Scenic Vision mostra o futuro dos SUV elétricos da Renault

O Scenic Vision é um protótipo que deixa um vislumbre daquilo que será o futuro dos SIUV elétricos da Renault.

O Scenic Vision é um protótipo que deixa um vislumbre daquilo que será o futuro dos SUV elétricos da Renault. Além disso, mostra, também, o futuro das motorizações 100% elétricas alimentadas por célula de combustível de hidrogénio. Ou seja, um enorme passo em frente da Renault rumo ao futuro, tentando colocar atrás das costas todos os problemas que têm assolado o grupo gaulês.

O Scénic Vision permite olhar para o futuro através de um protótipo com um estilo não exageradamente ousado, mas onde os códigos da nova linguagem de estilo e a tecnologia avançada marcam presença evidente.

Scenic Vision

Scénic Vision é visão do futuro da Renault

“Antecipa aquilo que o Scenic será. Este é o futuro dos carros de produção em série da Renault!” palavras de Luca de Meo, CEO do grupo Renault, durante a apresentação do Scenic Vision.

Agora, o protótipo agora apresentado em Paris, exibe o esforço da Renault em ter uma gama de produtos sustentáveis e amigos do ambiente. Por isso mesmo, além da propulsão elétrica, utiliza 70% de materiais reciclados.

Por outro lado, exibe duas vertentes do futuro da mobilidade vista pela Renault: aposta nos SUV 100% elétricos e depósito de confiança na tecnologia do hidrogénio combinada com baterias modernas de iões de lítio.

Eventualmente, a versão de produção deste Scénic Vision deverá ver a luz do dia em 2024, ou seja, dois anos depois do Megane E-Tech Electric que acaba de ser lançado.

Será um SUV de generosas dimensões

O Scenic Vision tem 4990 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2835 mm, tendo rodas de 21 polegadas. Estas deverão manter-se no carro de série, pois a moda repousa no colo das jantes de generosas dimensões.

Além disso, terá como propulsor um motor elétrico de 160 kW que transmite a potência às rodas traseiras. A bateria tem capacidade de 40 kWh e a pilha de combustível de 16 kW. Um pequeno depósito de hidrogénio complementa o sistema.

Segundo a Renault, a autonomia será de 800 km com o reabastecimento de hidrogénio a demorar 5 minutos. Reclama a Renault que esta unidade de potência oferece menos 75% na pegada carbónica que um elétrico alimentado por baterias. Ainda por cima, o sistema pode funcionar com hidrogénio verde obtido de fontes renováveis de energia, seja eólica ou solar.

Scenic Vision com interior… futurista

Os designers da Renault quiseram otimizar o acesso ao Scenic Vision. As portas são do tipo concha e os bancos movem-se para trás, automaticamente, para facilitar o acesso. 

Nos ecrãs gigantes, há 10 “widgets” configuráveis dedicados a diferentes funções. Câmaras monitorizam os ocupantes para posicionar os ecrãs de forma a oferecer a melhor ergonomia. O volante é um “yoke”, ou seja, parece uma manche de avião e os airbags do tipo casulo estão colocados nos bancos para reduzir a massa e a complexidade do tabliê.