A nova viagem da Mercedes-Benz começa no Oceanic Lounge

O Mercedes-Benz Oceanic Lounge, nas Docas em Lisboa, é o novo centro de experiências da marca alemã, continuando a sua aposta em iniciativas sustentáveis, rumo à descarbonização.

À porta do Tejo e virado para o Atlântico, o novo Mercedes-Benz Oceanic Lounge abriu as portas nas Docas de Lisboa. No seguimento do EQ Lounge que a marca criou na Nazaré, também este espaço promete proporcionar experiências náuticas com o objetivo claro que consciencializar as pessoas para a preservação das nossas águas.

Um novo espaço de experiências Mercedes-Benz

O novo espaço, no Armazém 17 da Doca de Santo Amaro, é uma “tela em branco”, como contava Jorge Aguiar, Diretor de Marketing da Mercedes-Benz. Toda a decoração do espaço irá ser criada pelo coletivo Skeleton Sea, um conjunto de artistas que utilizam lixo e destroços recolhidos do mar e das praias para criar obras de arte. Desta forma, à medida que a marca vai desenvolvendo as suas atividades aqui, o espaço irá, organicamente, ganhar vida e construir a sua identidade.

Este projeto é mais uma iniciativa da plataforma de sustentabilidade da marca alemã, onde se incluem também a 1ª Volta Elétrica a Portugal, realizada em 2021 com o Mercedes EQA e o desafio 1ZERO2, que levou já este ano o Mercedes EQS a percorrer toda a Estrada Nacional 2 com apenas uma carga.

A ambição da marca alemã

Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz em Portugal, aproveitou o momento para apresentar a visão estratégica da marca que passa já pela ambição de atingir a neutralidade carbónica em 2039. Para lá chegar, a marca pretende ter uma frota 100% elétrica ainda esta década, onde se incluem já todos os novos modelos desportivos Mercedes-AMG e os modelos ultraluxuosos Mercedes-Maybach.

Nos próximos 4 anos, a Mercedes-Benz prevê um investimento de 60 mil milhões de euros para alcançar os seus objetivos.

Holger Marquardt revelou ainda que a marca prevê ter em funcionamento já em 2023 uma fábrica na Alemanha para a reciclagem de baterias elétricas que terá como principais objetivos a reutilização de alguns componentes-chave das baterias e a sua adaptação para armazenamento de energia em edifícios – à semelhança do que já acontece no EQ Lounge da Nazaré, um edifício com energia 100% limpa proveniente de painéis solares e armazenada em antigas baterias de Mercedes Classe B elétricos. Este “é o primeiro passo para dar às baterias dos carros uma segunda vida”, concluiu.

A nossa ambição é atingir a neutralidade carbónica em 2039 e vamos tornar-nos numa marca totalmente elétrica ainda nesta década.

Holger Marquardt, CEO Mercedes-Benz Portugal

O que é o Mercedes-Benz Oceanic Lounge?

O novo Mercedes-Benz Oceanic Lounge promete ser assim mais um pilar de sustentabilidade da marca alemã. Será um espaço para conversas, workshops e experiências ligadas à proteção dos oceanos onde se pretende criar uma consciência global na comunidade. Uma vontade refletida na equipa residente, onde se incluem 3 Biólogos Marinhos e uma Zoóloga.

Não há luxo sem sustentabilidade e a Mercedes-Benz vai continuar esta viagem que começámos há 10 na Nazaré aqui no Oceanic Lounge, nas Docas em Lisboa

Jorge Aguiar, Diretor de Marketing da Mercedes-Benz

Para concretizar esta iniciativa, a Mercedes encontrou na Terra Incógnita e no Oceanário de Lisboa dois parceiros fundamentais. O conhecimento e infraestruturas náuticas do primeiro e a conhecimento científico do segundo, trazem para o Oceanic Lounge uma combinação única para criar esta narrativa de conservação dos Oceanos.

A emergência climática é tão grande que precisamos também de chegar aos adultos. Chegar apenas às futuras gerações não é suficiente.

Diogo Geraldes, Oceanário de Lisboa

Ações de elevada importância

Com o Oceanário de Lisboa, serão promovidas ações de formação ambiental, campanhas de proteção dos Golfinhos e saídas para limpeza das praias e do mar. Com a Terra Incógnita e a sua Escola de Vela e Navegação, o Mercedes-Benz Oceanic Lounge oferece experiências náuticas a bordo de vários veleiros, como regatas e Observação de Golfinhos, que hoje em dia já voltaram para as águas do Tejo.

Lisboa é a única Capital Europeia que tem Golfinhos a nadar nas margens da cidade.

Bernardo Queiroz, Terra Incógnita

“Para podermos proteger o Oceano, temos de o conhecer, de estar lá dentro.” Foi nesta frase dita por Jorge Aguiar durante a inauguração do Oceanic Lounge que a marca certamente se inspirou para criar estas experiências náuticas que hoje repetimos – sim, desta vez já tínhamos tido a oportunidade de as vivenciar em género de “ante-estreia” com as participantes do último She’s Mercedes Off Road Experience!

Velejar no Tejo é uma experiência única

Hoje, voltámos ao rio nos veleiros do Oceanic Lounge também com a companhia de Francisco Lufinha, célebre velejador português com vários recordes do mundo, que se juntou a nós e aproveitou para reforçar a mensagem que esteve na ordem do dia – “dependemos do mar para viver” e, por isso, temos todos de cuidar dele.

Temos de confessar que poder ver alguns dos lugares e monumentos icónicos da cidade de Lisboa do ponto de vista do rio Tejo é algo de extraordinário. A Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Maat. Tudo isso aliado a um barco à vela, que navega apenas com a energia do vento.

Marinheiros por uns instantes

Durante cerca de uma hora, pudemos velejar no Tejo, não apenas como “passageiros” mas como membros ativos da tripulação. Nestes barcos que levam oito tripulantes, o nosso “skipper” atribui tarefas a cada um, do leme ao manuseamento das velas, para que todos possam sentir, pelo menos por momentos, o que é ser um “marinheiro de água doce”. Uma experiência a repetir, apropriada para miúdos e graúdos.

Os clientes Mercedes-Benz vão poder usufruir de descontos em todas as experiências no Oceanic Lounge e, para a marca, não é o retorno financeiro que irá medir o sucesso deste projeto mas, antes, no número de pessoas que visitarem o espaço, participarem nas atividades e partilharem a mensagem de proteção dos Oceanos.