continente. A resposta dos altos quadros da Toyota foi simples: aumentar os preços nas regiões mais afetadas. Como os EUA também conheceram um prejuízo operacional de 172,3 milhões de dólares, o aumento de preços será nos EUA e na Europa.

Segundo Jun Nagata, responsável pela comunicação da Toyota, “temos estado a dar voltas à cabeça para encontrar uma solução para esta situação com um nivelamento de preços aceitável. E vamos refletir muito antes de os aumentar!”

Queremos manter a nossa boa imagem e os preços dentro de limites aceitáveis.

Jun Nagata, responsável comunicação Toyota

Produção significativamente inferior

A Toyota espera produzir 9,2 milhões de veículos até março de 2023 (fim do ano fiscal de 2022), menos meio milhão que o previsto o ano passado. A crise dos semicondutores é grande contribuinte para esta situação que leva a Toyota a aumentar preços.

Mas, segundo Kazunari Kumakura, responsável pelas compras do grupo Toyota, “o pior já passou e dos mil semicondutores que são usados nos veículos, são já poucos os que estão em falta e podemos identificar caso a caso os de maior risco.”

Tentamos o contacto com a Toyota Caetano Portugal para avaliar qual o aumento que os preços em Portugal podem sofrer, mas até ao momento não foi possível escutar uma reação dos responsáveis portugueses sobre este assunto. Porém, os preços vão aumentar em Portugal, também.

Toyota Land Cruiser 70. Conduzimos o ícone que não pode circular em Portugal!

Descontinuado na Europa e nos EUA, o Land Cruiser 70 continua uma referência em África. Fomos experimentá-lo, em Portugal, na versão V8!

Ler mais