Marzagão, a Cidadela Portuguesa do Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos 2022

O último dia antes do regresso a Portugal leva o Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos 2022 até Casablanca.

Depois de um dia para descansar e aproveitar o melhor da cosmopolita Marraquexe, a caravana do Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos 2022 voltou aos carros para seguir até à costa.

O destino final será Casablanca, mas, pelo caminho, tempo para visitar El Jadida, antiga cidade Portuguesa de Mazagão.

A caminho do mar

Assim, à medida que nos aproximamos da costa Atlântica, as elevadas temperaturas do interior de Marrocos começam a dar tréguas.

Mais duas centenas de quilómetros depois, chegamos a El Jadida para almoçar. Assim, com 26ºC e as energias repostas, aproveitamos o início da tarde para visitar a Cidadela Portuguesa, antiga Mazagão.

Vestígios de um Portugal de outras eras

Depois de atravessar a porta de entrada para a cidadela, estacionamos a caravana de 4×4, liderada pelos Dacia Duster, na Praça do Terreiro. Dessa forma, percorrendo as ruas da cidadela podemos ver as antigas muralhas e baluartes, a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação e a espetacular Cisterna.

Infelizmente, os efeitos da pandemia ainda se fazem sentir aqui, e a Cisterna ainda se encontrava fechada aos visitantes. Assim, fica o desejo de voltar para visitar esse monumento que foi inspiração de Orson Welles e Francis Ford Coppola, que aqui filmaram cenas irónicas de alguns dos seus filmes. Assim, era altura para rumar até Casablanca para terminar o dia.

Casablanca e um adeus

O jantar em Casablanca assinala o final desta expedição de 9 dias a Marrocos. Amanhã, o grupo volta a separar-se entre os que regressam a Portugal nos seus automóveis, seguindo para Tânger para apanhar o barco até Tarifa. E os que regressam de avião até Lisboa.

Uma aventura inesquecível

Em suma, o sucesso desta viagem resulta de uma combinação de três factores fundamentais. Primeiro, a beleza natural deste país de contrastes. Do mar à montanha, dos planaltos ao deserto, da história à cultura. Depois, a dedicação da organização que, como sempre, procura fazer todos os esforços para proporcionar uma experiência única a todos, mesmo num país com tantos imprevistos como Marrocos. E, terceiro, mas mais importante, o espírito de aventura das mais de 55 pessoas que fizeram parte desta expedição. Por isso, temos a certeza de que cada um guardará na memória está viagem e, além de muitas recordações na bagagem, leve consigo muitas histórias para contar.

Obrigado a todos, obrigado a si por nos acompanhar desse lado e até breve!

ELM ATLAS

Como foi em 2019?

edição de 2019 do Bridgestone / First Stop Off-Road Marrocos não deixou ninguém indiferente. E se quer ter uma ideia do que é viver esta aventura, descubra tudo na edição especial da Escape Livre Magazine – Corações do Atlas que pode ver aqui.