Mesmo em competição, Fairplay foi rei no Drift de Pinhel!

No Drift de Pinhel 2022 o Fairplay foi rei e mostrou que no espírito de competição há sempre espaço para entre-ajuda entre colegas pilotos.

Azares e contratempos acontecem em todas as provas desportivas. Ainda assim, alguns conseguem ser “rapidamente” resolvidos e permitem que pilotos e máquinas se façam novamente à pista. Já outros podem ditar o afastamento, muitas vezes prematuros, de um piloto em prova.

E foi precisamente isso que aconteceu ao piloto suíço, Michael Perrottet, no Drift de Pinhel 2022.

Um azar irreparável, ou quase…

Assim, durante os treinos livres noturnos na Cidade Falcão, o piloto do Nissan partiu a direção assistida. Um “azar” que o iria retirar da competição no dia seguinte. Uma situação decepcionante para o piloto que veio de tão longe para competir no Drift de Pinhel.

Felizmente, esse azar não retirou Michael Perrottet da prova. E tudo graças a uma magnífica atitude de outro colega piloto, Armindo Martins.

Uma ajuda preciosa

O piloto de Braga, ao saber do sucedido, fez o que muitos julgariam impensável. Assim, pegou no seu carro e, na companhia de Nuno da Silva, júri de Drift no Campeonato Francês e presença habitual em Pinhel, conduziram noite dentro até Braga para ir à oficina de Armindo buscar uma peça que permitiria arranjar a direção do piloto suíço.

Uma viagem de ida e volta de cerca de 600 km, feita depois de um dia de treinos intenso. 

Um gesto que ganha ainda outra dimensão, considerando que Armindo Martins estava na luta direta pela vitória absoluta no Campeonato Nacional de Drift. Assim, abdicando de precioso tempo de descanso e trabalho no seu Nissan 350Z, Armindo teve um verdadeiro gesto de Fair Play com o seu colega Perrottet. Ou seja, para nós é o verdadeiro campeão deste Drift de Pinhel.

O primeiro dia do Drift de Pinhel 2022

O som dos motores ecoou no Drift de Pinhel 2022. O público respondeu e os pilotos proporcionaram espetáculo até altas horas da noite.

Ler mais

Uma atitude de verdadeiro fairplay

Assim, esta atitude mostra que, mesmo no calor da competição, onde cada segundo conta, o espírito de camaradagem e entre-ajuda está bem vivo no seio do Drift de Pinhel 2022.

Entretanto, Armindo Martins e Michael Perrottet enfrentaram-se pela luta na vitória da Taça Intercontinental em Pinhel, tendo o primeiro levado a melhor. Mas seja como for, o Clube Escape Livre destaca o Fair Play como o grande vencedor do Drift de Pinhel 2022.

Armindo Martins faz a dobradinha em Pinhel ao vencer a prova e a Taça Intercontinental

Dois dias de corridas, duas provas, um grande vencedor! Armindo Martins venceu o Drift de Pinhel 2022 e a Taça Intercontinental!

Ler mais

Prémio Fairplay Daniel Saraiva

Além desta atitude de Armindo Martins, que mereceu uma distinção especial da organização, são muitos os pilotos que nos brindam com atitudes de verdadeira camaradagem. E, como habitualmente, todos os anos o Clube Escape Livre atribuiu ainda, no Drift de Pinhel, o Prémio Fairplay Daniel Saraiva, em homenagem ao piloto da Guarda.

Este ano, a distinção coube a José Magalhães, que, mesmo com o risco de um toque estragar todo o seu Campeonato Nacional, prontamente ofereceu o seu carro ao piloto brasileiro Bruno Bar (já que a viatura prevista para ele correr teve um acidente antes da prova) para que este pudesse participar na prova de Pinhel.