Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia cumpre 15º aniversário com atraentes iniciativas

O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, projeto do Clube Escape Livre com o Município de Gouveia celebra 15 anos de existência.

O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia é um projeto do Clube Escape Livre despoletado pelo colecionador Fernando Taborda e que encontrou apoio na Câmara Municipal de Gouveia. Em 2007 nascia o, ainda hoje, único museu dedicado à miniatura automóvel que cumpre 15 anos de existência.

O Clube Escape Livre ao longo das suas décadas de existência tem acolhido ideias pouco comuns e desafios que alguns encaram como utópicos. Uma dessas ideias surgiu de um repto lançado pelo colecionador Fernando Taborda. E qual era o projeto? Encontrar uma forma de expor as suas muitas miniaturas de automóveis de estrada e competição.

O presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, encarou o desafio e rapidamente nasceu a ideia de um Museu que recebeu acolhimento por parte da Câmara Municipal de Gouveia. Estávamos em 2007 quando nasceu o Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia que, volvidos 15 anos, continua bem vivo e a ser único em Portugal.

Quinze anos é muito tempo e muitas coleções que já passaram pelo Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia. E para celebrar condignamente este aniversário, o Clube Escape Livre e o Município de Gouveia prepararam um programa dividido em dois momentos significativos, não só pela oportunidade de visitar o espaço do museu, mas pelas exposições e conferências previstas.

O primeiro momento decorreu no dia 24 de novembro. Para além do Dia Aberto do Museu da Miniatura Automóvel, esteve exposto um Renault 5 Turbo à escala 1:8 dentro das instalações do museu e nos Paços do Concelho, um Opel Kapitan de 1958.

15 ANOS MUSEU DA MINIATURA AUTOMOVEL DE GOUVEIA 2

O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia celebra o seu 15º aniversário!

Foram levadas a cabo exposições de miniaturas das 24 Horas de Le Mans, Mundial de Ralis e Evolução do Automóvel. Os visitantes tiveram a oportunidade, ainda, de experimentar pistas de Slot.

O segundo momento, que casa com o 15º aniversário do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, realizar-se-á no dia 10 de dezembro. Para lá das visitas guiadas ao museu, a apresentação de duas novas Coleções Temporárias (Carros Brasileiros e Carros de Assistência de Le Mans) e a Homenagem aos Colecionadores, o ponto alto das comemorações será uma conferência.

Subordinada ao tema “100 Anos das 24 Horas de Le Mans”, terá como convidados o Diretor de Corrida da prova francesa, Eduardo Freitas, os pilotos Manuel e Pedro Mello Breyner, que participaram na clássica gaulesa, e Hélder de Sousa, decano jornalista ligado ao desporto automóvel e também piloto.

Esta conferência será realizada no Mercado Municipal a partir das 15h e promete ser uma verdadeira tertúlia sobre as 24 Horas de Le Mans, sobre o mundo da miniatura automóvel e sobre a competição em geral.

«O orgulho que sentimos pelo caminho que, ao longo de 36 anos de Clube e quase 50 anos de programa, o Escape Livre percorreu. A par da Cápsula do Tempo Guarda 2050, o Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia é uma ideia que desenvolvemos num trabalho que soube reunir os parceiros certos para o sucesso. E estes 15 anos provam que era uma ideia ganhadora e muito importante para o interior e para a cidade de Gouveia.»

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre