Peugeot 9X8 foi revelado em Portimão e vai-se estrear em Monza

O Peugeot 9X8 foi revelado em maqueta há um ano. Surgiu na versão final em Portimão. Vai cumprir a sua estreia em competição na prova do Campeonato do Mundo FIA de Resistência 2022 (WEC) a realizar em Monza no mês de julho

O Peugeot 9X8 foi revelado em maqueta há um ano. Surgiu agora na versão final em Portimão. Vai cumprir a sua estreia em competição na prova do Campeonato do Mundo FIA de Resistência 2022 (WEC) a realizar em Monza no mês de julho. Começa, assim, a contagem decrescente para a participação, oficial, da Peugeot no WEC e na edição do centenário das 24 Horas de Le Mans em 2023. 

A nova era da Peugeot no Mundial de Endurance arranca no dia 10 de julho com a participação nas 6 Horas de Monza. Isto depois de estar em Le Mans, mas apenas para levar aos adeptos da competição o 9X8, recordando as duas vitórias consecutivas do 905 em 1992 e 1993 e o sucesso do 908 em 2009.

PEUGEOT9X8 LEMANS1

Simultaneamente, será realizada uma exposição denominada “Allure – Le Mans” dedicada à presença da Peugeot em La Sarthe. Haverá um espaço dedicado no “paddock” onde estará a maqueta do 9X8 e uma loja para adquirir o “merchandising” do Team Peugeot Total Energies.

Peugeot 9X8 feito segundo o regulamento LMH

A casa francesa vai competir segundo as regras LMH (Le Mans Hypercar) que tem como objetivo criar programas tão competitivos como os LMP1 e LMDh, mas com orçamentos mais acessíveis.

Para o 9X8, a Peugeot escolheu um estilo único que a marca francesa reclama ser felina. A identificação com a marca é feita pelas óticas e assinatura luminosa de três garras. A mesma de um qualquer Peugeot adquirido num espaço de vendas. 

Por outro lado, o modelo destaca a hibridização que oferece quatro rodas motrizes e sublinha o compromisso da Peugeot com a transição energética.

Do mesmo modo, o Peugeot 9X8 apresenta-se como um protótipo híbrido com quatro rodas motrizes. Tem um conjunto mecânico desenvolvido, exclusivamente, para a competição pela Peugeot Sport.

O motor V6 biturbo tem 2.6 litros de cilindrada debita 520 kW (707 cv) transmitidos às rodas traseiras. Depois, há um motor elétrico com 200 kW (272 cv) que entrega esta potência às rodas dianteiras. Há um inversor em carboneto de silício desenvolvido pela Marelli e uma bateria de alta tensão de 900 volts. A Michelin fornecerá os pneus.

Peugeot 9X8 sem asa traseira

Quando foi revelada a primeira maqueta, todos ficaram espantados com a ausência de asa traseira. O Peugeot 9X8 tem 4995 mm de comprimento, 2000 mm de largura e 1145 mm de altura. O peso é de apenas 1030 quilogramas. Enfim, um carro atlético e leve que tem um depósito de 90 litros.

PEUGEOT9X8 LEMANS

Porém, a grande novidade é o estilo do carro. Segundo Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport, a interpretação correta e atenta dos regulamentos LMH do ACO/FIA levou a esta solução radical e que influi na forma do 9X8.

Equipa completa com seis pilotos

O Peugeot 9X8 cumpriu 10 mil quilómetros de testes para encontrar a fiabilidade necessária e a velocidade indispensável para ser competitivo já em julho em Monza.

Da mesma forma, para pilotar o 9X8, a Peugeot Sport escolheu um conjunto forte de pilotos. Paul di Resta, Loic Duval, Mikkel Jensen, Gustavo Menezes, James Rossiter e Jean-Éric Vergne, vão estar ao volante do 9X8. Para já, desconhece-se qual será o alinhamento nos dois carros.

A Peugeot Sport já anunciou que os Peugeot 9X8 vão estar presentes nas 6 Horas de Fuji (setembro) e nas 8 Horas do Bahrain (novembro).