Trocámos o Volvo XC40 P8 Recharge pelo mais acessível P6! O que muda?

Continuamos o nosso ano 100% elétrico, agora a bordo do XC40 P6 Recharge. Mas o que muda no mais acessível dos elétricos da marca sueca? Venha descobrir.

Depois de mais de 10 000 km percorridos a bordo da versão P8, chegou a altura de trocar de companheiro de aventura. Assim, os próximos quilómetros vão ser percorridos com a versão P6 do Volvo XC40 Recharge, o modelo mais acessível da gama elétrica da Volvo.

VolvoXC40P6Recharge145

O que muda no Volvo XC40 P6 Recharge?

Por fora não parece diferente, só na cor! E, por dentro, também pouco muda. Assim, a grande diferença está no motor. E, com isso, no comportamento e nos consumos.

Ao contrário do Volvo XC40 P8, que conta com dois motores elétricos e tração integral, este XC40 P6 Recharge vem equipado apenas com um motor elétrico no eixo frontal. Este SUV de tração dianteira tem assim um único motor debitar 231cv (pouco mais de metade da versão mais potente), com 330 Nm de binário, que o leva dos 0 aos 100km/h em 7,4s. Apenas mais 2,5s que o P8!

O Volvo XC40 P6 Recharge promete consumos inferiores à versão P8, mas com uma bateria inferior será que consegue mais autonomia?

Com velocidade máxima limitada a 160 km/h, o Volvo XC40 P6 Recharge anuncia uma autonomia WLTP de 400 km. Dessa forma, vem equipado com uma bateria de 69 kWh (com apenas 67 kWh úteis) – inferior à do P8 que é de 78 kWh (75 kWh úteis).

Versões Plus e Pro do Volvo XC40 P6 Recharge

Os Volvo XC40 Recharge estão disponíveis com duas versões de equipamento. A versão de entrada, designada Plus, começa nos 49 535€. Esta versão conta com ar-condicionado de duas zonas, sistemas de assistência à condução incluindo ajuda de manutenção na faixa de rodagem, aviso de ângulo morto, câmara traseira e sensores de estacionamento frontais e traseiros.

VolvoXC40P6RechargeB65

Já nós, temos connosco a versão Pro do Volvo XC40 P6 Recharge. Em resumo, esta versão, acrescenta teto panorâmico, câmara 360º e sistema de áudio Harman Kardon. Incluindo o extra da pintura Vermelho Fusion, o preço do “nosso” P6 é de 54 878€. Ainda assim bem mais acessíveis do que os cerca de 75 mil euros do nosso primeiro XC40.

Tempos de carregamento?

A marca anuncia um carregamento de 32 minutos para 80% de bateria num posto DC de 150 kW (o máximo permitido pelo carro). Ainda assim, num posto AC de 11 kW, os mesmos 80% são atingidos em 7h.

VolvoXC40P6RechargeB12

Quanto aos carregamentos “em casa”, continuamos a confiar no nosso carregador da ADN Energy que nos permite carregar em alguns casos a 3,5 kW em tomada doméstica normal, e noutros a 7,4 kW. No primeiro cenário demoramos 15h a carregar dos 0% aos 80% e, em cada período bi-horário (das 22h às 8h), recuperamos cerca de 55% da bateria. Além disso, esta alternativa às Wallboxes Domésticas também nos permite levá-la para qualquer lado, já que pode ser instalada em fomato de portabilidade!

As nossas expectativas para o Volvo XC40 P6 Recharge?

A primeira coisa que esperamos é que os consumos deste P6 sejam inferiores aos do P8 que, por sinal, estão longe de ser referência. Se isto se vai traduzir em mais autonomia real? Talvez não, já que a capacidade da bateria também é inferior. Ou pelo menos não em todos os tipos de circuitos, sobretudo em autoestrada não será muito diferente. Mas numa condução exclusiva em cidade talvez nos surpreenda!

VolvoXC40P6RechargeB49

Com apenas tração dianteira, a capacidade fora de estrada também está reduzida. E, com menos quase 200 cv de potência, a dinâmica também será diferente. Mas, o que se poderá perder em aceleração e resposta (face ao P8, naturalmente), esperamos ganhar em suavidade e eficiência energética.

Primeiro teste?

Agora, a primeira coisa a fazer é, naturalmente, levar o Volvo XC40 P6 Recharge até à cidade da Guarda! E, para isso, enfrentar o desafio mais agreste para os elétricos: mais de 300 km de autoestrada e uma grande subida até à cidade mais alta, tal como fizemos com o Volvo XC40 P8. Vamos lá a isso.

Pub ADN Energy leaderboard