Museu da miniatura automóvel de Gouveia faz 15 anos

No Museo de Historia de la Automocion de Salamanca apresentou-se o programa celebrativo dos 15 anos do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia

Em Espanha, no Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, foi apresentado, perante grande número de jornalistas e convidados, o programa das celebrações dos 15 anos do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, previsto para 10 de dezembro.

O Clube Escape Livre recebeu o repto do colecionador Fernando Taborda para expor as suas miniaturas automóveis. Mas, entendeu que a melhor solução para o futuro seria criar um Museu, ideia acolhida pela Câmara de Gouveia. E assim, em 2007, nasceu aquele que é, ainda hoje, o único Museu da Miniatura Automóvel em Portugal.

Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia e o Museo de Historia de la Automocion de Salamanca, são espaços de excelência dedicados ao automóvel, são amigos e parceiros em várias atividades pelo que no ano do 20º aniversário do Museu de Salamanca e simultaneamente do 15º aniversário do Museu de Gouveia nada melhor que estreitar ainda mais os laços.

«Ao longo de 36 anos de Clube e quase 50 anos de programa quando olhamos para trás sentimos orgulho pelo caminho percorrido pelo Escape Livre. Tal como a Cápsula do Tempo Guarda 2050, o Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia é também ideia que desenvolvemos num trabalho que soube reunir os parceiros certos para o sucesso.»

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

A conferência de aniversário decorreu em Salamanca

Na conferência de imprensa que decorreu no MHAS estiveram presentes o Presidente da Câmara de Gouveia, Luis Tadeu, o presidente do Ayuntamiento de Salamanca, Carlos Carbayo, o Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, o diretor do MHAS, Luis Mata e os colecionadores, Fernando Taborda, Mário Costa e João Vale.

«Que estes dois museus, para além do património automobilístico que representam, sejam também espelho da própria evolução do relacionamento das pessoas com os automóveis.»

Luís Tadeu, Presidente da Câmara de Gouveia

Na ocasião foi inaugurada, e vai ficar patente em Salamanca até dezembro, uma exposição temporária de miniaturas alusivas às 24 horas de Le Mans que, em 2023, celebram o seu centenário e cujo diretor de prova, o português Eduardo Freitas, é um dos convidados de honra para as comemorações e para participar na conferência dos 15 anos, que terá ainda outros nomes importantes e bem conhecidos na área dos pilotos e jornalistas ligados a Le Mans.

banner innovation 2em1 1170x150

A conferência e a inauguração de duas novas exposições em Gouveia são os momentos altos das celebrações dos 15 anos, agendadas para 10 de dezembro na cidade portuguesa.

«A evolução constante do Museu de Salamanca a atingir em breve 1 milhão de visitantes e a oportunidade de o Museu amigo de Gouveia, com a colaboração do Clube Escape Livre expor uma coleção de miniaturas automóveis para dar início às celebrações dos 15 anos.»

Carlos Carbayo, Alcalde de Salamanca

MHAS e Escape Livre anunciam ações conjuntas em 2023

Na ocasião, Luís Mata, diretor do Museu de Salamanca e Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre divulgaram os eventos de automóveis clássicos em que serão parceiros no próximo ano. O Classic Cars Tour terá lugar de 16 a 18 de junho começando em Trancoso, Portugal e terminado em Salamanca, Espanha. Também o Circuito das Beiras, que celebra os 120 anos da primeira prova automóvel por etapas em Portugal e marcada para 14 a 17 de setembro, terá a presença do MHAS. Duas iniciativas em que ambas as entidades estão empenhadas na presença de participantes de ambos os lados da fronteira.