Volkswagen vai investir 10 mil milhões de euros em Espanha

A VW vai investir forte em Espanha, não só nas fábricas para as modificar rumo à eletrificação, mas também numa parceria com a Iberdrola.

A VW vai investir forte em Espanha, não só nas fábricas para as modificar rumo à eletrificação, mas também numa parceria com a Iberdrola. Em outras palavras, o grupo Volkswagen quer cobrir todas as bases e deitar mão a um parque de energia solar que poderá alimentar uma fábrica de baterias a construir perto de Valência. Um esforço que custará 10 mil milhões de euros de investimento. Ou seja, mais 3 mil milhões do que inicialmente previsto.

VW vai investir

Foi Herbert Diess, o CEO do grupo alemão quem anunciou que a VW vai investir 10 mil milhões de euros em Espanha. Foi também ele quem confirmou que este valor está 3 mil milhões acima do programado. E também foi Diess quem anunciou um acordo de parceria com a Iberdrola. Neste caso, o maior comercializador de energia de Espanha, que fará construir um parque de energia solar que vai cuidar de metade das necessidades da nova fábrica de baterias que será construída em Sagunto, arredores de Valência.

VW vai investir forte em Espanha

Em março, Herbert Diess tinha anunciado 7 mil milhões de euros de investimento na construção de uma fábrica de baterias e nas duas fábricas do grupo localizadas em Espanha, para a produção de veículos elétricos. Afinal, serão precisos 10 mil milhões de euros. E a VW vai investir todo esse dinheiro!

“Vamos eletrificar o segundo maior produtor europeu de automóveis (Espanha). Com uma nova gigafábrica de baterias e a produção de carros elétricos em duas fábricas.” Palavras de Herbert Diess em Sagunto, Espanha, onde o alemão se deslocou para ver o local juntamente com o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sanchez. 

Nesse sentido, o Grupo VW quer começar a construção da fábrica com capacidade de 40 GWh no primeiro trimestre de 2023, estando aprazado para 2026 a estreia de produção. Em 2030, a unidade de produção terá mais de 3 mil pessoas a trabalhar.

Em outras palavras, o grupo VW quer ter seis gigafábricas, em 2030, em todo o Velho Continente. O objetivo é alcançar os 240 GWh de capacidade.

Perante este facto, serão Skelleftea na Suécia, Salzgitter na Alemanha e Valência, em Espanha, quem vai receber o investimento da VW. Por outro lado, os restantes locais ainda são desconhecidos.