Honda Civic Type R celebra 25 anos com novo modelo

O Honda Civic Type R celebra 25 anos de vida com um novo modelo. Muitas novidades e um estilo talvez mais… consensual!

O Honda Civic Type R celebra 25 anos de vida dentro de uma gama que comemora 50 anos de existência. E as prendas vão ser oferecidas pela casa japonesa. Uma nova geração do Civic Type R que estará disponível no arranque de 2023 e, inevitavelmente, com um novo recorde de volta. Não, não foi no Nürburgring, mas sim no traçado propriedade da Honda, Suzuka.

A Honda reclama ter modificado de fio a pavio a nova geração do Civic Type R para o tornar na nova referência para os desportivos. Diz a casa japonesa que o novo modelo foi concebido para proporcionar a mais estimulante experiência ao volante de um Type R conhecida até hoje.

HONDA CIVIC TYPER 2023 4

25 anos de emoções

Para cumprir todos os objetivos traçados para esta nova versão do Honda Civic TypeR, os engenheiros do projeto aperfeiçoaram todos os aspetos do estilo ao desempenho aerodinâmico, passando pelo peso e pela mecânica.

As mudanças feitas no motor criaram um carro mais reativo. Aliás, o vice-presidente da Honda Motor Europe, Tom Gardner, referiu que “com o novíssimo Civic Type R, os engenheiros da Honda cumpriram novamente o nosso objetivo de criar a experiência de condução mais gratificante no segmento de hatchback de desempenho.”

Acrescentou que “através de avanços excecionais e da aplicação de tecnologias derivadas do desporto automóvel, excedemos as capacidades até da versão despojada e leve do modelo anterior. Foi esta dedicação à excelência de desempenho que tornou o Civic TypeR tão popular entre os puristas de condução durante 25 anos.”

Performance afinada para maior rigor

O Honda Civic Type R celebra 25 anos e está, naturalmente, baseado no novo Honda Civic que cumpre 50 anos. O carro está mais baixo e largo que o anterior. As jantes são de 19 polegadas e as cavas das rodas estão desenhadas de forma diferente. Tudo para serem eficazes e muito menos exuberantes que no último modelo. Os pneus continuam a ser os excelentes Michelin Pilot Sport 4S.

Desenvolvido sob o conceito “Ultimate Sports Design”: a expressão máxima para um carro desportivo de elevadas prestações com tração dianteira.

Type R com estilo mais… discreto!

O estilo, diz a Honda, transmite uma sensação de unidade. Acrescentamos nós que o Civic Type R está mais eficaz sendo muito menos espalhafatoso.

Detalhes cuidadosamente estudados nos para choques dianteiro e traseiro, detalhes como a integração dos alargamentos das cavas das rodas ou dos para choques. Mas há mais pormenores.

As aberturas atrás das rodas dianteiras, necessárias para um bom desempenho aerodinâmico, estão pensadas para ajudar ao equilíbrio de estilo do carro. O mesmo se passou com o difusor, funcional,traseiro. O spoiler traseiro também é funcional sendo mais baixo e largo que o anterior, mas mais bem integrado. Os suportes são em alumínio.

O novo Civic Type R manterá o Branco “Championship” como uma das cores oferecidas adicionam um vermelho sólido “Rallye Red”, um azul “Racing Blue”, um preto “Crystal Black” e um cinzento “Grey Pearls”.

A FUNDO com o Type R da Civic Atomic Cup no Autódromo do Algarve!

Foi no Autódromo de Portimão que me sentei ao volante do Honda Civic Type R de troféu para espremer tudo até para lá das 8000 rpm!

Ler mais

Interior com muitas mudanças

A Honda parou com as experiências no habitáculo e o Civic tem, agora, um interior “normal”, até com bom gosto. Mantendo todas as qualidades exaltadas pela Honda no novo modelo, o Civic Type R adiciona detalhes sumarentos.

O condutor fica sentado mais baixo, mas com maior visibilidade graças ao capot mergulhante. Por outro lado, houve um esforço para minimizar os ângulos mortos e reduzir os elementos refletivos para melhor visibilidade.

Simultaneamente, há bancos desportivos novos forrados em material semelhante a pele virada (camurça) com muito apoio.

Civic Type R 2022 com diversos modos de condução

O condutor pode optar por diversos modos de condução pré-definidos que influem no motor, direção, suspensão e som do motor.

Para lá dos modos Comfort, Sport e R+, a Honda adicionou um novo modo “Individual” que permite total personalização da experiência de condução.

Paralelamente, a Honda vai disponibilizar o “LogR”. Um sistema de aquisição de dados que foi muito melhorado para surgir neste Civic Type R. Com sensores espalhados pelo carro e com monitorização no “smartphone” permite registar muitos parâmetros do veículo.

As principais características são o cronómetro com volta a volta, círculo de fricção dos pneus com registo de forças G, visualização do movimento em 3D e uma função de pontuação. Este modo permite ir evoluindo a sua condução e poder comparar com os amigos as suas prestações em pista.

Motorização é a mesma… mas evoluída

O motor do novo Honda Civic Type R 2022 está baseado no bloco do anterior modelo, mas com várias alterações. Desde logo um novo turbocompressor, dotado de uma carcaça compacta para melhorar a eficiência. Depois, a turbina tem mais lâminas e a forma foi otimizada para aumentar a potência e melhorar o fluxo de ar.

Juntaram a tudo isto um escape revisto de elevada eficiência que funciona em paralelo com a política de baixo peso para oferecer uma relação peso/potência excecional. 

A caixa continua a ser manual com seis velocidades, a mesma da anterior geração. Utiliza um sistema de correspondência da aceleração (faz o “ponta-tacão” por nós).

No que toca ao sistema de travagem, a Brembo volta a encarregar-se de tudo com discos de duas peças com ventilação melhorada que oferece melhor potência e resistência à fadiga.

Entrei em 2021 A FUNDO com o Honda Civic Type R

O Honda Civic Type R é dos melhores desportivos da atualidade ainda que, apesar de toda a aparência, lhe falte alguma magia para nos apaixonar

Ler mais